A Tabela de Faixa Salarial deve ser cadastrada com dados referentes à remuneração paga pela empresa, para que seja possível uma comparação com a pesquisa salarial efetuada em outras empresas e para verificar se a remuneração praticada está de acordo com a média de mercado.

As tabelas podem ser informadas ou calculadas, sendo que:

• Informadas
As informações da tabela salarial são digitadas conforme a necessidade da empresa e os valores podem ser definidos por "intervalos" ou "valores exatos".

• Calculadas
As informações da tabela salarial são geradas pelo sistema, sendo considerados os cargos e pontos do cargo.

Exemplo:

Considerando que o "Cargo A" tenha 100 pontos e o "Cargo B" 500 pontos, o sistema considera a pontuação e distribui dentro dos níveis e da faixa.

Os valores definidos nas faixas salariais, podem ser atribuídos automaticamente, no campo "Salário" do Cadastro de Funcionários, mediante a configuração do parâmetro MV_FUNCARG. Se definido como "C" (Cargo), a faixa salarial definida para o cargo informado no cadastro desse funcionário será informada no campo "Salário".

Caso contrário, se definido como "F" (Função), padrão do sistema, o salário informado será aquele cadastrado para a função selecionada para o funcionário, no campo "Cód. Função", conforme Cadastro de Funções.

A fim de manter o histórico salarial das tabelas, está disponível o parâmetro MV_HISTSAL, ou seja, permite criar. tabelas salariais sob o mesmo código, desde que sob datas e valores de referência distintos. Caso contrários, as tabelas devem ser criadas sob códigos diferentes.

Para definir a exibição de campos nas colunas da tabela salarial, que tenham sido criados manualmente, está disponível o parâmetro MV_CPOFAI, que deve conter em seu conteúdo o nome desses campos, separados por vírgula.

Exemplo:

Suponha a criação manual dos campos % Dissídio Anterior" (RB6_DISSANT) e "% Dissídio Atual" (RB6_DISSAT). Para que sejam apresentados como colunas na Geração de Tabela Salarial, devem ser informados no parâmetro MV_CPOFAI, pelo ambiente Configurador, da seguinte forma:

Nome

MV_CPOFAI

Conteúdo

RB6_DISSIANT, RB6_DISSIAT

E, na tela de manutenção da Tabela Salarial, é apresentado:

Nível

Coeficiente

Faixa 1

% Dissídio Anterior

% Dissídio Atual

01

1,0000

1.200,00

5,27

4,35


Procedimentos

Para gerar a tabela salarial:

1. Em Gerar Tabela, selecione Incluir.
Será apresentada uma tela onde deve-se definir a geração da tabela, se:

• Informada
• Calculada
2. Selecione a opção desejada, conforme explicação no enunciado deste tópico.
3. A seguir é apresentada a janela de parâmetros, onde deve-se definir, independente da forma de geração da tabela, alguns parâmetros, dos quais destaca-se:
• Utiliza Pontos?
Selecione a opção "Sim" para que sejam apresentadas no cadastro da tabela as colunas "Ptos. Mínimos" e "Ptos. Máximos", ou "Não", caso contrário.

Exemplo:

Nível

Coeficiente

Faixa 1

Ptos. Mínimos

Ptos. Máximos

01

1,0000

841,86

100,00

200,00

02

1,0413

876,63

201,00

300,00

03

1,0630

894,93

301,00

400,00

04

1,0848

913,23

401,00

500,00


4. Preencha os demais parâmetros conforme orientação dos helps.
5. Reajuste, serve para reajustar a tabela salarial com os novos valores e/ou coeficientes de cálculo informados.
Acione-o conforme necessidade.

6. Confira os dados e confirme a inclusão.
7. As tabelas são classificadas conforme legenda.
8. Em Ações Relacionadas, está disponível a opção "Simular Reajuste".
Acione-a conforme necessidade.