Essa atividade tem como objetivo demonstrar o Cadastro e Manutenção do Contrato no Módulo Gestão de Contrato. É demonstrado também, por meio de guias, todos os cadastros das aplicações que serão vinculados ao Contrato cadastrado.
SM Web > Módulo Gestão de Contrato > Aplicação Cadastro de Contrato - SM00041
Atualizar o sistema para a versão 21.01 ou versão superior.
Possuir cadastrado realizado em todas as aplicações do módulo Gestão de Contrato.
Acesse SM Web, clique no módulo Gestão de Contratos, em seguida clique na aplicação Cadastro de Contrato.

Imagem 1 - Menu de acesso
Para iniciar o cadastro, preencha os campos habilitados para edição.
Os campos:
não estão habilitados para cadastro, pois as informações são geradas automaticamente.
Os campos Cód. do Contrato e Descrição aparecem habilitados apenas para realizar a pesquisa de um contrato já cadastrado.

Imagem 2 - Campos para cadastro
Preencha as informações a partir dos campos habilitados para o cadastro. Estes campos são obrigatórios e possuem um * asterisco de identificação antes do nome.

Imagem 3 - Cadastro
Em seguida, preencha os campos
Utilize o campo Observações para inserir informações que considera relevantes.
Para salvar o cadastro, clique no botão Adicionar Informações - F3.

Imagem 4 - Vigência e Salvar Cadastro
Após ter Adicionado as Informações, observe que alguns campos em branco foram preenchidos automaticamente.
Para que o contrato fique válido, é necessário que alguns itens estejam preenchidos. Clique em Treinamento, nome informado no campo Nro do Contrato, e que aparece na parte superior da tela para visualizar a situação do contrato.

Imagem 5 - Situação do Contrato
Será apresentada a Situação do Contrato e caso apareça alguma opção como Pendente, isso indica que necessita de preenchimento para que o contrato se torne válido.

Imagem 6 - Situação do Contrato
Para completar as opções Pendentes, é necessário que na sequencia, seja preenchida as Guias referentes a cada parte que compõe o contrato.
Conforme as informações são inseridas, o texto com o nome da guia terá a sua cor alterada de preto para verde, destacando as guias que já foram preenchidas.

Imagem 7 - Guias
Clique no nome da guia para expandir. |
Empresas/Grupo de EmpresasEssa guia faz a associação entre as Empresas ou Grupos de Empresas relacionadas ao contrato. Esse cadastro será utilizado no módulo Orçamento. Somente as empresas cadastradas nessa guia poderão receber notas/requisições de serviços utilizando esse contrato. Nos botões Adicionar Empresa e Adicionar Grupo, deverão ser informados quais as Empresas e/ou Grupo de Empresas que tomarão o serviço representado pelo presente contrato. Essas serão consistidas pelo módulo Orçamento, onde somente empresas especificadas nessa guia poderão receber notas de serviço e/ou geração de requisições de serviço utilizando esse contrato. Em um mesmo contrato pode haver empresas e grupos empresariais. Adicione a Empresa ou Grupo de Empesas desejadas.
Imagem 8 - Guia Empresas/Grupo de Empresas Em seguida, clique no botão Salvar Alterações - F4.
Imagem 9 - Salvar alterações |
Objetos
Objeto do contrato é o serviço que está sendo contratado. Para o cadastro do contrato informaremos um texto que é a Descrição do objeto, a Natureza de despesa (naturezas usadas no módulo Orçamento) e o Valor do objeto. O campo Valor poderá ser alterado somente enquanto o Status do contrato não estiver Ativo, portanto, é muito importante que o usuário defina corretamente o valor do objeto. Preencha os campos indicados e na mesma linha, clique no botão Inserir. Em seguida, clique no botão Salvar Alterações - F4 para confirmar as alterações.
Imagem 10 - Guia Objetos |
Fornecedor/Rede de FornecedoresEssa guia faz a associação do Fornecedor que prestará o serviço contratado. Temos como incluir um ou mais fornecedores, por meio do botão Adicionar Fornecedor, e um dos dos fornecedores deverá ser definido como Principal. Por meio do botão Adicionar Rede, é possível ainda incluir Rede de fornecedores, ou seja, fornecedores que fazem parte de um grupo de fornecedores que denominamos Rede. Esse cadastro é realizado no Módulo Max_Cadastro, menu Cadastro, aplicação Rede. É possível incluir Redes e Fornecedores em um mesmo contrato. Se for adicionado mais de um fornecedor ou rede de fornecedores, a coluna Princ. (Principal) exibe a opção Sim/Não apontando qual é o a rede ou fornecedor principal. Se desejar alterá-lo, clique no botão Editar que está ao lado, para determinar qual é o fornecedor Principal e depois em atualizar.
