Objetivo

O DBMonitor auxilia na análise e identificação de possíveis problemas de performance e de bloqueio realizando diagnósticos em tempo real das sessões no banco de dados com identificação de ofensores de recursos.


Caminho

Após realizar o download do executável, basta copiá-lo para a pasta DBMonitor no diretório de instalação do Consinco Client (C5Client) ou outra pasta desejada. Para estações de trabalho que não possuem o Consinco Client, basta realizar o download do setup da ferramenta.


Pré-Requisitos e Restrições

¹ Opcional: Necessário para algumas operações na ferramenta.


Login Banco de Dados

Ao executar a ferramenta, será exibida a tela de conexão onde é necessário preencher os dados de acesso ao banco de dados.

Observação: Para logar com o usuário SYS, no campo ‘Usuário’ informe ‘SYS AS DBA’.


Chave de Licença

Se a chave de licença da ferramenta ainda não tenha sido registrada no computador, será apresenta a tela abaixo para que o usuário informe a chave fornecida pelo setor comercial da Consinco. Esse registro é local e necessário em todas as estações que forem executar a ferramenta. Para consultar as informações da chave registrada ou realizar a troca da chave, basta acessar a tela de registro pelo menu “Ajuda”, subitem “Registrar Chave Ativação”.


Tela Principal

Após logar, será exibida a interface principal da ferramenta, com os botões e menus de acesso as telas de monitoramento e funcionalidades da aplicação. O acesso as aplicações da ferramenta pode ser feito por meio dos botões de atalho visíveis na barra da ferramenta ou por meio dos menus.

Nesta tela ainda é possível acessar:


Sobre a Conexão

Exibe as informações sobre a conexão da ferramenta com o banco de dados. Permite consultar também a data e hora da última inicialização da instância conectada, além da quantidade de memória e CPU do host no qual o banco de dados está instalado.

As propriedades exibidas na cor vermelha indicam valores abaixo do recomendado para os produtos Consinco ou valores que possam indicar a necessidade ou sugestão de intervenção para manutenção.


Funcionalidades Comuns

A ferramenta possui várias funcionalidades que são comuns em diversas telas, o que proporciona uma experiência intuitiva e de fácil aprendizado.

Todas as grids da aplicação permitem ajustar a largura das colunas e exportar, imprimir ou gerar gráfico do resultado (se possível). Para acessar o menu, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o canto superior esquerdo da grid, conforme o exemplo demonstrado abaixo.

As colunas que permitem edição podem ser utilizadas para aplicar filtros: duplo-clique aplica/remove filtro.

Gráficos do Resultado

A funcionalidade de gerar gráficos dinamicamente para qualquer grid da ferramenta (quando possível), permite a personalização do tipo do gráfico (pizza, barras) e o seu formato (2D ou 3D), além de cor, grade, rótulos e legenda. É possível editar os títulos, imprimir e copiar o gráfico para a área de transferência.

Exportação do Resultado

A funcionalidade de exportar o resultado de qualquer grid da ferramenta permite escolher o tipo de arquivo a ser gerado: TXT, TSV, XML, HTML e CSV.

Impressão do Resultado

A funcionalidade de imprimir o resultado de qualquer grid da ferramenta permite escolher propriedades de impressão, como margem, orientação, quebra horizontal e linhas de grade.


Objetos

Jobs

Exibe os agendamentos criados no Oracle por meio da DBMS_Jobs. Por padrão, os jobs que possuam um intervalo de execução inferior ao de 60 segundos, recebem destaque em amarelo na coluna ‘Últ Dif.’ para alertar intervalos de execução constante. O mesmo acontece na coluna ‘NLS’ se o valor da linha for diferente do idioma americano, afim de alertar problemas relacionado a formatação numérica.

As Linhas exibidas na cor vermelho indicam jobs quebrados/falhas/inativados, na cor azul jobs que estão em execução no momento e na cor preta jobs que estão programados para executar.

Schedules

Exibe os agendamentos criados no Oracle por meio da DBMS_Scheduler (novo padrão). Por padrão, os jobs que possuam um intervalo de execução inferior ao de 60 segundos, recebem destaque em amarelo na coluna ‘Últ Dif.’ para alertar intervalos de execução constante. O mesmo acontece na coluna ‘NLS’ se o valor da linha for diferente do idioma americano, afim de alertar problemas relacionado a formatação numérica.

Objetos Inválidos

Exibe os objetos com status de ‘inválido’ no banco de dados para o usuário selecionado ou de todos os usuários. Ao selecionar uma linha, é exibido no quadro inferior, os erros associados ao objeto caso este esteja inválido por algum erro de compilação. A aplicação permite recompilar os objetos, tendo como opção a compilação no modo debug que é utilizada para depurar a execução de comandos dentro dos objetos.

Atenção: Em ambientes de produção, recomenda-se utilizar essa opção somente quando necessário pois poderá haver perda de performance na execução do objeto em grandes quantidades.

