De acordo com dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), estima-se 46 novas alterações ou normas tributárias são publicadas diariamente. Manter cadastro e regras atualizadas torna o trabalho de quem atua na área fiscal e tributária de empresas um verdadeiro desafio.

A proposta é a criação de um "Classificador Fiscal", uma ferramenta que será ofertada ao mercado como solução ao grande volume de dados a serem cadastrados para atender as normas tributárias brasileiras.

A proposta é encaminhar a camada de informações cadastrais como os perfies de produtos, participantes e operação existente na funcionalidade "Configurador de Tributos"e receber informações para alimentar a camada de regras desta mesma funcionalidade.

Mais do que um facilitador cadastral, esta ferramenta será uma oportunidade de compliance fiscal as várias regras de cálculo para os mais diversos segmentos e um oportunidade de adequação rápida do sistema as diretrizes de reforma tributária brasileira.

Neste projeto contamos com o parceiro especialista em regras tributárias, com diferencial para unir tecnologia e normas tributárias. A arquitetura prevê uma integração entre a Systax (https://www.systax.com.br/) e o Protheus por meio de uma API que transitará a camada de perfils e regras. 

Benefícios

Esta funcionalidade visa atender a necessidade de automatizar as tarefas operacionais e direcionar o conhecimento dos analistas fiscais a tarefas mais nobres como, por exemplo, o planejamento tributário com foco na redução de custos tributários.

A funcionalidade também apresentará as empresas um compliance tributário trazendo mais segurança a tributação aplicada a cada operação fiscal e por consequência as entregas das obrigações acessórias.

Análise de Usabilidade - UX Lab

A necessidade desta damanda teve como origem os resultados do UX Lab do Configurador de Tributos, durante os processos de entrevista foi possível identificar a "Personas" disposta a invertir em facilitadores de cadastros de regras. 

Diante desta necessidade a UX sugeriu um MVP com integração via Web Service consumindo serviços públicos.

Foram feitas diversas pesquisas e não identificamos este tipo de funcionalidade em orgãos públicos, por isto a opção foi captar e desenvolver parceiros para o desenvolvimento de um MVP.



Fluxo de integração:

A integração Systax - TOTVS Protheus tem como premissa de utilização dos cadastros da "Camada de Perfil" como insumo base para envio da REST API de insumos de operações. O REST API de retorno irá alimentar a camada de regras das operações 

Entregavéis:

Etapas de evolução do Projeto:

Uma vez definido o parceiro comercial responsável pelas regras fiscais a serem implementadas, o projeto será executado nas seguintes etapas:

  1. Protótipo de comunicação de envio;
  2. Protótipo de comunicação de retorno;
  3. Avaliação técnica de aderência das funcionalidades - Systax x Protheus;
  4. Avaliação técnica de comunicação de dados e segurança, com foco nas funções da Engenharia Totvs;
  5. Estimativa de investimento para o desenvolvimento da solução;
  6. Definição de estratégia de comercialização;
  7. Plano de negócio, focando a viabilidade comercial da solução;
  8. Desenho de interface da solução em protótipo visual;
  9. Validação da usabilidade da solução proposta com clientes TOTVS (proposta de validação de prototipo UX);
  10. Estimativa de conclusão do projeto;
  11. Definição de responsabilidade de desenvolvimento TOTVS - Systax;
  12. Definição de responsabilidade de atendimento a funcionalidade TOTVS - Systax;
  13. Definição de responsabilidade de manutenção e evolução da funcionalidade;
  14. Apresentação do projeto para desenvolvimento;
  15. Desenvolvimento efetivo do produto final;
  16. Documentação escrita e HowTo;
  17. Treinamento time de desenvolvimento;
  18. Treimento time de suporte (Equipe Cálculos).


Histórico:

Em Janeiro/2020 com a definição estratégica de seguirmos o projeto do Configurador de Tributos, entendemos para estimular os clientes que já tinham as suas configurações cadastradas a migrarem a estrutura do legado para a nova funcionalidade, seria necessário que oferecêssemos facilitadores. 

Durante o primeiro semestre de 2020 buscamos no mercado parceiros, referência em regras de tributação, que tivessem ferramentas de integração destas regras para softwares ERP. Durante este processos 4 parceiros foram avaliados e entendemos que a Systax seria a mais aderente a nossa realidade. 

No decorrer do segundo semestre/2020 evoluímos a estrutura do Configurador de Tributos a fim de iniciarmos os processos desta funcionalidade no primeiro semestre 2021.