O "Classificador Fiscal" é uma ferramenta que será ofertada ao mercado como solução ao grande volume de dados a serem cadastrados no "Configurador de Tributos". Mais do que um facilitador cadastral esta ferramenta será uma oportunidade de compliance fiscal as várias regras de cálculo para os mais diversos segmentos.
Contamos com o parceiro especialista em regras como diferencial para unir tecnologia e normas tributárias, assim este projeto visa unir a Systax (https://www.systax.com.br/) e o Protheus por meio de uma API.
Esta funcionalidade visa atender a necessidade de automatizar as tarefas operacionais e direcionar o conhecimento dos analistas fiscais a tarefas mais nobres como, por exemplo, o planejamento tributário com foco na redução de custos tributários.
A funcionalidade também apresentará as empresas um compliance tributário trazendo mais segurança a tributação aplicada a cada operação fiscal e por consequência as entregas das obrigações acessórias.
A necessidade desta damanda teve como origem os resultados do UX Lab do Configurador de Tributos, durante os processos de entrevista foi possível identificar a "Personas" disposta a invertir em facilitadores de cadastros de regras.
Diante desta necessidade a UX sugeriu um MVP com integração via Web Service consumindo serviços públicos.
Foram feitas diversas pesquisas e não identificamos este tipo de funcionalidade em orgãos públicos, por isto a opção foi captar e desenvolver parceiros para o desenvolvimento de um MVP.
Fluxo de integração:
A integração Systax - TOTVS Protheus tem como premissa de utilização dos cadastros da "Camada de Perfil" como insumo base para envio da REST API de insumos de operações. O REST API de retorno irá alimentar a camada de regras das operações
Uma vez definido o parceiro comercial responsável pelas regras fiscais a serem implementadas, o projeto será executado nas seguintes etapas:
Em Janeiro/2020 com a definição estratégica de seguirmos o projeto do Configurador de Tributos, entendemos para estimular os clientes que já tinham as suas configurações cadastradas a migrarem a estrutura do legado para a nova funcionalidade, seria necessário que oferecêssemos facilitadores.
Durante o primeiro semestre de 2020 buscamos no mercado parceiros, referência em regras de tributação, que tivessem ferramentas de integração destas regras para softwares ERP. Durante este processos 4 parceiros foram avaliados e entendemos que a Systax seria a mais aderente a nossa realidade.
No decorrer do segundo semestre/2020 evoluímos a estrutura do Configurador de Tributos a fim de iniciarmos os processos desta funcionalidade no primeiro semestre 2021.