Reajuste dos contratos

Os contratos de aluguel são registrados no módulo de ativo imobilizado, no programa fas012aa (contrato de leasing). Estes contratos normalmente tem prazos maiores, de 05 ou até 10 anos. O detalhe é que estes contratos sofrem reajustes periódicos, de acordo com algum indicador de inflação, normalmente o IGPM. Quando os contratos são registrados, já fazemos o cálculo do valor presente do contrato, com base nos valores da implantação do mesmo. Estes valores são registrados no ativo imobilizado, como direito de uso e no passivo como encargos a pagar (juros embutidos no contrato).

Então, quando o contrato sofrer os reajuste, o valor do imobilizado teoricamente vai aumentar, pois aumentando o valor da parcela mensal, terá um pequeno aumento no imobilizado, bem como nos encargos. Lembrando que para o valor do aumento também deve ser calculado o valor presente, conforme é feito na implantação do contrato, separando o valor do imobilizado (direito de uso) do passivo (encargos).

Para atender a esta necessidade, foi disponibilizado um novo botão na tela base do contrato de leasing (fas012aa), chamado “Reajuste”.


Ao acessar este botão, será apresentada a tela:



Detalhe dos campos da tela:

Tipo Reajuste:

Parcelas Diferentes: Utilizado para os casos em que ao negociar o reajuste do contrato, algumas parcelas geradas tenham valor diferente. Ao marcar este parâmetro, será habilitado o botão “Parcelas”, para informar o valor e o número de parcelas de acordo com os valores negociados. Ex.: ao fazer o reajuste ainda restavam no contrato 36 parcelas, sendo que na negociação ficou acertado o seguinte: o valor normal do aluguel seria de R$ 5.000,00, mas por algum motivo, as primeiras seis parcelas teriam um valor menor, de R$ 4.000,00. Então ao acessar o botão Parcelas, deverá ser informado da seguinte forma: 

Neste caso o percentual de reajuste não poderá ser informado, pois o programa gerará as parcelas exatamente conforme informado


Após informados todos os campos, ao clicar no botão OK, será calculado o reajuste, gerando os registros necessários à correta contabilização das movimentações ocorridas, confome segue:

Obs: Estas informações podem ser consultadas no programa de consulta de contratos (FAS213AA), através do botão “Reajuste”.



Atenção: Para os contratos que têm parcelas geradas no contas a Pagar, deverá ser executada a rotina de geração dos títulos novamente. Dessa forma serão gerados os Valores a Maior ou a Menor nos títulos.