CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Procedimentos
    1. Pré-requisitos
    2. Migração dos Dados
    3. Preparação ambiente Datasul
    4. Ativação e configurações para utilização do Middleware
    5. Análise e ajuste de mensagens após ativação do Middleware

01. VISÃO GERAL

Esta documentação tem por objetivo orientar quanto aos passos que devem ser seguidos ao efetuar a troca do sistema de folha de pagamento para empresas que já fazem a entrega do eSocial por outro software.

02. PROCEDIMENTOS

Para a correta migração do sistema de folha de pagamento, além da implantação da folha no HCM é necessário preparar os dados para a continuidade dos envios ao eSocial. Abaixo estão descritos alguns passos que devem ser seguidos.


Pré-requisitos 

Instalação do TAF e TSS

OBS.: Ainda não está disponível migração diretamente no Datasul.

Implantação da empresa no Datasul HCM.

(ideia) Dica:

As informações complementares do eSocial somente serão liberadas para inclusão/alteração quando for realizada a parametrização no Datasul para o eSocial.

Migração dos Dados

Para as empresas que utilizam software de terceiros para o envio dos dados ao eSocial é recomendável efetuar a migração dos dados para a base de dados do TAF, permitindo assim que sejam feitas retificações, caso necessário, diretamente no TAF, sem a necessidade de alteração diretamente no ambiente do Governo.

Para efetuar a migração dos dados para o TAF recomendamos a utilização do Migrador do TAF. Ainda não foi disponibilizado no HCM, no eSocial do Futuro, funcionalidade para efetuar a migração diretamente no HCM. Caso decidam utilizar o eSocial do Futuro, as informações enviadas anteriormente não poderão ser retificadas ou alteradas pelo HCM.

O fornecedor do software anterior deve disponibilizar os XMLs de envio e retorno, sendo que os XMLs de retorno devem possuir a assinatura e recibo de autorização de uso.

O Governo havia divulgado a disponibilização do serviço eSocial BX (Ferramenta permite que o usuário recupere arquivos para recompor e sincronizar seu próprio sistema), porém essa ferramenta apresentou problemas e não está em funcionamento.

Migração em Etapas:

Recomendamos ainda a importação dos XMLs em etapas. Assim como foi feita na transmissão dos eventos, é importante concluir a importação da primeira fase (Tabelas eSocial), em seguida a segunda fase (Não Periódicos), e então a terceira fase (Periódicos). Essa sequência é necessária, pois caso os dados da primeira ou segunda fase não tenham sido importados no TAF, ao importar os dados da terceira fase irá ocorrer erros de importação.


(ideia) Dica:

Para a correta importação dos XMLs pelo TAF Migrador, ao configurar o TAF o campo Cod Filial no Complemento do Cadastro de Estabelecimento deve ser mantido conforme configuração original, ou seja, com o conteúdo do grupo\empresa\filial (GGEEEFFFFF). Exemplo: Grupo 01, Empresa 100 e filial 4 o campo Cod Filial deve permanecer 011004.

O De/Para para integração entre TAF x HCM deve ser feita, nesse caso, na aba Outras Filiais do Complemento do Cadastro de Estabelecimento. Exemplo: 100-4.

Os XMLs recebidos dos fornecedores de software geralmente possuem todos os arquivos enviados ao eSocial, ou seja, arquivos enviados em ambiente de homologação, arquivos rejeitados e/ou com erros (inválidos). Assim, antes da importação, recomendamos que sejam avaliados os arquivos para evitar importação de registros desnecessários.

Preparação Ambiente Datasul

Para empresas que já estavam enviando os eventos ao eSocial, ao efetuar a troca de sistema, além da implantação dos dados no HCM, é necessário:

1) Ao fazer a parametrização no FP0560-Manutenção de Estabelecimentos:

  • Na aba S-1000 1 parametrizar o campo Atualização Matrícula eSocial como 'Informada', pois será necessário informar a matrícula eSocial dos funcionários conforme já transmitido ao governo no outro sistema. Após a geração dos eventos não periódicos para envio ao governo, pode-se alterar o campo para 'Empresa+Estabelecimento+Matrícula', por programa de acerto, para que as próximas admissões sejam geradas com a matrícula eSocial de forma automática;
  • Na aba Carga recomendamos informar nas datas da primeira, segunda e terceira fase a data de corte para utilização do HCM. Por exemplo: A empresa é do primeiro grupo do eSocial, já enviou os dados ao eSocial até dezembro de 2019, e à partir de janeiro de 2020 passa a utilizar o HCM. Deverá ser configurado na aba Carga, para as três fases a data 01/01/2020. 

2) Geração das mensagens pelo FP9840-Validação e Carga eSocial:

