A solução FreteBras é uma plataforma que disponibiliza ofertas de carga para caminhoneiros autônomos, através da publicação dos anúncios de frete das empresas assinantes. O caminhoneiro visualiza as cargas próximas em seu Smartphone e entra em contato com a empresa anunciante para negociar diretamente o frete, sem intermediários.
A FreteBras não participa diretamente do fechamento das negociações! Ela, portanto, não monetiza sobre as transações efetuadas (match). Na prática funciona como um grande portal de classificados! Elimina agentes tradicionais de frete do processo, no entanto não faz a conexão entre as partes.
Com a base expressiva de empresas e motoristas conquistada, e as facilidades oferecidas por suas ferramentas, tornou-se referência neste mercado.
Diante deste cenário o módulo Gestão de Transportes (SIGATMS) uniu a sua expertise em gestão de transporte com a solução Fretebras para que transportadores, embarcadores em geral, e agenciadores publiquem suas ofertas de frete, tendo como objetivo a negociação de motoristas autônomos e até mesmo transportadores (Pessoa jurídica). Após a publicação da oferta diretamente pelo módulo Gestão de Transportes (SIGATMS), a oferta de frete estará vinculada a um viagem planejada, e todas as operações das Ofertas de Frete serão realizadas dentro do módulo: Inclusão, Alteração, Renovação, Concretização e Exclusão.
Dessa maneira, ganha-se agilidade ao vincular as viagens planejadas (tipo 3=Planejada) e ofertas de frete.
O módulo passa a utilizar as APIs fornecidas pela Fretebras para solucionar e consumir os serviços da plataforma:
Autenticação - Obter Token de acesso - POST- /oauth/token
Veículos - Lista tipos de veículos - GET - v1/veículos/tipos
Carrocerias - Lista carrocerias de veículos - GET - v1/veiculos/carrocerias
Espécies - Lista espécies de carga - GET - v1/especies
Tipos de preço - Lista os tipos de preço - GET - v1/tipos/precos
Criar frete - Cria oferta de frete por assinante- POST - v1/assinantes/fretes
Deleta frete - Deleta uma oferta de frete - DELETE - /v1/assinantes/fretes/{id}
Renovar frete - Renova uma oferta de frete - PUT - /v1/assinantes/fretes/{id}/renovar
SIGATMS - As funcionalidades e rotinas que estão envolvidas no processão são: Cadastro de Clientes, Cadastro de Solicitante, Cadastro de Sequência de Endereço, Cadastro de Referências Geográficas, Viagem, Cadastro Roteirizador, Limpeza de Histórico de Integração.
MAPLINK - As APIs envolvidas são: GeoCode, Planning, Trip, Tolls e Map Display. Para obter mais informações, acesse: https://maplink.global/apis-maplink/
A integração tem como objetivo otimizar o processo de entrega e/ou coleta dos transportadores que utilizam o módulo SIGATMS.
Para que toda a solução funcione perfeitamente é necessário obter as coordenadas geográficas de todos os clientes, de acordo com os respectivos endereços. Para isso utilizamos a api GeoCode que retorna a latitude e longitude de acordo com o endereço enviado. As informações recebidas são gravadas no Cadastro de Referências Geográficas.
Os documentos serão ordenados na viagem, de acordo com a melhor sequência de entrega/coleta sugerida pela a api Planning.
Após obtido a melhor sequência de entrega/coleta a api Trip sugere a melhor rota para o veículo realizar, de acordo com a melhor sequência de entrega/coleta.
De acordo com a rota sugerida, obtém-se os gastos com pedágio de acordo com a quantidade de eixos dos veículos, através da api Tolls, e os valores de pedágio são atualizados automaticamente dentro da viagem.
Toda a visualização dos pontos de entrega/coleta, rota e praças de pedágio serão exibidas dentro do SIGATMS em um mapa, através da funcionalidade Map Display.
A comunicação com as APIS e plataforma Maplink ocorreram a partir das rotinas: Cadastro de Clientes, Sequência de Endereço, Cadastro de Solicitantes e Wizard para envio das filiais (Cadastro de referências geográficas) para a api GeoCode; e também a partir das Viagens em Aberto para as apis Planning, Trip, Tolls e MapDisplay (Plotagem de mapas).
