Este documento visa dar entendimento ao cliente sobre o ambiente de “servidor de NFE” que deve ser disponibilizado compatível com as necessidades de instalação da NDDigital.
É destinado as áreas de TI/Infraestrutura dos clientes para que possam criar o ambiente necessário de servidor.
PASSO 1:
Definir ambiente
PASSO 2:
Enviar documentos e arquivos necessários para implantação
PASSO 3:
Realizar instalações/configurações para atender pré-requisitos (de acordo com o ambiente escolhido)
Ambiente 1 – “IN LOCO”
Geral
Pré Requisitos de Hardware
Pré Requisitos de Software
Pré Requisitos de Ambiente
Pré Requisitos de Banco de Dados
Área Storage
ou
Ambiente 2 – “DATACENTER”
Pré Requisitos de Hardware
Pré Requisitos de Software
Pré Requisitos de Ambiente
PASSO 4:
Verificar informações de auxílio (Gera entendimento sobre itens que serão configurados na NDD)
O cliente deve optar por um dos ambientes “IN LOCO” ou “DATACENTER”
“In Loco” – Utiliza servidor próprio para aplicações e banco de dados próprio para gerenciamento dos dados.
A Consinco realiza as configurações no servidor e contacta a NDD em casos excepcionais e para confecção de modelos de impressão como DANFE, DACTE, DAMDFE etc.
“DataCenter” – Os dados são armazenados no servidor da NDD, bem como as configurações das aplicações.
Porém mesmo usando DataCenter da NDDigital, haverá necessidade de um ambiente para rodar o software “e-Agente” da NDDigital que é o responsável pela comunicação entre o cliente e o DataCenter.
Neste caso também e a NDD que realiza a confecção de modelos de impressão como DANFE, DACTE, DAMDFE etc.
| Item | Implantação Local “In Loco” | Implantação Datacenter |
| Premissas | ·Servidor de aplicação ·Servidor de banco de dados ·Servidor Web | ·Estação cliente |
| Guarda fiscal | ·Na infraestrutura do cliente | ·Por conta da NDD |
| Backup | ·Por conta do cliente | ·Por conta da NDD |
| Atualizações de versão | ·Por conta do cliente ou ·Necessário intervenção no servidor do cliente | ·Por conta da NDD |
| Monitoramento de falhas no sistema | .Por conta do cliente | ·Por conta da NDD |
| Serviços de processamento e links de rede | ·Dedicado do cliente | ·Compartilhado |
| Intervenção direta no servidor | ·Disponível | ·Não disponível |
Obs.: Se o servidor de Documentos Eletrônicos do cliente é para pequeno porte de emissão o mais
aconselhável seria datacenter.
Obs.: Itens “a” Questionário NF-e / Formulário de Cadastro e-Datacenter e “b” DANFE e Logotipo só serão necessários para implantação e novas empresas. No caso de Migração de Servidor não será necessário seu envio.
ANTES DE INICIAR A IMPLANTAÇÃO (ATÉ 48 HORAS ÚTEIS ANTES DO INICIO DA IMPLANTAÇÃO)
Enviar os seguintes documentos/arquivos ao responsável da Consinco (Gerente de Relacionamento / Coordenador / Projeto) :
a) – Quando a empresa optar em trabalhar com servidor “InLoco” deverá responder o ‘Questionário NF-e’, nesse formulário é preciso informar todos os dados da empresa matriz e se tiver filiais informar todos os dados das filiais.
– Quando a empresa optar em trabalhar com o E-Datacenter será preciso fazer o preenchimento do formulário ‘Formulário de Cadastro e-Datacenter’ pois esse formulário será enviado para a NDDigital registrar o cliente e configurar seu ambiente.
Os itens a seguir devem ser enviados sempre, independente do ambiente:
b) Enviar o DANFE(.PDF) e o LOGOTIPO(.jpeg) da empresa para adequação ao sistema da NDDigital: Para emitentes de DANFE, mandar uma de exemplo. Para não emitentes ainda de DANFE, pode enviar um DANFE de fornecedor que deseja utilizar o modelo ou só mandar o logotipo que a NDDigital confecciona o modelo padrão de DANFE.
c) Enviar todos os certificados Digitais das empresas + senha
d) Enviar o questionário de “Dados de Conexão”
RESUMINDO Documentos esperados para iniciar a instalação NDDigital: - Questionário NF-e ou Formulário de Cad. E-Datacenter devidamente preenchido (Não é necessário em caso de troca de servidor) - DANFE modelo (.pdf) (Não é necessário em caso de troca de servidor) - Logotipo (.jpeg) (Não é necessário em caso de troca de servidor) - Certificado Digital e sua senha - Questionário “Dados de Conexão” devidamente preenchido
Não é recomendada a instalação da solução e-Forms em servidores controladores de domínio, que utilizam o AD (Active Directory) como serviço de diretório, devido aos seguintes motivos:
Conta ASP.NET é removida quando se promove um servidor membro a controlador de domínio, causando impacto em soluções Microsoft .NET Framework que utilizam essa conta;
As diretivas de segurança do controlador de domínio são mais elevadas, podendo causar instabilidade na execução de componentes e serviços da aplicação;
A aplicação consome um nível elevado de processamento, podendo comprometer o desempenho do controlador de domínio.
Para maiores informações acesse: http://support.microsoft.com/kb/315158/pt-br
• Processador de 2 GHz;
• Memória RAM 8GB;
• Disco rígido de 160 GB, com espaço disponível em disco para arquivos de instalação (cerca de 250 MB). (todos os módulos CONNECTOR, COLD e e-PRINT) Esta configuração poderá precisar ser alterada de acordo com volume de notas fiscais emitidas pelo cliente.
Nota: Os valores acima são recomendados para um volume de até mil notas fiscais transacionadas por dia. Em simulação realizada em ambiente de testes da NDDigital, utilizando a configuração mínima citada acima, foram processadas 1000 notas em 25 minutos.
• Sistema Operacional
Windows Server 2012 Standard Edition 64 Bits;
Windows Server 2012 Enterprise Edition 64 Bits;
Nota: - O indicado é que seja disponibilizado um servidor independente para ficar dedicado às aplicações da NDDigital; e nesse caso poderá ser utilizado quaisquer das versões de sistemas operacionais citados acima respeitando a compatibilidade do Client do Oracle 32 ou 64 bits. - Não instalar NDDigital em servidor Sitef. - O sistema operacional Windows Server 2012 deverá estar com o “User Account Control (UAC)” desativado. - Para os sistemas operacionais que possuírem a versão Internet Information Service 6 é recomendado que a opção "Integrated Windows authentication" esteja desmarcada ou criar uma nova Identidade do pool disponível (ApplicationPoolIdentity) com as mesmas funcionalidades presentes em versões mais recentes do iis, está opção se encontra no gerenciador dos serviços de informações da internet "inetmgr" e a não alteração desse comportamento provocará uma tela de autenticação do sistema ao expirar a sessão do módulo e-Forms e-Monitor. O Windows Update precisa estar atualizado sem nenhuma pendência de atualização.
Abaixo Segue detalhamentos das Funções e Recursos necessários para o IIS
Funções (Server Roles / Roles):

Recursos (features)

– Em empresas que utilizam Sistema Gerenciador de Banco de Dados Oracle para armazenar os documentos, será necessário a instalação do Oracle Data Provider para Microsoft .Net Framework Client, de acordo com a versão do banco Oracle que será utilizado.
– A NDDigital não se responsabiliza pelas rotinas de gerenciamento da base de dados como: Backup e disponibilidade do banco.
– Client Oracle:
A Versão do Client do Oracle deverá ser instalado conforme a versão do Sistema Operacional e a versão do banco.
– Ex 1: Se o sistema operacional instalado no servidor for o “Windows Server 2012 64bits” e a versão do ORACLE que está no SERVIDOR DE BANCO for 11g, o client Oracle a ser instalado no sevidor NDD, será o Oracle Instant Client 11g x64.
A versão do Client é de ACORDO COM O SISTEMA OPERACIONAL 32 OU 64 BITS e a Versão do Banco.
Obs1.: A linguagem do Client Oracle deverá ser em Inglês.
Nota:O sistema operacional Windows XP não é suportado pelos módulos e-Connector e e-Cold, por apresentar limitações das conexões simultâneas no Internet Information Service (IIS), impossibilitando a consulta dos documentos pelo e-Monitor/e-ColdWeb e a inserção de documentos pelo Cold Service.
obs.: Este item não é necessário em caso de migração/troca de servidor NDDigital.
Para a configuração da aplicação da NDDigital em Banco de Dados Oracle, precisamos que os seguintes usuários sejam criados no banco de dados de CONSINCO. Esta criação é feita pelo DBA do cliente e deve seguir os padrões abaixo:
Usuários, mantenha o padrão para as SENHAS, use exatamente o mesmo nome do usuário em letras minúsculas:
NDD_CONNECTOR
NDD_COLD_EXPORT
NDD_COLD
Atribuições:
o CONNECT
o RESOURCE
Privilégios:
o CREATE TABLE
o CREATE INDEXTYPE
o CREATE VIEW
o CREATE PROCEDURE
o CREATE SEQUENCE
o CREATE TRIGGER
o CREATE JOB
o CREATE MATERIALIZED VIEW
o UNLIMITED TABLESPACE
Privilégios de Objetos:
o Object Type: PACKAGE
o Privilégios: EXECUTE
o Schema: SYS
o Objeto: DBMS_LOB
Área da base de processamento Connector:
– NF-e de Entrada, Média de 25.000 NF-e/mês = storage de 3GB com limpeza de 6×6 meses.
– NF-e de Saída, Media de 8.000 NF-e/mês = storage de 1GB com limpeza de 6×6 meses.
– Área total da base de processamento conector = 4GB com limpeza de 6×6 meses.
Área da base do Cold:
– COLD NF-e de Saída, Media de 8.000 NF-e/mês = storage de 20GB (considerando o tempo de guarda 5 anos + 1 vigente= 6 anos)
– COLD NF-e de Entrada, Média de 25.000 NF-e/mês = storage de 55GB (considerando o tempo de guarda 5 anos + 1 vigente= 6 anos)
– Área total da base COLD = 75GB (considerando o tempo de guarda 5 anos + 1 vigente= 6 anos).
obs.: Mesmo usando DataCenter da NDDigital, haverá necessidade de ter uma máquina para instalação do módulo e-Agente.
Segue detalhamento de equipamentos físicos necessários para execução do módulo e-Agente.
Desconsiderando os recursos que o servidor de ERP necessita para executar o próprio ERP, a configuração para instalação e utilização do e-Agente em uma média de 1000 documentos/mês (50 documentos/dia) é de no mínimo:
Mesmo usando DataCenter da NDDigital, haverá necessidade de um ambiente para rodar o software “e-Agente” da NDDigital que é o responsável pela comunicação entre o cliente e o DataCenter.
Informações gerais de um ambiente padrão para instalação e execução do produto.
Ambiente padrão para instalação do e-Agente
Usuário com estação de trabalho própria;
Acesso à internet;
Impressora laser acessível pela rede interna do cliente;
Todos os componentes do e-Agente instalados.
Permissão de acesso, gravação, execução e políticas de segurança.
Acesso aos diretórios: A conta que executar o e-Agente deve ter permissão de escrita em arquivos locais, manipulando os mesmos dentro dos diretórios de instalação.
Acesso à internet: Os componentes e-Agente devem se comunicar com a internet pelas portas 80
HTTP e 443 HTTPS. Estes componentes se comunicam entre si pela porta TCP 5656.
Impressão: O usuário de execução dos componentes do e-Agente deve ter permissão de impressão.
Outros cenários de instalação: Os componentes do módulo e-Agente podem ser instalados em
estações distintas, exclusivas ou outras que não sejam o ERP, contanto que haja comunicação entre si.
Para instalação em outros cenários, entre em contato com o suporte NDDigital.
Certificado Digital: A empresa deve fornecer o certificado digital ao administrador nos padrões A1, preferencialmente e-PJ, dentro das demais normas da SEFAZ.
Instalação Client Oracle (Para uso de Cte)
Obs.: Para clientes que utilizarão o processo de emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTE) deverá instalar o client oracle seguindo a seguinte configuração:

Contingência
Contingência é o procedimento adotado caso haja algum problema de comunicação com a SEFAZ, e nesse caso a validação da nota fiscal pode ser feita junto ao ambiente Nacional (EPEC) ou impressa direto em papel-moeda (FSDA). É de extrema importância que essa informação seja analisada corretamente para a configuração na NDDigital.
Por padrão é configurado da seguinte forma:
Quando há um problema de comunicação com a SEFAZ o sistema é configurado para realizar tentativas de envio por 5 minutos, caso não obtenha sucesso as notas serão encaminhadas para EPEC, que validará apenas a situação fiscal do Emitente e Destinatário, caso não haja nenhum problema poderá então imprimir a nota em papel comum, e quando a SEFAZ é restabelecida a nota será enviada para validação de todo o conteúdo, existindo a possibilidade ainda da nota ser rejeitada posteriormente caso seja verificado alguma irregularidade na nota. Nessa situação ainda pode ocorrer alguma falha de comunicação com o EPEC (o que é mais incomum de acontecer) e se o cliente utiliza papel-moeda então é possível configurar um tempo de tentativa de comunicação e depois a nota poderia ser impressa em FSDA. Ou caso o cliente não utiliza esse último método o sistema aguardaria até o DPEC ou SEFAZ voltar a operar.
Obs.: notas em FSDA obrigatoriamente têm que ser impressas em papel-moeda, caso sejam impressas em papel comum a empresa estará sujeita a multas.
( ) EPEC – Ambiente Nacional
( ) FSDA – Formulário de Segurança para Impressão de Documento Auxiliar
Impressoras
Para a impressão das notas fiscais, é possível configurar uma impressora para cada loja, ou se for o caso, um servidor de impressão. Caso o cenário seja uma impressora para cada loja então será necessário o endereço IP de cada máquina à qual está conectada, o nome da impressora e também que seja instalado em cada máquina o software da NDDigital chamado e-Print que será disponibilizado posteriormente, caso seja utilizado apenas um servidor de impressão então basta o endereço IP do mesmo.
Endereços de e-mail que serão usados para o envio e recebimento do DANFE e do XML dos
seus fornecedores e clientes, salientamos que é suficiente apenas um e-mail uma ou mais lojas
porque o sistema identifica dentro do XML a qual loja pertence, mas fica a critério do cliente,
necessário o envio de outras informações tanto para configurações do servidor de envio quanto recebimento de e-mails, como segue abaixo:
– Portas de entrada e de saída;
– Usa SSL: Sim ou Não;
– Protocolo: POP3 ou IMAP4 ou Nenhum;
– Endereço do protocolo: exemplo: smtp.cliente.com.br ou pop3.cliente.com.br;
– Autenticação: Login, CRAM5, NTLM ou Nenhum;
– Domínio: (opcional);
– Senha;
Certificados Digitais
Uma das funcionalidades da NDDigital é a configuração de um ou mais e-mails do responsável pela manutenção dos certificados digitais para que seja enviado um alerta sobre a validade quando estiver faltando 30, 20 e 10 dias, dessa forma será necessário informar qual e-mail ou quais e-mails deverão ser cadastros nesse campo.