  • Tabelas 
    • Importante a geração de todos os eventos de Tabelas, com data inicial igual à data de corte, como inclusão, pois serão enviados ao governo com os novos dados vigentes à partir dessa data;
    • Caso a empresa possua Processo Administrativo/Judicial (S-1070) para outra empresa do grupo, que esteja no mesmo banco de dados, onde no FP0030-Manutenção Processos Administrativos/Judiciais a configuração seja por Evento e o campo Empresa esteja configurada como '*'-Todas as Empresas, será necessário abrir chamado para verificar com a equipe de produto, pois ainda não há uma forma de desconsiderar novas empresas incluídas na base de dados. Assim, se a nova empresa cadastrada no HCM, não seja contemplada no processo administrativo/judicial já cadastrada, como paliativo, será necessário cancelar a(s) mensagem(s) S-1070 gerada(s) e alterado a(s) mensagem(s) S-1010 da(s) rubrica(s) relacionada(s) ao processo, retirando assim os dados do processo. Necessário desenvolvimento programa de acerto, ou caso esteja utilizando o Middleware, efetuar a alteração no XML dessa(s) mensagem(s); 
  • Não-Periódicos
    • Será necessário a geração das mensagens de S-2200/S-2300 dos funcionários ativos, sendo obrigatório a alteração das mensagens para o status 15-Processado Governo. Esta alteração deverá ser feita por programa de acerto (abrir chamado ao suporte, solicitando o programa de acerto), pois não poderá ser enviado retificação desses eventos, uma vez que os dados já foram enviados anteriormente por outro software. Esse processo é necessário para permitir a geração das mensagens S-2205/S-2206/S-2306 com os dados atualizados com os novos códigos de lotação, cargo, horário, etc; 
    • As mensagens S-2205/S-2206/S-2306 ainda não estão sendo geradas automaticamente pelo produto. Como paliativo para a geração do S-2205 é a alteração do nome eSocial no FP1440A (Botão eSocial do FP1440-Manutenção Pessoa Física). Efetuar a alteração, salvar, alterar novamente (desfazendo a alteração) e salvar. Para forçar a geração do S-2206/S-2306 deve-se alterar no FP1500F (Botão eSocial do FP1500-Manutenção de Funcionários), o campo Descrição Salário Variável (incluir algum texto, salvar, alterar retirando o texto e salvar novamente);
    • Com o procedimento descrito acima, os funcionários que foram desligados após a entrada do eSocial até a data de corte não serão considerados para geração de futuras retificações de S-2299/S-2399 e/ou geração de S-1200 de rescisão complementar em mês posterior ao de desligamento. Esses movimentos, se existirem, deverão ser feitos manualmente no TAF e/ou diretamente no governo; 
    • Processos de Reintegração e Aviso Prévio, caso existam no período de corte também deverão ser tratados de forma individual. Solicitamos a abertura de ticket para tratar essa situação, caso necessário;
    • As mensagens S-2230 serão geradas com base nos afastamentos futuros que já estejam configurados no produto, uma vez que o início/término de afastamento de funcionários que já se encontrem afastados na data de corte serão gerados na mensagem S-2200/S-2300 que não serão enviadas ao governo. Como essas mesmas datas já devem ter sido enviadas pelo outro software, considerando o prazo de entrega pelo eSocial, não haverá impacto nesse processo. Contudo, orientamos que sejam validados as mensagens geradas pelo produto, após a migração.
  • Periódicos

3)




As documentações com orientações para configuração do Datasul HCM referente ao eSocial estão disponíveis em: eSocial

(ideia) Mais detalhes sobre:

FP9895: FP9895 - Sincronização das mensagens e Ativação do Middleware

Ativação e Configurações para Utilização do Middleware

Para ativar o Middleware será necessário executar o programa FP9895-Sincronização das Mensagens e Ativação do Middleware, com a ação 'Ativar Middleware'.

Se houverem mensagens que impeçam a ativação será listado um relatório de pendências para análise.

Caso exista mensagens com status 15 - Processada Governo sem recibo e no momento da ativação não deseja verificar essa pendência pode ser marcado a opção Desconsiderar  status 15 sem recibo.

Após ativação do Middleware é necessário efetuar as configurações do novo serviço na pasta Conf Mid no FP0560-Manutenção de Estabelecimentos, botão eSocial.

Caso as mensagens de rubricas (S-1010) tenham sido transmitidos pelo TAF/Outro Software, será necessário consultar no governo qual o código de identificador de tabela de rubricas foi utilizado e incluir no FP9810-Consulta Tabela Validades, para a Informação Rubrica. Se ainda não tenha sido enviado o evento S-1010 ao governo, pode-se utilizar qualquer identificador de tabela de rubricas. Por default será sugerido o identificador 000001.




Análise e ajuste de mensagens após ativação Middleware

Caso não tenha sido feito a sincronização das mensagens antes da ativação do Middleware ou se ficaram mensagens com status pendentes no TAF, ao ativar o Middleware essas mensagens terão o status alterado para 22-Migração

As mensagens com o status 22-Migração e/ou as com status 15-Processado Governo que não possuem recibo deverão ser ajustadas. Abaixo segue alguns cenários e orientações para corrigi-las:

  • Mensagem com status 15-Processado Governo
    • Incluir o recibo manualmente pelo FP9850 ou pelas rotinas de exportar/importar no FP9895;
  • Mensagem com status 22-Migração
    • Se forem mensagens antigas, verificar a necessidade de envio ou não dessas mensagens ao governo. Não havendo necessidade de envio das mensagens ao governo as mesmas podem ser canceladas.
    • Se houver a necessidade futura de retificação/alteração de uma mensagem no HCM e ela não possuir o número do recibo poderá ser executado a opção de sincronizar hcm x taf ou importar o recibo para buscar o número do recibo pelo programa FP9895 ou incluir manualmente o recibo pelo programa FP9850
    • Caso sejam mensagens que foram incluídas/ajustadas diretamente no TAF/Governo e não existir a mensagem no HCM, se houver necessidade futura de retificação/alteração será necessário buscar o número do recibo no Governo e incluir manualmente no HCM pela nova funcionalidade de edição do XML. Esse processo contudo deverá ser efetuado com cautela e pessoa habilitada.
    • Ao tentar transmitir as mensagens, se houver erro no XML e a informação não puder ser ajustada no HCM, por exemplo se já foi corrigido e a mensagem não foi ajustada, poderá ser utilizado a nova funcionalidade de edição do XML. Esse processo contudo deverá ser efetuado com cautela e pessoa habilitada.

Help_buttonAtenção:

Para as mensagens com status 22-Migração serão habilitadas as seguintes funcionalidades do FP9850 (gerar xml, enviar mensagem, cancelar mensagem, consultar retorno, inserir recibo)






<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>