Este documento visa dar entendimento ao cliente sobre o ambiente de “servidor de NFE” que deve ser disponibilizado compatível com as necessidades de instalação da NDD.
Recomenda-se o uso de servidor dedicado às aplicações da NDD.
A instalação não deve ser feita no mesmo ambiente do servidor Sitef.
O cliente deve optar por um dos ambientes “IN LOCO” ou “DATA CENTER”
In Loco – Utiliza servidor próprio para aplicações e banco de dados próprio para gerenciamento dos dados.
A Consinco realiza as configurações no servidor e contacta a NDD em casos excepcionais e para confecção de modelos de impressão como DANFE, DACTE, DAMDFE etc.
Data Center – Os dados são armazenados no servidor da NDD, bem como as configurações das aplicações.
Neste caso também e a NDD que realiza a confecção de modelos de impressão como DANFE, DACTE, DAMDFE etc.
Na opção Data Center, é necessário um ambiente local para execução do software “e-Agente” responsável pela comunicação entre o cliente e o Data Center da NDD. |
Item | Implantação Local "In Loco" | Implantação "Data Center" |
Premissas | · Servidor de aplicação · Servidor de banco de dados · Servidor web | · Estação cliente |
Guarda Fiscal | · Na infraestrutura do cliente | · Por conta da NDD |
Backup | · Por conta do cliente | · Por conta da NDD |
Atualizações de versão | · Por conta do cliente ou · Necessário intervenção no servidor do cliente | · Por conta da NDD |
Monitoramento de falhas no sistema | · Por conta do cliente | · Por conta da NDD |
Serviços de processamento e links de rede | · Dedicado (do cliente) | · Compartilhado |
Intervenção direta no servidor | · Disponível | · Não disponível |
Obs.: Se o servidor de Documentos Eletrônicos do cliente é para pequeno porte de emissão o mais aconselhável seria data center.
Não é recomendada a instalação da solução e-Forms em servidores controladores de domínio, que utilizam o AD (Active Directory) como serviço de diretório, devido aos seguintes motivos:
• Processador com no mínimo 2 GHz;
• Memória RAM com mínimo de 8 GB;
• Disco rígido de 160 GB, com espaço disponível em disco para arquivos de instalação (cerca de 250 MB);
Os valores acima são recomendados para um volume de até 1.000 (mil) notas fiscais transacionadas por dia. Em simulações utilizando a configuração mínima citada acima, foram processadas 1.000 notas em 25 minutos. |
Abaixo Segue detalhamentos das Funções e Recursos necessários para o IIS
– Em empresas que utilizam Sistema Gerenciador de Banco de Dados Oracle para armazenar os documentos, será necessário a instalação do Oracle Data Provider para Microsoft .Net Framework Client, de acordo com a versão do banco Oracle que será utilizado.
– A NDDigital não se responsabiliza pelas rotinas de gerenciamento da base de dados como: Backup e disponibilidade do banco.
– Client Oracle:
A Versão do Client do Oracle deverá ser instalado conforme a versão do Sistema Operacional e a versão do banco.
– Ex 1: Se o sistema operacional instalado no servidor for o “Windows Server 2012 64bits” e a versão do ORACLE que está no SERVIDOR DE BANCO for 11g, o client Oracle a ser instalado no sevidor NDD, será o Oracle Instant Client 11g x64.
A versão do Client é de ACORDO COM O SISTEMA OPERACIONAL 32 OU 64 BITS e a Versão do Banco.
Obs1.: A linguagem do Client Oracle deverá ser em Inglês.
Nota:O sistema operacional Windows XP não é suportado pelos módulos e-Connector e e-Cold, por apresentar limitações das conexões simultâneas no Internet Information Service (IIS), impossibilitando a consulta dos documentos pelo e-Monitor/e-ColdWeb e a inserção de documentos pelo Cold Service.
Este item não é necessário em caso de migração/troca de servidor NDD. |
Para a configuração da aplicação da NDDigital em Banco de Dados Oracle, precisamos que os seguintes usuários sejam criados no banco de dados de CONSINCO. Esta criação é feita pelo DBA do cliente e deve seguir os padrões abaixo:
Usuários, mantenha o padrão para as SENHAS, use exatamente o mesmo nome do usuário em letras minúsculas:
NDD_CONNECTOR
NDD_COLD_EXPORT
NDD_COLD
Atribuições:
o CONNECT
o RESOURCE
Privilégios:
o CREATE TABLE
o CREATE INDEXTYPE
o CREATE VIEW
o CREATE PROCEDURE
o CREATE SEQUENCE
o CREATE TRIGGER
o CREATE JOB
o CREATE MATERIALIZED VIEW
o UNLIMITED TABLESPACE
Privilégios de Objetos:
o Object Type: PACKAGE
o Privilégios: EXECUTE
o Schema: SYS
o Objeto: DBMS_LOB
Área da base de processamento Connector:
– NF-e de Entrada, Média de 25.000 NF-e/mês = storage de 3GB com limpeza de 6×6 meses.
– NF-e de Saída, Media de 8.000 NF-e/mês = storage de 1GB com limpeza de 6×6 meses.
– Área total da base de processamento conector = 4GB com limpeza de 6×6 meses.
