01. DADOS GERAIS
Linha de Produto: | RMS |
---|
Segmento: | VAREJO |
---|
Módulo: | FISCAL |
---|
Função: | Geração do SPED Fiscal |
---|
02. SITUAÇÃO/REQUISITO
Implementação das alterações para o layout 15 do SPED Fiscal:
- Inclusão dos Registros:
- Registro C181 - Informações complementares das operações de devolução de saídas de mercadorias sujeitas à substituição tributária (código 01, 1B, 04 e 55);
- Registro C186 - Informações complementares das operações de devolução de entradas de mercadorias sujeitas à substituição tributária (código 01, 1B, 04 e 55).;
- Inclusão dos Campos:
- Registro 1010
- IND_REST_RESSARC_COMPL_ICMS
03. SOLUÇÃO
Foi criado um programa para manutenção das informações dos novos registros C595 e C597 (VGLAJEFD). Este novo programa foi incluído no menu do programa de geração do SPED Fiscal, além da inclusão dos programas para geração do Ressarcimento.
Além disto, foram alteradas as procedures PROC_FIS_SPED_ATI (geração dos registros do Bloco G), PROC_FIS_SPED_INV (geração dos registros do Bloco H), PROC_FIS_SPED_LITE (geração dos registros 0200), PROC_FIS_SPED_MIL (geração dos registros do Bloco 1), PROC_FIS_SPED_LFIS (geração dos registros dos Blocos C, D e E) e PROC_FIS_SPED (geração dos registros do Bloco 0 e chamar as demais procedures).
No menu do programa de geração do SPED Fiscal (VGLFFISC - Tela de Emissões Fiscais), foram incluídos dois botões para a manutenção dos dados relativos ao Ressarcimento de ST e dos Ajustes (Registros C595 e C597), que precisam ser incluídos manualmente. 
Menu do programa com os novos botões "F9 - Ressarcimento ST" e "F10- Ajustes" 
|
Para os clientes de SP que já utilizam o processo de Ressarcimento de ST, basta efetuar normalmente a importação dos movimentos mensais antes da geração do SPED Fiscal. Para os demais clientes, que ainda não utilizam o processo de Ressarcimento, será necessário efetuar a importação do inventário contábil para inicializar os saldos dos produtos (feito uma única vez) e só então importar mensalmente os movimentos, sempre antes da geração do SPED Fiscal. - Importação do saldo inicial a partir do inventário contábil (VGLRCSST) => Este processo deve ser feito com o inventário contábil do último dia do mês anterior ao início do processo (ex: para utilização no SPED Fiscal de Jan/2020, deve-se importar o inventário contábil de 31/12/2019) e cria os registros de saldos do mês, zerando o saldo inicial e incluindo a quantidade do inventário como saldo final. Este procedimento é feito uma única vez. Depois o saldo é calculado com base nas entradas e saídas. São importados os saldos somente dos produtos que possuem código CEST no cadastro.
- Fiscal Mensal - Emissões Fiscais => Ressarcimento ST - Saldos
- Fiscal Mensal - Emissões Fiscais - SPED Fiscal => Ressarcimento ST / ShF9 - Saldos
- Importação das movimentações (VGLRCSAP) => Este procedimento é feito mensalmente e traz para a base do Ressarcimento os movimentos de entradas e saídas. Neste momento é calculado o saldo final de cada movimentação.
- Fiscal Mensal - Emissões Fiscais => Ressarcimento ST – Movimentos
- Fiscal Mensal - Emissões Fiscais - SPED Fiscal => Ressarcimento ST / CtF9 – Movimentos
|
Para Consulta ou Manutenção (Inclusão / Alteração / Exclusão) das informações de ajustes referentes aos novos registros C595 e C597, após clicar no botão "F10 - Ajustes", a tela a seguir será aberta. Para maiores informações sobre o funcionamento do programa, consultar o DT Observações / Ajustes do Lançamento Fiscal. OBS: Os registros C595 e C597 só serão gerados se existirem valores incluídos neste programa. 
|
|
04. DEMAIS INFORMAÇÕES
A obrigatoriedade dos novos registros 1250/1255, C180, C185, C430, C480, C591, C810/C815 e C870/C880 será definida pela UF de domicílio do cliente e os mesmos só serão gerados se os respectivos parâmetros a seguir estiverem cadastrados:
Na tela abaixo, estão cadastrados os seguintes parâmetros:
- Código = 30 / Acesso = "SPED1250XX" / Conteúdo = "S"
- Código = 30 / Acesso = "SPEDC180XX" / Conteúdo = "S"
- Código = 30 / Acesso = "SPEDC185XX" / Conteúdo = "S"
- Código = 30 / Acesso = "SPEDC430XX" / Conteúdo = "S"
- Código = 30 / Acesso = "SPEDC480XX" / Conteúdo = "S"
- Código = 30 / Acesso = "SPEDC591XX" / Conteúdo = "S"
- Código = 30 / Acesso = "SPEDC810XX" / Conteúdo = "S"
- Código = 30 / Acesso = "SPEDC870XX" / Conteúdo = "S"
Onde “XX” é a sigla da UF da filial.
Caso os parâmetros correspondentes a cada registro não estejam cadastrados ou tenham conteúdo diferente de “S”, os registros NÃO serão gerados.

Para a geração do novo registro 0002, que deverá ser informado quando o campo IND_ATIV do registro 0000 for igual a “0”, é necessário cadastrar um dos parâmetros a seguir:
Código = 116
Acesso = "SPATVnnnnn" (onde “nnnnn” é o código da Filial sem dígito)
Conteúdo 1 = “0” ou “1” (indicador de Tipo de Atividade)
Conteúdo 2 = Classificação do Estabelecimento conforme tabela 4.5.5 (caso o Conteúdo 1 seja "0")
OU
Código = 116
Acesso = "SPEDATVeee" (onde “eee” é o código da Empresa)
Conteúdo 1 = “0” ou “1” (indicador de Tipo de Atividade)
Conteúdo 2 = Classificação do Estabelecimento conforme tabela 4.5.5 (caso o Conteúdo 1 seja "0")

Caso não exista cadastro de nenhum dos dois parâmetros, o campo IND_ATIV do registro 0000 será preenchido com "01 - OUTROS".
05. ASSUNTOS RELACIONADOS

<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
display: none;
}
#main {
padding-left: 10px;
padding-right: 10px;
overflow-x: hidden;
}
.aui-header-primary .aui-nav, .aui-page-panel {
margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
margin-left: 0px !important;
}
</style>
|