O processo de Pós Faturamento do Techfin Mais Negócios permite realizar algumas manutenções nas parcelas em aberto na Plataforma Techfin. Alguns destes processos são realizados direto na Plataforma e tem um reflexo no ERP Datasul. O Pós Faturamento do Techfin Mais Negócios é dividido em Prorrogação, Bonificação, Devolução e Liberação NCC.
A Prorrogação, permite você realizar a alteração de vencimento das parcelas a serem pagas pelo seu cliente na modalidade Mais Negócios. Este processo será realizado através da Plataforma Techfin, acaba gerando um custo para a Empresa.
No ERP Datasul este custo acaba sendo integrado via plataforma e gera um lançamento de saída na Conta Corrente de Controle na conta contábil Débito Padrão com base no Tipo de Transação Caixa Taxa da Prorrogação informado nos Parâmetros do Financeiro.
A Bonificação, permite você realizar um desconto em alguma parcelas a serem pagas pelo seu cliente na modalidade Mais Negócios. Este processo será realizado através da Plataforma Techfin, e irá gerar um desconto no valor a receber da Supplier. Hoje este procedimento não gera custo para a Empresa.
No ERP Datasul este desconto acaba sendo integrado via plataforma e gera um lançamento de saída na Conta Corrente de Controle na conta contábil Débito Padrão com base no Tipo de Transação Caixa Desconto da Bonificação informado nos Parâmetros do Financeiro.
A Devolução de Clientes dentro do Mais Negócios é lançada via módulo de Recebimento no ERP Datasul, este processo sempre gerará uma Antecipação para o cliente no Contas a Receber. Se alguma das parcelas do cliente ainda possuir saldo em aberto a ser recebido pela Supplier, o valor da devolução gerará uma atualização do valor dela, reduzindo o valor a ser pago pelo cliente. Caso ocorra a atualização do saldo de alguma parcela, este mesmo valor será descontado da antecipação (crédito cliente) gerada no processo de devolução via Recebimento.
Este desconto gerado nas parcelas em aberto na Supplier, é integrado via plataforma e gera uma movimentação de Acerto de Valor a Menor (AVA Menor) na Antecipação gerada no processo de Devolução de Clientes. Este AVA Menor utiliza a conta contábil Débito Padrão com base no Tipo de Transação Caixa Valor da Devolução parametrizado no Parâmetros do Financeiro. E utiliza a mesma conta contábil para gerar um lançamento de saída na Conta Corrente de Controle informado nos Parâmetros do Financeiro.
Além do Acerto de valor na Antecipação este processo acaba gerando um estorno da taxa cobrada na Confirmação do Faturamento Mais Negócios, conforme indicado na documentação do Processo Financeiro. Este estorno de taxa original, gera um lançamento na Conta Corrente de Controle na conta contábil Crédito Padrão com base no Tipo de Transação Caixa Taxa Original da Devolução informado nos Parâmetros do Financeiro.
Por fim este processo de Devolução gera custo para a Empresa e no ERP Datasul gera um lançamento de saída na Conta Corrente de Controle na conta contábil Débito Padrão com base no Tipo de Transação Caixa Taxa da Prorrogação informado nos Parâmetros do Financeiro.
O processo Liberação NCC, irá liberar o saldo de Antecipação gerada pelo processo de devolução clientes para movimentação no módulo de Contas a Receber. A partir da sua liberação é possível utilizar o saldo dela para abatimento contra possíveis créditos existentes do cliente.
FAQ - Perguntas Mais Frequentes - Atendimento
Como identifico se a Antecipação é do Processo Pós Faturamento do Mais Negócios e se ela está Bloqueada ou não para movimentação no Contas a Receber?