Área da base do Cold:
– COLD NF-e de Saída, Media de 8.000 NF-e/mês = storage de 20GB (considerando o tempo de guarda 5 anos + 1 vigente= 6 anos)
– COLD NF-e de Entrada, Média de 25.000 NF-e/mês = storage de 55GB (considerando o tempo de guarda 5 anos + 1 vigente= 6 anos)
– Área total da base COLD = 75GB (considerando o tempo de guarda 5 anos + 1 vigente= 6 anos).
obs.: Mesmo usando DataCenter da NDDigital, haverá necessidade de ter uma máquina para instalação do módulo e-Agente.
Segue detalhamento de equipamentos físicos necessários para execução do módulo e-Agente.
Desconsiderando os recursos que o servidor de ERP necessita para executar o próprio ERP, a configuração para instalação e utilização do e-Agente em uma média de 1000 documentos/mês (50 documentos/dia) é de no mínimo:
Mesmo usando DataCenter da NDDigital, haverá necessidade de um ambiente para rodar o software “e-Agente” da NDDigital que é o responsável pela comunicação entre o cliente e o DataCenter.
Informações gerais de um ambiente padrão para instalação e execução do produto.
Ambiente padrão para instalação do e-Agente
Usuário com estação de trabalho própria;
Acesso à internet;
Impressora laser acessível pela rede interna do cliente;
Todos os componentes do e-Agente instalados.
Permissão de acesso, gravação, execução e políticas de segurança.
Acesso aos diretórios: A conta que executar o e-Agente deve ter permissão de escrita em arquivos locais, manipulando os mesmos dentro dos diretórios de instalação.
Acesso à internet: Os componentes e-Agente devem se comunicar com a internet pelas portas 80
HTTP e 443 HTTPS. Estes componentes se comunicam entre si pela porta TCP 5656.
Impressão: O usuário de execução dos componentes do e-Agente deve ter permissão de impressão.
Outros cenários de instalação: Os componentes do módulo e-Agente podem ser instalados em
estações distintas, exclusivas ou outras que não sejam o ERP, contanto que haja comunicação entre si.
Para instalação em outros cenários, entre em contato com o suporte NDDigital.
Certificado Digital: A empresa deve fornecer o certificado digital ao administrador nos padrões A1, preferencialmente e-PJ, dentro das demais normas da SEFAZ.
Para clientes que utilizarão o processo de emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTE), é necessário instalar o Oracle Client seguindo a seguinte configuração:
Contingência é o procedimento adotado caso haja algum problema de comunicação com a SEFAZ, e nesse caso, a validação da nota fiscal pode ser feita junto ao ambiente Nacional (EPEC) ou impressa direto em papel-moeda (FSDA).
É de extrema importância que essa informação seja analisada corretamente para a configuração do software da NDD. |
Por padrão é configurado da seguinte forma:
Quando há um problema de comunicação com a SEFAZ, o sistema é configurado para realizar tentativas de envio por 5 minutos, caso não obtenha sucesso, as notas serão encaminhadas para EPEC, que validará apenas a situação fiscal do Emitente e Destinatário, caso não haja nenhum problema, poderá então imprimir a nota em papel comum. Quando a comunicação com a SEFAZ for restabelecida, a nota fiscal será enviada para validação de todo o conteúdo, existindo a possibilidade ainda da nota fiscal ser rejeitada posteriormente caso seja verificado alguma irregularidade. Nessa situação, ainda pode ocorrer alguma falha de comunicação com o EPEC (o que é mais incomum de acontecer) e se o cliente utiliza papel-moeda, então é possível configurar um tempo de tentativa de comunicação e depois a nota fiscal pode ser impressa em FSDA. Ou caso o cliente não utilize esse último método, o sistema aguardará até o DPEC ou SEFAZ voltar a operar.
Notas fiscais em FSDA obrigatoriamente devem ser impressas em papel-moeda, caso sejam impressas em papel comum, a empresa estará sujeita a multas. |
( ) EPEC – Ambiente Nacional
( ) FSDA – Formulário de Segurança para Impressão de Documento Auxiliar
Para a impressão das notas fiscais, é possível configurar uma impressora para cada loja, ou se for o caso, um servidor de impressão. Caso o cenário seja uma impressora para cada loja, então será necessário o endereço IP de cada máquina à qual está conectada, o nome da impressora e também que seja instalado em cada máquina o software da NDD chamado e-Print, que será disponibilizado posteriormente. Caso seja utilizado apenas um servidor de impressão, então basta o endereço IP do mesmo.
São os endereços de e-mail que serão utilizados para o envio e recebimento do DANFE e do XML dos seus fornecedores e clientes, sendo suficiente apenas um e-mail uma ou mais lojas, já que o sistema identifica dentro do próprio XML a qual loja pertence, mas ficando a critério do cliente, e sendo necessário o envio de outras informações tanto para configurações do servidor de envio quanto recebimento de e-mails, como segue abaixo:
Uma das funcionalidades da NDD é a configuração de um ou mais e-mails do responsável pela manutenção dos certificados digitais para que seja enviado um alerta sobre a validade quando estiver faltando 30, 20 e 10 dias, dessa forma, será necessário informar qual e-mail ou quais e-mails deverão ser cadastros nesse campo para que a notificação possa ocorrer.