Integração Datasul x TOTVS MES 

Para ilustrar como ocorre a integração, segue um check-list demonstrando situações que podem ocorrer durante a implantação e até mesmo após a implantação.

Lembramos que estes são pontos de alerta, e não garantem que a integração seja realizada com sucesso, mas minimizam situações de erros comuns.


Situação no ERPObservação
O ambiente EAI está atualizado?

Chamamos de ambiente EAI, todas as ferramentas e parametrizações que permitam integrar sistemas por intermédio de XMLs padronizados do ERP. Para a correta integração EAI, são necessários: AppServer, JBoss, WebService.

Para clientes novos do ERP Datasul, o ambiente EAI é montado e parametrizado na implantação do ERP, tornando mais fácil a implantação do TOTVS MES.

Para clientes mais antigos do ERP Datasul, o ambiente EAI pode estar desatualizado. Esta desatualização pode ser  por muitos motivos, no entanto o mais comum é que o cliente não usa nenhuma integração do EAI atualmente, logo não percebe esta desatualização. A desatualização, normalmente não é de programas ou funções, mas sim de mudanças que ocorreram em servidores no próprio cliente, e que não foram repassadas ao ambiente EAI.

O ambiente EAI do ERP Datasul, é a base para que a Integração TOTVS MES seja implantado. Por isto, umas das primeiras validações a ser realizada, é ter o ambiente EAI atualizado e parametrizado.

Existe mais de um ambiente ativo?

Outro cuidado, com relação a integração, é quando o cliente possui mais de um ambiente ativo em seus servidores. É necessário então, atenção especial para que as várias bases que possam existir: testes, homologação, produção, estejam apontando às bases e aos programas corretamente. (Conforme Diagrama 1)

Existe erro no log do AppServer?

O segundo diagrama demonstra outro problema comum, quando ocorre erro no ambiente ERP, e este erro não é apresentado na integração (são erros não gerenciáveis pela aplicação), e fica registrado apenas no log do AppServer.

Estes erros podem ter vários motivos: desde uma variável do tipo numérico recebendo conteúdo caractere, até um erro de compatibilidade de programa e base (CRC).

É importante, nestes casos que não há retorno de parecer no IntegTOTVS, seja investigado o log do AppServer.

Versões APIs de Client x Server são as mesmas?Um erro, bem comum, quando está tudo funcionando, e depois de uma atualização de programas simplesmente para de funcionar, é quando não é atualizado o AppServer com os novos programas. Isto porque, quando se trabalha com ambientes remotos, há necessidade de atualizar os programas tanto no Client, quanto no Server. (Ver execução de diagnóstico Client X Server)



Diagrama 1





Diagrama 2



Após o ambiente estar atualizado, é importante validar se a integração está parametrizada corretamente. 

Para validar a integração é possível utilizar o Diagnóstico (CP0106).

Esse programa tem com objetivo checar as configurações básicas para funcionamento do TOTVS MES, entre as validações estão:

AppServer:

Será efetuado um teste de conexão ao AppServer utilizado na integração. A função do AppServer é realizar a comunicação entre o PC-Factory e o ERP TOTVS;

Usuário de Integração:

Verificação da existência de um usuário válido para autenticação no ERP. Por questões de segurança, é necessário informar um login e senha para que o serviço de integração consiga acessar o ambiente do produto. O nome e senha são informados no arquivo .\conf\datasul\datasul_framework.properties, com as tags eai.java.naming.security.principal e eai.java.naming.security.credentials, respectivamente;

Versões de APIs Client x Server :

Será realizada a comparação entre as versões das principais APIs e Adapters utilizados na integração entre o Client (estação de trabalho que está executando este programa) e o Server (AppServer que fará a integração em si).O objetivo é identificar programas que foram atualizados no client, porém não no server, o que causa problemas de compatibilidade.

Webservice:

Será efetuada uma tentativa de conexão com o Webservice informado no CP0106, aba 5. Esse Webservice será responsável por receber as mensagens vindas do ERP e enviá-las ao PC-Factory;

Usuário do Webservice:

Usuário utilizado pelo PC-Factory para autenticação no Webservice do produto;

Parâmetros TOTVS MES:

Validação dos Filtros aplicados no Programa Parâmetros da Produção - CP0106, aba 5, botão 'Parâmetros'. Esses filtros indicam quais entidades, tabelas e registros serão considerados na integração. Caso não forem informados, nenhum dado será enviado, mesmo que todas as demais parametrizações estejam corretas.

De-Para Empresas:

No programa CD7003, é cadastrada a relação entre as empresas do PC-Factory e o TOTVS. Ao realizar a leitura de um código de empresa no XML de integração, o sistema utilizá como base esse cadastro para identificar qual a empresa correspondente no ERP. Caso não exista essa relação, será utilizada a empresa padrão vinculada ao usuário de integração. Para executar o CD7003, é necessário que o banco totvsgen esteja conectado.

Informe abaixo o diretório do 'application' do servidor de aplicação, ex:
...\%jboss%\server\%application%\




Instalação

1. Servidor de Aplicação TOTVS

1.1 Servidor de aplicação legado (JBOSS)

A integração TOTVS x PPI-Multitask necessita de uma parametrização de qual usuário será utilizado para a integração durante a comunicação com o WebServices do TOTVS MES, essa configuração é importada das credenciais de login do framework metadados, localizada em datasul_framework.properties.

Esse arquivo pode ser localizado em: %JBOSS_HOME%\server\<instancia>\conf\datasul\datasul_framework.properties.

As seguintes linhas representam as credenciais que necessitam ser informadas corretamente:

#+-------------------------------------------+
#| CONFIGURACOES METADADOS |
#+-------------------------------------------+

<...>

java.naming.security.principal=<user>

java.naming.security.credentials=<password>


Também deverá ser parametrizado um role e user de integração no JBOSS, nos arquivos jbossws-roles.properties e jbossws-users.properties respectivamente, conforme exemplo:

Exemplo de arquivo jbossws-roles.properties:

# A sample roles.properties file for use with the UsersRolesLoginModule
eai=eai2allowed

Exemplo de arquivo jbossws-users.properties:

# A sample users.properties file for use with the UsersRolesLoginModule
eai=eai@123

Esses logins e senhas devem ser parametrizados na aplicação do PC-Factory.


O webservice disponibilizado para o TOTVS MES é encontrado por meio da URL: <hostname>:<porta>/mes-ws/MESService?wsdl


Além disso, é necessário informar a TAG totvs.datasul.mes no arquivo service_locator.properties, conforme exemplo abaixo:

totvs.datasul.mes=${datasul.framework}

1.2 Servidor de aplicação Novo Frame (Tomcat)

  • Caso o ambiente esteja configurado para utilizar Datasul for THF (Novo Framework), a URL de acesso ao webservice do MES é diferente, seguindo o padrão http://servidor:porta/totvsmes/public/ws/MESService.wsdl.
  • O usuário de integração não mais será conforme a parametrização do Jboss (descrito no item 1.1) mas sim através de um usuário do sistema através de autenticação direta.
  • Também deverá ser conferido a instalação do pacote totvsmes.war dentro do webapps do servidor de aplicação, conforme imagem abaixo: