01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Datasul
Segmento:Saúde
Módulo:Gestão de Planos de Saúde
Função:HRB - Repasse de Beneficiários
Issue:DSAUGPSCONTRAT2-7001

02. SITUAÇÃO/REQUISITO

As implementações descritas neste documento correspondem ao processo de atualização do Foundation ao tomcat para que o Foundation atual possa ser descontinuado.

03. SOLUÇÃO

Procedimentos para Configuração FOUNDATION-SAUDE


  • Configurar usuário DATASUL
  1. Cadastrar um usuário no GPS pelo programa Usuários Produto (sec000aa), este usuário possibilitará o FOUNDATION-SAUDE utilizar um servidor RPW.
  2. Configurar o "Diretório Spool"  destacado em verde na imagem a seguir, com um diretório compartilhado com todos os usuários que acompanharão o processo, pois nesse diretório será gerado o relatório de acompanhamento.
  3. Configurar o "Servidor Execução" destacado em amarelo na imagem a seguir, com o servidor RPW que será responsável pela execução do processo.

      4. Adicionar no pf do appserver do Foundation o parâmetro "-param <usuário>,<senha>"  referente ao usuário cadastrado nos passos anteriores, como destacado em verde             na imagem abaixo:

    

  • WebService
    Para o envio e recebimento dos arquivos A100 e A105 via webservice, é necessário configurar o Foundation para a utilização dos endpoints, adicionando as configurações abaixo no arquivo <JBOSS-HOME>\server\<INSTÂNCIA>\conf\foundation-exchange.properties.
    connector.Internal.PtuXml.batch.v10.xml.PtuA100Request = com.totvs.foundation.exchange.connector.foundation.implementation.batch.xml.v10.PtuA100InternalConnector


  • Novo Endpoint do Webservice
    O endpoint estará disponível no produto FOUNDATION-SAUDE em versões maiores ou iguais à 12.1.23.19, 12.1.24.11 e 12.1.25.5 e poderá ser consultado pelo   endereço http://<enderecoDoFoundation>:<portaFoundation>/jbossws/services conforme exemplo abaixo:

  • Para trafegar solicitações, o endereço deste endpoint deve ser enviado para Unimed Brasil : PtuBeneficiaryMovimentationWSv10?wsdl. 

 

Procedimentos para Configuração DATASUL 


Configuração josso-agent-config.xml
Acessar o arquivo josso-agent-config.xml em "..\jboss\jboss-4.2.3.GA\server\<instance>\conf\josso-agent-config.xml"
Adicionar as tags abaixo dentro da tag <partner-apps> e salvar o arquivo.

<partner-app>
    <context>/hrb</context>
</partner-app>



Configuração application.xml
Acessar o arquivo application.xml em "..\jboss\jboss-4.2.3.GA\server\<instance>\deploy\datasul-byyou-12.1.XX-SNAPSHOT.ear\META-INF\application.xml"
Adicionar as tags abaixo dentro da tag <application> e salvar o arquivo.

<module>
    <web>
        <web-uri>totvs-thf2-hrb.war</web-uri>
        <context-root>/hrb</context-root>
    </web>
</module>


No TOTVS12, acesse o programa Importação Menu ByYou.
Importe os arquivos "univdata/men_hrb.d" para efetuar a atualização do menu do módulo HRB - Repasse de Beneficiários

Procedimentos para Carga Inicial

Após a configuração do WebService pelo Foundation, será realizado o envio da massa total de Beneficiários de Compartilhamento de Risco, pela Unimed Brasil.
Com base nisso foi desenvolvido o programa "sp-relatorio-exclusao-compart-risco.p" para auxiliar na identificação dos beneficiários que estão cadastrados como compartilhamento de risco e que não estão nesta massa total 
que foi enviada.

Conforme mostrado abaixo o programa possui duas funcionalidades, a listagem dos beneficiários de compartilhamento e a exclusão da base destes mesmos beneficiários.


Ao selecionar a primeira opção "Geração", será solicitado um caminho válido para a geração do relatório.


Relatório CSV gerado.


Ao selecionar a segunda opção "Elimina", será solicitado um caminho válido onde será salvo o backup  dos registros que foram listados pelo relatório. Estes registros serão excluídos definitivamente da base de dados. 


Procedimentos para Utilização

Conforme fluxo apresentado abaixo, a Unimed Brasil identifica os beneficiários de Compartilhamento e informa a operadora através do novo WebService do A100 que foi disponibilizado, para que seja feito o enquadramento dos mesmos conforme a RN430.


Após o recebimento do XML será criado um lote que pode ser consultado no programa Consulta Lote Compartilhamento de Risco (hrb.risk-sharing).
A consulta é realizada através da data de geração do XML.


Ao detalhar o lote é possível identificar os beneficiários recebidos como próprios (beneficiários pertencentes a operadora) e outros (beneficiários de outras unidades):




Neste programa é possível também ao clicar em "Novo lote", realizar o upload de um arquivo XML e processar manualmente um lote, que seguirá o mesmo processo do recebido pelo  WebService. O relatório será disponibilizado na Central de Documentos.

Importante: Está é a opção a ser utilizada quando a comunicação com Unimed do Brasil via WebService não estiver funcionando, a mesma estará disponibilizando para download o arquivo XML.




As telas de Consulta Beneficiários Compartilhamento de Risco Intercâmbio (hrb.beneficiarioCompartRiscoIntercam)Manutenção Beneficiários Compartilhamento de Risco (hrb.beneficiarioCompartRisco), continuam sendo utilizadas para as consultas de beneficiários próprios e outros respectivamente.





04. PACOTES





<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>