O cadastro de funcionários é a base do módulo Gestão de Pessoal, alguns campos são de preenchimento obrigatório, pois representam o mínimo de informações necessárias para a utilização do sistema.
Com base nos dados contidos neste cadastro serão realizados os cálculos de folha de pagamento, férias, afastamentos, poderá ser efetuado um controle de ponto e serão geradas as informações para a RAIS, DIRF e SEFIP.
Os funcionários relacionados são classificados conforme legenda e sua respectiva função pode relacionar vários cargos.
A situação de um funcionário é definida por meio do preenchimento do campo Sit. Folha na pasta Funcionais. Após o preenchimento deste campo, o Sistema altera o status do funcionário e muda a cor de classificação referente a ele. Quando este campo está em branco, significa que a situação do funcionário é normal.
Para a mesma função definida a determinado funcionário, é possível relacionar vários cargos.
No Brasil, há um tratamento exclusivo para funcionários, de acordo com a Instrução Normativa INSS/DC nº 87.
|
O Microsiga Protheus® envia Mensagem Única. No Microsiga Protheus®, existe validação especial quando se está utilizando a integração com o LOGIX MV_ERPLOGI = 1 e o serviço de mensageria, impedindo que o campo Departamento (RA_DEPTO) não seja preenchido, evitando assim falhas na integração, uma vez que este campo no LOGIX é obrigatório. |
Conforme disposto no Artigo 16 da Lei Nº 8.036 de 11 de Maio de 1990, as empresas sujeitas ao regime da Legislação Trabalhista podem equiparar seus diretores, não empregados, aos demais trabalhadores sujeitos ao regime do FGTS.
O funcionário que teve o campo Tipo Afastam (R8_TIPO) da rotina Afastamentos selecionado com o Tipo M caso a empresa opte por recolher o FGTS para o funcionário, informe o percentual no campo % Dep.FGTS (RA_PERFGTS) ou em caso contrário, deixe este campo com valor zero (0,00).