Em seguida, clique no botão Salvar Alterações - F4 para confirmar as alterações.
Imagem 11 - Guia Fornecedor/Rede de Fornecedores |
Supervisores/GestorEssa guia faz a associação do Supervisores para se tornarem os responsáveis pelo contrato. Eles são previamente cadastrados na aplicação Cadastro de Supervisores. Clique no botão Adicionar Supervisor e selecione os supervisores.
Imagem 12 - Adicionar Supervisores Após ter selecionado os supervisores, a coluna Gestor apresenta a opção Sim/Não indicado quem é o Gestor. Caso deseja alterar o Gestor do contrato, clique botão Editar, ao lado, escolha a opção desejada e clique em Atualizar.
Imagem 13 - Alterar Gestor Perceba que no campo Gestor, aparece o nome selecionado para ser o gestor do contrato.
Em seguida, clique no botão Salvar alterações - F4 para confirmar as alterações.
Imagem 14 - Salvar alterações |
ContatosEssa guia faz a associação dos Contatos do contrato, ou seja, as pessoas envolvidas nele. Por exemplo, o colaborador da empresa que fez a negociação das cláusulas contratuais com o fornecedor e a pessoa do fornecedor que realizou o atendimento à empresa. Os contatos da empresa devem ser usuários válidos no sistema TOTVS Varejo Supermercados (linha Consinco), já os de fornecedor são definidos no módulo Max Cadastro, Menu Cadastro, aplicação Fornecedor, aba Contato. Para adicionar um Contato, clique no botão Adicionar Contato. Em seguida, na coluna Tipo de Contato, selecione contato da Empresa ou Fornecedor, e clique no botão Pesquisar (lupa) na coluna Nome.
Imagem 15 - Adicionar Contato Após ter adicionado os contatos referente à Empresa e Fornecedor, clique no botão Salvar Alterações - F4 para gravar as alterações.
Imagem 16 - Salvar alterações |
ValoresEssa guia apresenta vários campos que deve ser preenchido de acordo com as informações desejadas. No campo Tipo de Valor há duas opções, sendo Fixo ou Variável. Se o valor selecionado for fixo, será utilizado como base o valor definido no objeto do contrato, ou a soma dos objetos. Caso o tipo de valor seja Variável será necessário definir em outro campo Variável se a definição dos valores será Global ou por Empresa/Grupo. Após recebida a primeira nota fiscal de serviço, ou gerada a primeira requisição de serviço no contrato não será mais possível realizar alteração nesse campo. Tipo de Valor - FixoNa seleção do Tipo de valor Fixo, o campo Valor Fixo é preenchido automaticamente, sendo apresentado o valor total dos objetos do contrato. Perceba que o campo Valor Fixo é preenchido automaticamente.
Imagem 17 - Tipo de Valor - Fixo Tipo de Valor - Variável - GlobalNa seleção do Tipo de Valor Variável, o campo Variável é habilitado para definir se o valor variável será Global ou por Empresa/Grupo. Caso seja selecionado a Variável Global, o campo Intervalo de é habilitado e os valores deverão ser informados selecionando a faixa mínima e máxima do valor variável. Nesse caso o valor máximo passar a ser o limite do contrato a ser consistido no módulo Orçamento, opção digitação de notas fiscais de serviços e ou requisição de serviços. O Campo %Faturamento é habilitado quando o campo Tipo de Valor for igual a Variável e o campo Periodicidade for igual a Mensal. Esse campo poderá ser configurado quando o campo Variável for Global ou Por Empresa. O percentual informado não poderá ultrapassar o valor do parâmetro dinâmico PERC_FAT_MAX do grupo GESTAO_CONTRATOS_WEB. Continua sendo obrigatório o preenchimento dos valores mínimo e máximo, porém quando utilizado um % sobre o faturamento, caso o valor gerado do % do faturamento for menor que o valor mínimo, será considerado o valor mínimo para geração do título. Caso o valor gerado for superior ao valor máximo, será considerado o valor apurado e não o valor máximo. O valor máximo passa a ser apenas uma estimativa para geração das parcelas (guia Pagamentos) para fins de fluxo de caixa.
