Possuir acesso ao módulo Contábil e suas aplicações.
Realizar a configuração do LALUR - Empresa.
Após definir o tipo de apuração à qual a empresa esta sujeita, você deverá configurar o LALUR para Lucro Presumido.
A configuração é única por Plano de Contas cadastrados, ou seja, se houverem duas ou mais Matrizes distintas que utilizem o mesmo plano de contas, e estão sujeitas ao mesmo regime de tributação, a configuração do LALUR será realizada uma única vez.
Acesse o Módulo Contábil, clique no menu Configuração, em seguida clique em Lucro Presumido.
Configure todos os campos conforme conceitos abaixo:
Informar a alíquota de IRPJ à qual a empresa está submetida, sem considerar a alíquota adicional.
Informar a alíquota de CSLL à qual a empresa está submetida.
Informar a alíquota adicional do IRPJ que será aplicada somente quando a base de cálculo ultrapassar o valor especificado no campo Aplicar adicional a partir.
Valor base mensal que a alíquota adicional IRPJ será aplicada.
Os códigos SPED de IRPJ e CSLL são cadastrados por meio da aplicação LALUR - Tabelas Padrão SPED.
Caso hajam operações cujos percentuais de presunção sejam diferentes, haverá necessidade de criar um novo registro, informar os percentuais de presunção e vincular as contas e códigos das tabelas de SPED ao novo registro criado.
Na aba Ajustes da Base de Cálculo possibilita ao usuário criar registros que realizarão Adições e/ou Exclusões na base de Cálculo dos impostos. Após criar os registros, o usuário deverá vincular a cada registro criado as respectivas contas, para que seus saldos possam ser transportados para a apuração.
Os códigos SPED de IRPJ e CSLL são cadastrados por meio da aplicação LALUR - Tabelas Padrão SPED..
Após definir quais contas irão compor a Parte A do LALUR é necessário que esses Impactos sejam associados aos lançamentos contábeis para que os saldos desses lançamentos possam compor o saldo dos Impactos do LALUR a serem demonstrados na Apuração IRPJ/CSLL.
O vínculo poderá ser realizado em dois momentos distintos, são eles:
Na aba Deduções o usuário deverá criar o registro de cada uma das deduções legais a que possui direito, sejam elas para o IRPJ, CSLL ou ambos.
Regras: 1. Caso a dedução atenda somente a um imposto, o usuário deverá informar o código das tabelas de SPED apenas referente ao imposto amparado.
2.Quando a dedução atende aos dois impostos, o usuário deverá criar apenas um registro e informar os códigos das tabelas do SPED dos dois impostos.
Nas deduções não será possível vincular contas, pois o saldo a deduzir deverá ser informado pelo usuário manualmente no momento da apuração.
Os códigos SPED de IRPJ e CSLL são cadastrados por meio da aplicação LALUR - Tabelas Padrão SPED.
Na aba Contabilização o usuário poderá definir como serão contabilizadas as partidas correspondentes à escrituração dos Impostos (IRPJ e CSLL), Adicionais (IRPJ) e Deduções.
Observação: Embora possam ser definidas previamente as partidas, ao realizar a apuração dos impostos, o usuário poderá definir manualmente uma contabilização distinta da cadastrada nas configurações
<!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics --> <script async src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=UA-189683747-1"></script> <script> window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-189683747-1'); </script> |