As informações enviadas serão detalhadas abaixo.
Foram criadas novas funcionalidades no SIGATMS para complementar e auxiliar na integração como um todo:
Premissas para o correto funcionamento:
Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si.
As informações mínimas necessárias para teste do tópico são:
No módulo SIGATMS acesse o menu Cadastro > Roteirizador > Config. Integração (TMSAO52) para acessar o Cadastro de Roteirizador.
No módulo SIGATMS acesse o menu Diversos > Limpeza Histórico Roteirizador (TMSAO53) para acessar a rotina Limpeza de Histórico.
As rotinas Cadastro de Cliente, Sequência de Endereço e Cadastro de Solicitantes foram atualizadas para que ao final da gravação as informações referentes ao endereço sejam enviadas automaticamente para a api GeoCode a fim de obter as coordenadas geográficas do respectivo endereço. As coordenadas geográficas recebidas são gravadas na tabela DAR - Referência Geográficas, e é possível visualiza-las através da rotina Cadastro de Referências Geográficas - TMSAO15.Envio:
País;
Estado;
Cidade;
Bairro;
Rua;
Número;
CEP;
As informações recebidas são:
O objetivo da integração com a API Planning é otimizar os pontos de entrega/coleta e reordenar os documentos da viagem.
A rotina de viagem foi alterada para que quando o campo Tipo de Retorno (DLV_TIPRET) da tabela Dados Cadastrais Roteirizador (DLV) esteja igual a 1=CallBack; a informações sejam enviadas automaticamente para a api Planning.
Pode-se também acionar a rotina a partir do menu criado na rotina Viagem (TMSA144): Ações Relacionadas > Roteirizador > Integra.
Envio:
O objetivo da integração com a api Trip é roteirizar os pontos de entrega/coleta e sugerir a melhor rota.
Envio:
A API Tolls fornece os valores e as praças de pedágio que existem no percurso da rota. Após obter os valores de pedágio dentro do complemento da viagem (DTR_VALPDG).
Envio:
Essa funcionalidade permite a exibição do mapa e os pontos de coleta/entrega. O mapa será exibido quando todas as etapas da integração citadas acima forem concluídas com sucesso.
O mapa pode ser consultado a partir da rotina Viagem > Outras Ações > Roteirizador > Consulta (TMSAO50) após entrar na rotina Controle Integração TMS X Roteirizador acesse a opção Outras Ações > Vis. Mapa.
A integração ocorrerá somente quando o parâmetro MV_ROTAINT estiver habilitado.
Além disso, é necessário que esteja cadastrado e configurado corretamente:
A API deverá retornar as coordenadas geográficas, retornando corretamente as informações apenas se os cadastros estiverem com os campos: país, estado, cidade, bairro, rua, número e CEP preenchidos corretamente.
O envio de informações e tratamento das informações poderá ser realizado de duas maneiras:
O envio de informações e tratamento das informações poderá ser realizado de duas maneiras:
O envio de informações e tratamento das informações poderá ser realizado de duas maneiras:
No SIGATMS habilite o parâmetro de integração MV_ROTAINT.
Acesse a rotina Dados Cadastrais Roteirizador e cadastre as informações de acordo com as configurações e assinatura Maplink.
Atualize o cadastro de: Clientes, Sequência de Endereço e Solicitantes.
Na rotina Cadastro de Referências Geográficas, clique em Outras Ações > Wizard Filiais.
Selecione as filiais que deseja obter as coordenadas geográficas, e prossiga a operação.
Na rotina Viagem, clique em Outras Ações > Roteirizador > Integra.
Aguarde o envio das informações e a respectiva plotagem do mapa.
Identificar a build utilizada;
Identificar se a conexão com a internet está estável;
Identificar se servidor webservice está com funcionamento correto;
Identificar se servidor Rest está com o funcionamento correto;
Identificar se o cliente destinatário (Cliente, Sequência de Endereço ou Solicitante) está com o endereço cadastrado corretamente;
Verificar se foi obtido as referências geográficas para o cliente destinatário;
Verificar se foi obtido as referências geográficas para a filial;
Verificar se os campos do cadastro de veículos estão preenchidos corretamente: DA3_CAPACM, DA3_VOLMAX, DA3_COMEXT, DA3_LAREXT,DA3_ALTEXT;