Imagem 18 - Tipo de Valor - Variável - Global Tipo de Valor - Variável - Por EmpresaCaso seja selecionada a Variável Por Empresa, será mostrada a interface para inclusão de empresas e seus respectivos intervalos de valor.
Imagem 19- Tipo de Valor - Variável - Por Empresa Caso haja uma multa rescisória, o valor deverá ser informado no campo Vlr. Multa Rescisória, porém esse servirá apenas como uma informação. No campo Qtde Docs. Período, é informada qual a quantidade máxima de documentos a serem recebidos notas fiscais de serviço/requisição de serviço no período. Esse período irá depender da opção selecionada no campo Periodicidade. Calcular Saldo por indica qual campo de data é utilizado para fazer o calculo de saldo disponível de um contrato. Sendo as opções Data de Lançamento e Data de Emissão. O calculo é realizado no momento de inserção de uma Nota Fiscal de Despesa no módulo Orçamento. Clientes que não possuem o parâmetro dinâmico DTA_PARAMETRO_SALDO_DISPONÍVEL configurado exibem como padrão a opção Dta. Emissão selecionada, caso queira alterar essa exibição padrão o parâmetro deve ser alterado. Essa opção só é habilitada quando a Periodicidade do contrato for diferente de Período Contratual.
Imagem 20 - Multa, Período, Saldo Em Periodicidade, são listadas as opções de Mensal à Período Contratual, como é visualizado na imagem abaixo. Esse campo, define como os valores dos campos Qtde. Docs. Período e Tipo de Valor, fixo ou variável, serão definidos. É importante saber que ele é o responsável direto por definir como será composto o limite de valor do contrato a ser considerado no recebimento de notas de serviço e requisições de serviço.
O campo Início Limite Mensal é habilitado somente quando no campo Periodicidade for selecionada qualquer opção diferente de Período Contratual. Trata-se de um campo que contém Mês e Ano. Sua utilização é feita apenas quando a primeira NF do contrato for recebida em um mês/ano diferente (superior) ao mês/ano do início da vigência do contrato, para que os saldos do contrato sejam calculados de acordo com as datas de recebimento efetivo das notas. Caso a primeira NF recebida seja no mesmo mês/ano da data de início da vigência do contrato, esse campo não deverá ser modificado, pois já será alimentado automaticamente com o mês/ano da data de início de vigência.
Imagem 21 - Periodicidade diferente de Período Contratual Abaixo, é mostrado o campo Periodicidade com a opção Período Contratual selecionado e com os campos Calcular Saldo por e Inicio Limite desabilitados. Clique no botão Salvar alterações - F4 para confirmar as alterações.
Imagem 22 - Periodicidade Período Contratual |
ReajustesNessa guia devem ser definidas as informações sobre as alterações que o contrato poderá sofrer conforme combinado com o fornecedor e formalizado no contrato físico. O campo Permite Reajuste é onde deve ser informado se nesse contrato poderá ou não haver reajustes de valores.
Imagem 23 - Permite Reajuste Em Período de Reajuste, Mensal, Bimestral, Trimestral, Semestral ou Anual, este campo define a frequência em que o reajuste deve ser aplicada no contrato, caso o campo Permite Reajuste e Reajuste Automático estejam com a opção Sim selecionada. O Valor Contratual é composto pela soma dos valores dos objetos contratuais, porém quando aplicado reajustes, passa a ser o último valor reajustado. Caso o tipo de valor seja fixo,
Imagem 24 - Período de Reajuste e Valor Contratual O campo Reajuste Automático define se os reajustes desse contrato será realizado automaticamente ou não. O Indicador Financeiro é utilizado na aplicação do reajuste automático. O cadastro de Indicadores Financeiros é realizado na aplicação Cadastro de Indicador Financeiro.
