Resumimos abaixo as recomendações e informações relevantes para migração do seu ambiente Oracle Database para a versão 19c que sustentam a linha de produto Consinco.


> A partir da versão 12.2 a Oracle impôs uma limitação de CPU para a licença Standard, assim, se houver mais CPU (threads) na máquina do que essa limitação, o Oracle não utilizará na instância e caso haja demanda dos usuários poderá haver contenção afetando o desempenho das aplicações. Portanto, ambientes Oracle Standard que estão em 11g e irão migrar para versões superiores, como a 19c, é importante atentar-se ao consumo atual de CPU para verificar se atinge essa limitação. Seu DBA poderá orientá-lo quanto a isso, caso ainda não esteja ciente.

> Na versão 19c não é mais suportado caminhos absolutos para leitura e escrita de arquivos no Oracle, sendo necessário obrigatoriamente trabalhar com objetos de diretórios. O ERP já está preparado, portanto, basta o DBA mapear os diretórios existentes atualmente no Oracle para exportação e importação de arquivos (se utilizar) e criar os objetos de diretórios com base nestes caminhos. Você deverá atualizar as configurações das rotinas no ERP que utilizam estes caminhos substituindo o caminho pelo nome criado pelo DBA.

> No 19c o recurso de job foi descontinuado, e os jobs existentes são automaticamente migrados para scheduler, que tem a mesma finalidade. Porém, recomenda-se evitar a migração automática, dando preferência para migração manual antecipada, ou seja, migrar os jobs para schedules antes de migrar para a versão 19c.

> A senha do owner CONSINCO no banco de dados deve estar obrigatoriamente em maiúsculo.

Sobre testes e homologação, é sempre indicado que o cliente valide no novo ambiente as principais rotinas críticas da operação (recebimento, emissão nfe, preço, carga pdv, baixa de pdv, apurações fiscais) antes de migrar efetivamente para o ambiente de produção. Neste caso, ocorrências detectadas neste período de validação podem ser reportadas ao suporte Consinco para análise, se ocorrerem.

Deve-se manter o Oracle Client 11g nas estações de trabalho dos usuários, uma vez que o Oracle Client 12 e 19 ainda não são suportados. Basta apontar o TNSNAMES para o novo ambiente que as aplicações