Uma FMEA de Projeto é uma técnica analítica utilizada pelo Grupo/Responsável pelo projeto com a finalidade de assegurar que, na extensão possível, os modos de falha potenciais e suas causas/mecanismos foram avaliados; é um resumo dos pensamentos do grupo de como um componente, subsistema ou sistema é projetado e inclui a análise de itens que podem falhar baseados na experiência e nos problemas passados.
Devem ser considerados produtos finais, subsistemas, componentes e sistemas relacionados. Esta abordagem sistemática acompanha, formaliza e documenta a linha de pensamento que é normalmente percorrida durante o desenvolvimento de um projeto.
A FMEA de projeto dá suporte ao desenvolvimento do projeto reduzindo os riscos de falhas por:
Ferramentas para Desenvolvimento do FMEA
A análise começa pelo desenvolvimento de uma lista do que se espera que o projeto deva e o que não deva fazer, isto é, o objetivo do projeto.
Devem ser incorporadas as necessidades e expectativas do cliente, que podem ser determinadas através de desdobramento da Função Qualidade (QFD), Documentos de Requisitos dos Veículos, requisitos conhecidos do produto e/ou de manufatura/montagem. Quanto melhor a definição das características desejadas, mais fácil será identificar os modos de falha potencial para a ação corretiva.
Um FMEA de Projeto deve começar com um diagrama de blocos para o sistema, subsistema e/ou componente analisado. Este diagrama é abordado no capítulo Diagrama de Fluxo.
De forma a facilitar a documentação da análise das falhas potenciais e suas conseqüências, há um formulário exclusivo, devendo ser preenchido conforme determinação do manual, o que permite gerar o relatório FMEA de Projeto.
As falhas potenciais são encadeadas formando uma árvore de falhas. Três níveis consecutivos da árvore de falha são Efeito Potencial da Falha, Modo de Falha Potencial e Mecanismo/Causa Potencial de Falha, nessa ordem.