Imagem 25 - Reajuste Automático Se a opção Sim for selecionada no campo Renovar Automático, é definido que o contrato também será renovado automaticamente. Porém, a renovação somente ocorrerá se no ato do reajuste a data Final do contrato estiver ultrapassada. O campo Dta Prevista Reajuste é a data em que ocorrerá o reajuste do contrato. Caso o reajuste seja automático é nessa data que ocorrerá o reajuste. Para o reajuste automático, essa data é necessária devido aos prazos que os indicadores são liberados pelos órgãos regulamentadores, por exemplo: Um contrato tem a vigência de 01/01/2020 à 31/12/2021, e o reajuste é automático e realizado anualmente. Teoricamente, o reajuste deveria ocorrer no próximo dia subsequente à data em que o contrato completa 1 ano, ou seja, no dia 01/01/2021. Porém nessa data, ainda não teria sido divulgado o índice referente ao mês 12/2020, que será utilizado no reajuste. Para sanar esse problema, temos então a data prevista de reajuste, na qual poderemos defini-la como sendo alguns dias após, numa data (exemplo 15/01/2021) em que o índice já tenha sido divulgado e cadastrado na aplicação Cadastro de Variações de Indicadores. Caso o reajuste seja aplicado manualmente, essa data também poderá ser informada, pois ela será utilizada na geração dos alertas enviados por e-mail, por meio da aplicação Configuração de Envio de Alertas. Após realizar os preenchimentos necessários, clique no botão Salvar Alterações - F4 para confirmar as alterações.
Imagem 26 - Renovar Automático e Dta Prevista Reajuste
|
PagamentosEssa guia é opcional, caso deseje utilizá-la, é possível incluir a previsão dos valores a serem pagos do contrato. Escolha a Forma de Pagamento que se pretende utilizar no pagamento do fornecedor de contrato. O Valor Contratual é composto pela soma dos valores dos objetos contratuais, porém quando aplicado reajustes, passa a ser o último valor reajustado. Caso o tipo de valor seja fixo, Para geração do título, o campo Empresa deve estar selecionado, isso porque poderá haver mais de uma empresa no contrato, e como os títulos são gerados com base nas parcelas, e essas não são por empresa, deverá haver uma única empresa para geração dos títulos. Após selecionar a empresa, automaticamente a empresa mãe é capturada.
Imagem 27 - Formas de Pagamento e Empresa. Selecione o Período de Pagamento para gerar as parcelas de acordo com o período escolhido. Indique uma data no campo Dta Início para Pagto, para iniciar o pagamento. Esse campo é utilizado na geração das parcelas automaticamente, quando o botão Gerar Parcelas for utilizado, sendo a primeira data de vencimento dentre as parcelas a ser gerada. Em seguida, no campo, indique a Quantidade de Parcelas que serão criadas. Esse campo também é utilizado no botão Gerar Parcelas. A quantidade de parcelas geradas em tela sempre deverá respeitar esse parâmetro, Há possibilidade de incluir parcelas manualmente. O Campo Pagamento Fracionado só é habilitado quando o campo Período para Pagto estiver selecionada a opção Fracionado. Exemplo: deseja-se realizar pagamento a cada X dias (30/60/90). O campo Quantidade de Parcelas fica desabilitado ao utilizar esse recurso. Após definidos os parâmetros, clique no botão Gerar Parcelas.
Imagem 28 - Campos Pagamentos As parcelas são geradas automaticamente de acordo com as opões definidas. Para Incluir um Pagamento, clique no botão Adicionar Pagamento. Caso queira Excluir um ou mais pagamentos, seleciona a linha do pagamento e clique no botão Excluir Selecionados. É possível também editar as informações das parcelas geradas, basta clicar no botão Editar. Clique no botão Salvar alterações - F4 para confirmar as alterações.
Imagem 29 - Gerar boletos e salvar |
DocumentosNesta guia pode ser incluído todos os documentos ligados ao contrato e que são considerados importantes. Clique no botão Adicionar Documento para preenches os campos necessários.
Imagem 30 - Adicionar Documento No campo Código, clique no botão da Lupa para pesquisar o código do Documento previamente cadastro. Ao selecionar o cadastro, o campo Descrição do Documento será automaticamente preenchido. Escolha o Status do Documento: Pendente ou Entregue. Em seguida, clique no botão Selecionar para anexar o arquivo digitalizado e com extensão .pdf, referente ao Código e Descrição do Documento cadastrado. Para concluir a associação do Documento ao Contrato, clique no botão Inserir.
Imagem 31 - Inserir Documento Após inserir o Documento, repita o mesmo processo se deseja adicionar mais documentos. Clique no botão Salvar alterações - F4 para confirmar as alterações.
Imagem 32 - Salvar alterações Após ter salvado as alterações, clique no botão Visualizar Documento para exibir o arquivo inserido. Será apresentado o Documento na tela. Por meio dos botões, é possível Fazer Download ou Imprimir o documento.
Imagem 33 - Visualizar Documento |
ChecklistNa guia Checklist é possível incluir os itens que merecem uma atenção especial, e que precisam ser controlados através da ferramenta. Os itens de checklist são previamente cadastrados por meio da aplicação Cadastro de Itens de Checklist, e depois incluídos no contrato através desta guia. A coluna Situação tem a função de controlar como o item de checklist está na prática, se Pendente ou Realizado.
