Confira abaixo as novidades na atualização 1.7.1 do TOTVS Fluig Plataforma:


¿Habla Español? Haga clic aquí para ver el Release Notes en Español.

Do you speak English? Click here to view the Release Notes in English.


Plataforma


Muitas novidades nas configurações de permissão
Nossos clientes pediram e nós atendemos... Confira todas as novidades sobre as permissões da plataforma!

Uma nova experiência de controle de permissões
Desenhamos um layout totalmente novo, com as permissões estruturadas por ordem de menu, e com todas as descrições do recurso, para que você possa configurar as permissões de uma forma muito mais fácil e rápida.

Permissões específicas por recurso no Painel de controle
Agora os administradores podem liberar cada recurso do painel de controle individualmente, de acordo com a necessidade. A permissão a cada recurso pode ser configurada por usuário específico, grupo ou papel.

Relatório de permissões
Verifique com facilidade os recursos que um determinado usuário ou grupo pode acessar dentro da plataforma, por meio do relatório de permissões.

Recursos adicionais para facilitar sua vida!
Restaurar padrão, Buscar em todas as permissões ou em um tipo específico, Filtrar por um ou mais tipos.

Gerencie as permissões diretamente no cadastro
Você tem a facilidade de gerenciar as permissões de usuários, grupos ou papeis diretamente na tela de cadastro, sem precisar acessar a tela de permissões. Isso garante muito mais agilidade nas suas configurações.

Confira as novidades nas documentações relacionadas: Permissões.


Uma camada adicional de segurança na sua plataforma

Você sabe o que é HTTPS? De acordo com a Wikipedia, HTTPS é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais.
Nos dias de hoje segurança nunca é demais. Agora os seus usuários terão toda a segurança que o protocolo HTTPS pode oferecer disponibilizando o seu ambiente fluig usando esse protocolo. A configuração para utilização do protocolo HTTPS deixou de ser um processo complexo e manual. Agora passa a ser feita no Painel de Controle do usuário administrador, de forma muito mais rápida e intuitiva. 



Confira a documentação completa em Configuração HTTPS da plataforma e Configurações do sistema.


Personificação: mais segurança na automação dos serviços

Personificação é quando uma pessoa executa ações em nome de outra. A plataforma possui serviços (APIs, datasets, webservices) que permitem que o usuário do contexto seja diferente do usuário autenticado. Por exemplo, o usuário acessa a API de workflow com o id "user1" e chama o método que movimenta uma solicitação workflow. Porém esse método tem um parâmetro que informa a partir de qual usuário será feita a movimentação, nesse caso pode ser passado o  id "user2", possibilitando que o user1 consiga movimentar uma solicitação que está com o user2. 
Esse recurso é essencial para automatizar alguns processos, no caso de ter um usuário integrador que movimenta as solicitações atrasadas automaticamente. 

Isso é muito bacana, mas... como garantir que isso não se torne uma vulnerabilidade? 

Fique tranquilo! Disponibilizamos no controle de permissões do Painel de controle, um novo tipo de recurso: Personificação de usuários. Somente usuários com essa permissão ativada podem executar ações utilizando o ID de outro usuário.

Documentação (Interna) Personificação

Documentações talvez afetadas ? Oauth application OAuth provider


Documentos


Ampliamos os recursos da lixeira

Limpeza periódica
Seus usuários sempre removiam os arquivos e pastas da navegação de documentos e esqueciam de remover da lixeira, ocupando um espaço desnecessário no volume da empresa? Isso não será mais um problema! Criamos uma nova tarefa para que os itens da lixeira sejam removidos automaticamente, que pode ser agendada com a frequência desejada.
Mas e se o usuário se arrepender da exclusão do documento? Não se preocupe, pode ser informado um período mínimo em que os documentos devem permanecer na lixeira, para então serem excluídos definitivamente.

Novas informações e visualização personalizada
Na lixeira já eram apresentados todos os itens que você tem permissão. Porém, o gerenciamento deles era confuso, pela falta de informações de cada item. Percebemos isso, e trouxemos para essa tela muitas informações relevantes, como: tamanho do arquivo, data de exclusão, usuário que efetuou a exclusão, última modificação e versão. E o melhor de tudo: você pode configurar a visualização das colunas como desejar!
Você ainda pode verificar o tamanho total que os itens da lixeira estão ocupando.

A lixeira está cheia e você não encontrou um documento?
Utilize as opções de busca que foram adicionadas! Os usuários agora conseguem localizar itens específicos na lixeira pelo seu código, pelo autor, pelos documentos excluídos em determinado período, documentos excluídos por um determinado usuário, buscar por uma descrição, palavra/termo específico em seu conteúdo, enfim, são inúmeras possibilidades!

Recurso adicional para administradores da empresa
Para melhorar ainda mais o gerenciamento, os administradores podem agora consultar os usuários que possuem itens particulares na lixeira. Mas calma lá! O administrador permanece sem acesso ao conteúdo do documento, apenas pode consultar o tamanho ocupado pelos itens e removê-los caso necessário. 

Ficou com alguma dúvida? Acompanhe o passo a passo na documentação de Lixeira.


WCM


RN: Cadastro de variáveis para o plugin jQuery e jQuery Migrate

Nesta atualização do TOTVS Fluig Plataforma (1.7.1) lançamos duas variáveis para o controle do plugin de migração jQuery.

Uma das variáveis será para habilitar ou desabilitar o plugin de migração e a outra para definir um modo entre desenvolvimento e produção.

Seu principal valor está nos modos de uso do plugin entre desenvolvimento e produção.

No modo Desenvolvimento são exibidas mensagens no console do navegador utilizado mostrando o que está errado no seu código e auxiliando no encontro de problemas, porém deixa o console "poluído" ou seja sobrecarregado.

Já no modo Produção as mensagens no console do navegador não são exibidas ocasionando uma limpeza na geração dos logs, porém uma mensagem é exibida avisando que o plugin está em uso e qual sua versão.

Ambas não vem cadastradas por padrão, sendo necessário que o administrador da empresa cadastre as mesmas caso julgue necessário.

Para saber como cadastrá-las acesse Como cadastrar variáveis do plugin de migração jQuery.


Documentações




Correções



Dataset

FINT-1519

FINT-1929

FINT-1945


Fundação

FFDN-4259

FFDN-3534

FFDN-5055


Integração

FINT-1773

FINT-1799

FINT-1960

FINT-1921


Gate

FGTE-2103

FGTE-2108

FGTE-2367

FGTE-2338

FGTE-2418

FGTE-2444

FGTE-2405

FGTE-2457

FGTE-2446


API

FAPI-710

FAPI-780