Este documento visa esclarecer as particularidades quando se é alterado o tamanho das contas contábeis, utilizadas em uma mesma visão gerencial , que já contém contas com tamanhos diferentes do que as novas incluídas , como exemplo, contas de tamanho "20" e de "30" poderão ocasionar recursividade e dentre outros comportamentos indesejados quando feitas com o parâmetro Gera Cod Entidade igual à "Automático".
Para isso deverá ser utilizado o parâmetro Formatar Cod Entidade igual à "Sem Zeros a Esquerda" para correta criação das próximas numerações pelo facilitador que incrementa o campo Entid Gerenc(CVF_CONTAG).
Geralmente ao se alterar as entidades de um grupo de campos ou especificamente das contas contábeis, para não ter comportamentos indesejáveis é altamente recomendável que seja feita a re-criação da visão que teve as contas com o tamanho alterado e que foram efetuadas novas inclusões via alteração, para que assim tenham o mesmo tamanho igual na VISÃO GERENCIAL desejada. Vale ressaltar que podem ser geradas informações incorretas na visualização dos relatórios, se a visão não for configurada de maneira correta. |
Abaixo exemplo com o parâmetro Gera Cod Entidade igual à "Automático" com Formatar Cod Entidade igual à "Com Zeros a Esq" e Cod Entidade igual à "Sem Zeros a Esq".
Parametrização: Incluindo uma nova visão: Observe que ele vai para o próximo entendendo que o superior é o de final "0000000000000000000000000000007" demonstrado em vermelho:
Mas como ele traz a mesma entidade como Pai e Filha ele terá um comportamento indesejado gerando uma recursão na visualização da arvore Isto ocorre por que quando o parâmetro Gera Cod entidade é "Automático" ele entende que não é necessário verificar e permite a inclusão de um mesmo código da Entidade Gerencial e assim pode ocasionar a criações incorretas que ocasionam este cenário. Observe também que esse comportamento só ocorre em uma alteração de visões que já contém contas com tamanhos menores do que as novas incluídas mais atualizado (exemplo contas de 20 existentes e o tamanho foi alterado para 30).
|
Parametrização: Agora mostraremos como ele se comporta com o parâmetro "Sem Zeros a Esq": Observe que não foi gerado a recursividade, pelo motivo de quando tenta "sem zeros a esquerda", a rotina iguala os campos que são caracteres para verificar qual é o PAI e quem é o FILHO mas como a hierarquia é do menor para o maior ele perde a referencia de onde é e de como são relaciona-los. Com o parâmetro sem zeros a esquerda ele passa a incluir as contas e não gera a recursão pois ele adiciona o código igual as contas existentes respeitando o da visão gerencial já criada. Note que ele volta a referenciar certo a superior:
|
<!-- esconder o menu --> <style> div.theme-default .ia-splitter #main { margin-left: 0px; } .ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left { display: none; } #main { padding-left: 10px; padding-right: 10px; overflow-x: hidden; } .aui-header-primary .aui-nav, .aui-page-panel { margin-left: 0px !important; } .aui-header-primary .aui-nav { margin-left: 0px !important; } </style> |