Objetos PL/SQL

Permite pesquisar os objetos no banco de dados, por tipo, por parte do nome e/ou parte do seu conteúdo. É possível restringir a pesquisa em um schema específico ou realizar a busca em todo o banco de dados. A coluna Debug indica se o objeto está compilado no modo que permite depurar a execução de comandos dentro dos objetos.


Administração

Alert

Permite a consulta de eventos registrados no arquivo de log por nível, data e tipo de ocorrência. A pesquisa pode ser realizada combinada com qualquer termo a ser encontrado na mensagem dos logs gerados.

Para alguns eventos, é possível consultar ainda o conteúdo detalhado gerado em arquivos trace.

As linhas exibidas na cor vermelho indicam a ocorrência de erro para aquele evento, categorizadas pelos tipos Error e Incident_Error.















Backup

Possibilita verificar os detalhes de execução dos backups Data Pump quando em execução e o histórico de execução do backup RMAN. Na aba ‘Configurações’ é possível consultar as definições de execução do backup RMAN.

As linhas exibidas na cor azul representam atividades em execução, em vermelho que apresentaram falhas e em preto que executaram com sucesso.

Parâmetros

Exibe os parâmetros do banco de dados com os seus respectivos valores em memória, em SPFILE e padrão quando aplicado. Permite também visualizar os parâmetros não documentados quando alterados, parâmetros com valores diferentes entre as instâncias, parâmetros com valores diferentes entre memória e SPFILE e parâmetros alterados com impacto no otimizador. Quando disponível, é possível consultar os valores permitidos para o parâmetro.

As linhas exibidas na cor azul indicam parâmetros que foram modificados em relação ao seu valor padrão. As linhas em vermelho indicam parâmetros não documentados pela Oracle. Os demais parâmetros são exibidos na cor preta. As linhas com destaque em amarelo indicam parâmetros com valores diferentes dos recomendados para ambientes com produtos Consinco.

Nesta tela ainda é possível consultar:

Usuários

Exibe os usuários de banco de dados com suas respectivas propriedades.

Nesta tela ainda é possível consultar:

Tablespaces

Exibe as tablespace do banco de dados, com suas respectivas propriedades e as métricas de consumo de espaço.

Nesta tela ainda é possível consultar:

Archives

Além de exibir o volume de archives gerados em quantidade e em MB, destaca em duas opções de cores (amarelo e vermelho) possíveis desvios que possam ocorrer em relação a média de geração.

Por padrão, as células destacadas em amarelo são valores acima da média geral e em vermelho valores acima do dobro da média geral. O gráfico é dinâmico e exibe as informações conforme as linhas selecionadas, permitindo a múltipla seleção de linhas.

Redos

Exibe o volume de redo gerado e o intervalo de switchs, destacando em duas opções de cores (amarelo e vermelho) possíveis desvios que possam ocorrer em relação a média de geração. Por padrão, as células destacadas em amarelo são valores acima da média geral e em vermelho, valores acima do dobro da média geral. O gráfico é dinâmico e exibe as informações conforme as linhas selecionadas, permitindo a múltipla seleção de linhas.















Nesta tela ainda é possível consultar:

Logminer

Extrai dos logs de redo e archive informações que possam ser utilizadas para identificar possíveis ofensores em relação a constante escrita no banco de dados. É possível selecionar um intervalo de tempo para selecionar os logs, além de permitir alterar o índice de similaridade utilizado para agrupar os comandos parecidos. Por padrão, os comandos executados em tabelas temporárias (GTT) são desprezados.

Auditoria

Permite a consulta dos logs de auditoria quando o recurso estiver habilitado no Oracle. É possível filtrar por tipo de ação categorizada pelo banco de dados e por um intervalo de data específico.

As linhas exibidas na cor vermelho indicam a ocorrência de algum erro.


Performance

Dashboard

Exibe métricas e indicadores para acompanhamento e verificação da utilização do banco de dados. A tela inicial exibe os maiores eventos de espera do banco de dados agrupados por categoria. Ao selecionar a categoria no gráfico, é possível visualizar os respectivos eventos de espera já ordenados.

Nesta tela ainda é possível consultar:

Top Hard Parse

Exibe de forma rankeada, as consultas que são candidatas a otimização por meio de utilização de bind variables. Os comandos listados nesta tela, em especial na cor vermelha, podem apresentar elevado consumo de recursos (CPU e SGA) do banco de dados por serem executados muitas vezes com parâmetros distintos concatenados, o que resulta em degradação de performance. É possível visualizar o plano de execução em cache das instruções exibidas.

Top SQL

Exibe de forma rankeada, os possíveis comandos SQL candidatos a serem ofensores de consumo de recursos do banco de dados. É possível filtrar por tipo de comando SQL, além do tipo de estatística a ser analisada. Por padrão, as linhas com destaque em amarelo indicam consumo superior a 10% do total e em vermelho consumo superior a 50% do total referente a estatística selecionada. É possível visualizar o plano de execução em cache para as instruções SQL exibidas.















Top Índices

Exibe de forma rankeada os índices candidatos a análise e revisão, por não utilização, por invisibilidades, por tamanho, por paralelismo, nível de fragmentação e várias outras métricas.

É possível filtrar o tipo de análise do índice e o schema a ser analisado.