Realizar a inclusão das configurações utilizadas no processo de Parâmetros para Baixa/Conciliação Automática de Títulos de Cartão, seja de forma manual ou automática via Job.
Módulo Supervisor > Menu Parâmetros > Baixa/Conciliação Automática de Títulos de Cartões > Parâmetros para Baixa/Conciliação – CAP00063
Atualizar o sistema para a versão em que foi liberada a iniciativa 214714 ou versão superior.
Entre na aplicação, configure os parâmetros de acordo com o Layout e demais informações necessárias:
Imagem 1 – Tela de Parâmetros
Os campos Empresa, Layout, Nome da TEF, Conversão Rede/Bandeira, Caminho Servidor Remessa/Retorno/Retorno POS são configurados para todas as Empresas -global. As pastas que forem apontadas nos campos Caminho Servidor Remessa/Retorno/Retorno POS devem possuir permissão total de acesso visto que após a leitura dos arquivos os mesmos são movidos para a pasta de arquivos processados, que se não existir é criada automaticamente. Essas permissões são de responsabilidade do usuário, porém caso não estejam de acordo acarretará em erros. Estes caminhos devem ser um caminho do local do servidor (caminho no padrão Linux se o servidor for Linux e caminho no padrão Windows se o servidor for Windows).
Exemplo de caminho no padrão Linux: /u01/oracle/consinco/BaixaCartaoAut
Exemplo de caminho no padrão Windows: C:\oracle\consinco\BaixaCartaoAut
O campo Layout possui as opções Padrão, Nexxera e Software Express que são os layouts atualmente homologados junto a essas empresas.
O campo Nome da TEF é habilitado apenas quando selecionado o Layout Nexxera, visto que apenas esta empresa solicita esta informação que é gerada internamente no arquivo para controle da Nexxera.
Imagem 2 – Parâmetros e Caminho do Servidor
Os campos do agrupamento Operações e Conta Corrente para Lançamento são configurados por Empresa e são utilizados na baixa dos títulos no momento da atualização dos arquivos de quitação.
Os Tipos de Lançamento permitidos são Agrupado (Arquivo), Sintético ou Personalizado.
Imagem 3 – Tipo Lançamento
Para as Taxas, existem as opções de Usar Taxa Calculada pelo Sistema, Usar Taxa do Arquivo Importado ou Usar Taxa Lançada na Inclusão dos Títulos.
Para que usa o parâmetro Lança Operações referente as Taxas na Inclusão dos Títulos (parâmetros do Supervisor Financeiro), a opção Usar Taxa Lançada na Inclusão dos Títulos deve ser selecionada, dessa forma o sistema ignorará qualquer valor de taxa retornado nos arquivos de retorno.
Para que usa o parâmetro Lança Operações referente as Taxas na Quitação dos Títulos (Parâmetros do Supervisor Financeiro) as demais opções podem ser selecionadas e o tratamento será de acordo com o parâmetro, utilizando a taxa que retornar no arquivo Usar Taxa do Arquivo Importado ou considerando a taxa configurada no sistema Usar Taxa Calculada pelo Sistema.
Imagem 4 – Taxa
O parâmetro Usar Conta-Corrente do Arquivo, quando marcado utiliza a conta-corrente informada no arquivo de retorno e, caso não encontre, utiliza a conta-corrente parametrizada no cadastro de Clientes do Operador Financeiro através do botão Cta. Cartão. Não havendo ainda esta parametrização, utiliza a conta padrão cadastrada nesta aplicação no campo Conta-Corrente Baixa.
O parâmetro Verificar pela data menos um (dia anterior) à data enviada pela administradora faz a busca além do dia informado no arquivo de retorno pelo dia anterior também (este parâmetro visa eliminar problemas quando uma venda é passada no sistema por um dia, porém é passada pela administradora no dia seguinte, em casos onde a venda no POS começa antes da meia-noite, e termina após esse horário).
O parâmetro Consiste Linhas na importação dos arquivos determina se as linhas dos arquivos serão consistidas na importação, de acordo com a chave de busca: Tipo arquivo (baixa, conciliação, pos), Empresa, Parcela, NSU, Rede, Data Movimento, Valor Parcela, Valor Total, Código de Autorização.
Imagem 5 – Parâmetros
Caso realize o processo automático, deve informar o e-mail para receber as informações de retorno:
Imagem 6 – Informar e-mail
Os parâmetros Quitar Título com Diferenças no Valor quando todos os NSU’s já foram Quitados, Diferença de Valor menor até, Diferença de Valor maior até, e Operação indicam se um título será quitado mesmo havendo diferenças de acordo com o previamente configurado nestes campos e quais operações serão lançadas.
Estes parâmetros são de extrema importância e visa realizar a baixa mesmo quando há diferenças pequenas na quitação dos títulos, causadas por vezes por arredondamento de parcelas ou diferenças nos percentuais de taxas. Somente serão quitados títulos que já possuam todos os NSU’s baixados, evitando assim que um NSU seja quitado por esta diferença.
Exemplo: um título com valor em aberto de 100,00 e taxa de 1,51 pode vir no arquivo de retorno com valor a quitar de 98,49 e taxa de 1,50, por questão de arredondamento, se estes parâmetros não estiverem configurados o título ficará em aberto com o valor de 0,01. Com os parâmetros configurados o 0,01 de diferença será quitado com a operação configurada nos campos Diferença de Valor menor até, Operação.
Imagem 7 – Quitar títulos com diferenças
Gerenciar Arquivo de Baixa Automática de Títulos de Cartão