Treinamento pode ser definido como a aquisição de conhecimentos e habilidades específicas que visam preparar o funcionário para o desempenho imediato e satisfatório das tarefas referentes ao seu cargo ou função dentro de uma empresa.
Esta rotina permite a abertura de um calendário de treinamentos na empresa, e determina um ou mais cursos que serão ministrados dentro de um período.
Para cada treinamento deve ser informada a entidade, o número de vagas disponíveis e reservadas, a turma participante, o período de realização, local, instrutor, custo estimado e responsável.
Os treinamentos que estão em aberto serão identificados com a cor verde na janela de manutenção da rotina
, e os encerrados com a cor vermelha
.
Os treinamentos serão encerrados na Baixa Treinamento ou seja, qualquer tipo de informação, modificação e/ou complementação, inclusive observações de qualquer natureza, deve ser realizada antes da baixa do treinamento.
Os treinamentos podem ser orçados, através de integração com os ambientes de Materiais.
Procedimentos
Para cadastrar um treinamento:
- Em Treinamento, selecione a opção Incluir.
- O sistema apresenta a tela de inclusão.
- Preencha os dados conforme orientação do help de campo.
- Confira os dados e confirme.
Exclusão de Calendário
- Para alterar ou excluir um calendário selecione o item e clique em Alterar ou Excluir de acordo com a ação que deseja executar; e observe :
- Os treinamentos baixados ou em andamento não podem ser eliminados;
- As informações do código do calendário, código do curso e turma não podem ser modificadas caso haja um funcionário na lista de espera para o treinamento ou caso tenha sido feita uma reserva ou solicitação. As demais informações podem ser modificadas normalmente quando estiverem abertas para edição;
- A exclusão de um treinamento não elimina automaticamente as informações contidas na Solicitação de Treinamento (RA3), no Cadastro de Despesas (RAA), no Cadastro do Resultado das Avaliações (RAC) ou nos Cursos dos Funcionários (RA4). Isso significa que, para eliminar um treinamento, não devem existir dependências entre as tabelas citadas, ou seja, o processo deve ser desfeito a partir da primeira dependência até a última. Por exemplo: não se pode excluir um calendário que tenha reservas, antes de eliminar as reservas correspondentes.
- Ao realizar uma exclusão:
- Caso o calendário selecionado estiver baixado, o usuário será informado que a sua exclusão não poderá ser feita;
- Caso o calendário não estiver baixado, será executado um controle de verificação que possui dois comportamentos:
- Se a tabela Treinamento (RA2) estiver exclusiva, na filial corrente, será verificada a existência de informações referentes ao treinamento na Solicitação de Treinamento (RA3), independente do curso registrado. Se existirem essas informações, o calendário não poderá ser excluído, e a matrícula do primeiro funcionário registrado na tabela Solicitação de Treinamento (RA3) será exibida;
- Se a tabela Treinamento (RA2) estiver compartilhada, será realizada uma verificação em todas as filiais. Esse processo é realizado em duas etapas.
- Na primeira, são verificadas as dependências entre tabelas. Existindo relacionamentos, a exclusão não poderá ser concluída e um log de ocorrência poderá ser emitido a critério do usuário. O log poderá ser emitido de forma analítica com a indicação das tabelas, número dos registros e conteúdos dos relacionamentos encontrados. Se uma tabela possuir muitos registros, o processo poderá ser extremamente lento. Contudo, está disponível a funcionalidade de emissão sintética do log de ocorrências na qual são indicadas as tabelas com informações referentes ao calendário.
- O sistema fará as verificações citadas acima, e fará a exclusão.