Objetivo:


       O objetivo deste documento é orientar como validar divergências entre os valores gerados pelo TOTVS Folha de Pagamento e retornados pelo Governo no Relatório de Conferência do Middleware.


A partir dos Patches:

  • 12.1.26.216
  • 12.1.27.172
  • 12.1.28.106

O Relatório de Conferência irá apresentar no topo dos resultados dois Cards contendo:

- INSS descontado no RM (INSS Valor RH)
- INSS descontado pelo Governo (INSS Valor Governo)


Ao clicar em um dos Cards, além do valor de recolhimento do INSS, também são apresentados os valores de Base de INSS, Base de INSS 13º Salário, Valor de Recolhimento de INSS 13º Salário, Salário Família, Salário Maternidade e Salário Maternidade 13º Salário para cada fonte de informação (RH e Governo):


Também é possível verificar na tela inicial os dados de recolhimento de INSS por funcionário, bem como os valores detalhados ao clicar no CPF/CNPJ do estabelecimento deste:


Ao ser apresentada uma divergência no valor total de recolhimento de INSS da empresa, a primeira coisa a ser feita é identificar qual(is) funcionário(s) apresenta(m) divergência.

Para isso, ao realizar a geração do relatório, selecione o parâmetro "Somente Divergência" no filtro inicial alterando o botão para "Sim":


Apresentado divergência com a Base RH, será necessário verificar se os eventos de provento presentes no envelope de pagamento estão com as incidências de INSS corretas, pois o relatório irá consulta essa marcação.

Acesse o menu Administração de Pessoal | Cadastros | Funcionários

Selecione o funcionário que deseja visualizar o Envelope, na aba Incidências é possivel identificar o valor da base de INSS RH.


 Diante do resultado acima, prossiga com as validações:

Possivelmente foi alterado os valores diretamente no envelope de pagamento, ficha financeira ou via banco, mas não houve retificação do evento de remuneração/retificação que refletirá no resultado do relatório.

Caso o valor não seja o esperado, será necessário verificar se os eventos estão com as incidências de INSS corretamente.


Acesse o cadastro do evento desejado e marque que incide em INSS. 




O valor de Base INSS retornado no relatório, é o resultado que o Governo encontrou de acordo com a parametrização do S-1010. Para isso, verifique se os eventos que compõe a base de INSS estão com as incidências corretas. Siga os passos abaixo:

  1. Para corrigir o tipo de rubrica e incidência da Contribuição Previdenciária divergentes, no módulo Folha de Pagamento acesse Administração de Pessoal | Eventos e altere a parametrização conforme a sua necessidade. 
  2. Em seguida, acesse eSocial | Fila de Eventos e gere o XML do evento criado a partir da alteração para envio ao eSocial.