Imagem 34 - Colunas Situação e Usuário Inclusão Quando o checklist for obrigatório a linha correspondente ficará na cor vermelha enquanto sua situação for igual a Pendente. Após alterada a situação para Realizado a cor da linha passa para a cor verde. Clique no botão Editar e altere a situação para Realizado, em seguida clique no botão Atualizar.
Imagem 35 - Alterar Situação Clique no botão Adicionar Checklist para adicionar manualmente um item de checklist ao contrato. Em seguida, clique no botão da Lupa para Pesquisar Checklist cadastrado.
Imagem 36 - Adicionar Checklist Após selecionado o item de checklist que deseja adicionar, clique no botão Inserir.
Imagem 37 - Inserir checklist Clique no botão Salvar alterações - F4 para confirmar as alterações.
Imagem 38 - Salvar alterações Será exibido na grade o checklist adicionado.
Imagem 39 - Checklist adicionado |
Nível de Acordo de Serviço - SLACaso haja alguma cláusula contratual que se tenha definido um Nível de acordo de serviço ou SLA, o mesmo deverá ser inserido nessa guia. Caso a inclusão seja feita após o contrato ter sido ativado será gerado um Aditivo no contrato. Clique no botão Adicionar SLA para preencher os campo Descrição SLA.
Imagem 40 - Adicionar SLA Após preenchido o campo Descrição SLA, é inserido o usuário na coluna Usuário Inclusão. Clique no botão Salvar Alterações - F4.
Imagem 41 - Salvar Alterações
|
EventosNessa guia são feitos os lançamentos dos eventos do contrato. Os eventos são cadastrados na aplicação Cadastro de Eventos, e ao associar um evento ao contrato ele realizará alguma ação, conforme o tipo de evento, ação do evento e ação no processo que envolve o contrato, conforme descrito na documentação Cadastro de Eventos. Os eventos são gerados manual ou automaticamente. O evento que estará vigente no contrato será sempre o evento mais recente (o último lançado) e estará em destaque na cor verde. Por exemplo, se foi lançado um evento cuja sua ação é Suspender o status do contrato, e posteriormente foi lançado outro evento cuja sua ação é Ativar o status do contrato, o status que o contrato deve estar é Ativo, pois o último evento lançado possui a ação de ativar o contrato. Ao abrir a guia Eventos, já são listados alguns eventos inseridos automaticamente na grade, a seguir, faremos o passo a passo de como inserir um evento ao contrato manualmente. Registrar eventos ManualmenteClique no botão Adiciona Evento, em seguida, clique no botão da Lupa para Pesquisar Eventos cadastrado previamente na aplicação Cadastro de Eventos.
Imagem 42 - Adiciona Evento Manualmente Após selecionado o Evento, o campo Cód. Evento e Descrição do Evento são preenchidos automaticamente, ficando o campo Justificativa para preenchimento obrigatório manualmente. Clique no botão Inserir para concluir a inclusão. Clique no botão Salvar Alterações - F4, para gravar as alterações realizadas.
Imagem 43 - Inserir e Salvar Alterações Após Salvar as alterações, o último evento adicionado aparecerá no topo da grade na cor verde.
Imagem 44 - Evento adicionado Registrar eventos AutomaticamentePara que os eventos sejam registrados automaticamente ao contrato, é necessária a criação de um JOB no banco de dados contendo o seguinte comando SQL:
|
Data e AssinantesEssa guia faz a associação dos |
Os eventos podem ser registrados manualmente na aplicação Cadastro de Contrato.
Na guia Eventos, o botão Adiciona Evento permite os lançamentos dos eventos pré-cadastrado nesta aplicação de Cadastro de Eventos.
O evento que estará vigente no contrato será sempre o evento mais recente (o último lançado) e estará em destaque na cor verde.

Imagem 5 - Eventos
Para que os eventos sejam registrados automaticamente ao contrato, é necessária a criação de um JOB no banco de dados contendo o seguinte comando SQL:
begin pkg_mcs_contrato.sp_mcs_atualizacontratoaut; commit; end; |
É importante destacar que o intervalo de execução do JOB precisa ocorrer, no mínimo, uma vez ao dia e, de preferência, nas primeiras horas. Para o funcionamento correto do processo, é obrigatória a existência desse JOB. |