Devem ser cadastradas as Nomenclaturas Comuns do Mercosul (NCM) ou Tarifa Externa Comum (TEC) e pode-se atualizá-las através da integração com outros sistemas. No momento, o Sistema aceita informações das seguintes origens:

Esta tabela deve ser preenchida com dados precisos, caso contrário, afeta a apuração do custo realizado e da NF-e já que as alíquotas da NCM são a fonte para o cálculo dos impostos e conferência dos pagamentos, influenciando também o controle financeiro no momento das previsões de impostos.



Procedimentos

Para cadastrar uma NCM:

1. Em Manutenção de NCM, clique em Incluir.

2. Preencha os dados conforme a orientação do helpde campo.

3. Em Alíquotase informe as alíquotas.

4. No campo %IcmsPIS/COF, informe a alíquota de ICMS utilizada para cálculo da base do PIS e do COFINS. Informe no campo % M. COFINSo valor que será acrescido na porcentagem de cálculo (majorado).

Importante:

O preenchimento do campo % M. COFINS terá influencia no processo caso o campo Al.M. COFINS? no Cadastro de Importadores, estiver configurado como Sim, e caso o campo Tipo de Cálculo, no Cadastro do C.F.O estiver configurado com a opção Padrão.

Nesse caso, o Sistema considerará o valor preenchido no campo % M. COFINS como valor do COFINS majorado para cálculo.

5. Clique em Confirmarpara finalizar o cadastro.

O Sistema exibe no browse a nova N.C.M cadastrada.

Importante:

O campo Unidade refere-se à unidade de medida estatística da NCM no SISCOMEX, e os campos EX-NCM e EX-NBM, referem-se ao número de exceções da NCM e NBM.



Veja Também