Integração do GPU (Gestão de Protocolos Unimed) com o GIU (Gestão Institucional Unimed), plataforma que possibilita o acesso às ferramentas institucionais do sistema da Unimed.
O processo na utilização dos programas continuará o mesmo, apenas as configurações do sistema precisam ser ajustadas. Também é necessário ressaltar que essa implementação é expedida juntamente com o TOTVS12, não sendo mais necessário atualizar a aplicação externa FOUNDATION.
Para realizar a integração do GPU com GIU, necessário adicionar as informações no programa Central de Integrações Saúde Planos (hgp.integrationsParams) na opção de menu GPU.
Para demais informações, consultar a documentação da Central de Integrações Saúde Planos.
Conforme a Unimed do Brasil define, os servidores do cliente que receberão as requisições do ambiente da Unimed necessitam ter o certificado HTTPS. Vale ressaltar que a configuração ao acesso dos endpoints no ambiente local deverá ser verificada com a própria Unimed do Brasil (são eles que cadastram essas informações).
Para maiores informações de instalação e configuração de um certificado HTTPS, verifique Datasul com HTTPS para JBOSS ou Datasul com HTTPS para TOMCAT.
Observação: Os certificados não podem ser autoassinados e, além disso, devem estar na data de validade para correta integração. |
Essa sessão é somente para os clientes que migraram o TOTVS12 para rodar no servidor de aplicação TOMCAT, e não mais o JBOSS.
Os endpoints para o ambiente TOMCAT devem ser parametrizados da seguinte forma: /totvs-hgp-webservices/gpu/v1/acao
Os serviços e endpoints disponíveis estão na sessão Serviços e Endpoints.
Exemplos:
Para correta configuração do ambiente TOMCAT, os passos estão descritos na documentação Configurar servidor de aplicação TOMCAT.
Essa sessão é somente para clientes que ainda utilizar o servidor de aplicação JBOSS para rodar o TOTVS12.
Os endpoints para o ambiente JBOSS devem ser parametrizados da seguinte forma: /healthmanagementwebservices/rest/gpu/acao
Os serviços e endpoints disponíveis estão na sessão Serviços e Endpoints.
Exemplos:
Para correta configuração do ambiente JBOSS, os passos estão descritos na documentação Propriedades do Sistema - SSO (JBOSS).
Para parametrização na Unimed Brasil, deverão ser colocados os serviços com seus endpoints respectivos (com a URL completa, como descrito acima nos exemplos para Ambiente TOMCAT e Ambiente JBOSS).
Para detalhes de cada serviço, sua descrição está na sessão Endpoints.
Serviço | Endpoint |
Solicitar Protocolo | solicitar-protocolo |
Responder Atendimento | resposta-atendimento |
Cancelar Protocolo | cancelamento |
Complementar Protocolo | complemento-protocolo |
Consultar Status do Protocolo | consulta-status |
Consultar Histórico do Beneficiário | consulta-historico |
Encaminhar Execução | encaminhar-execucao |
Observação: Os endpoints não-cliente não foram implementados no GPS. Conforme manual da Brasil e Webinar realizado pelos mesmo, foi entendido que eles são relacionados a "Compra de Planos", assim não teriam relação a ocorrência do CRM ou outros processos do GPS. Dessa forma, as integrações devem ser feitas com seus respectivos portais para aquisição de planos. Caso, algum cliente tenha um entendimento diferente ou uma sugestão de processo que podem ser integradas a esses serviços, pedimos que utilizem a Central Colaborativa para quem a sugestão seja analisada e discutida com todos clientes. |
Conforme a URL a ser preenchida no campo Endpoint de validação do token na tela Central de Integrações Saúde Planos, esta é utilizada para realização da autenticação reversa com o GPU.
Dessa forma, como as requisições provenientes do GIU possuem o bearer token e o cookie da solicitação, estes valores serão autenticados na URL parametrizada. Caso o status retornado seja diferente de 200 (STATUS OK) a requisição irá retornar erro impedindo o processamento da solicitação, caso contrário o fluxo irá prosseguir normalmente.
Foram adicionados os novos campos nas telas de Manter Motivos de Atendimento (hmr.CallMotiveView) e Manter Categorias de Atendimento (hmr.CallCategoryView), sendo eles:
Envia uma mensagem para a Unimed de uma manifestação de um beneficiário, cujo retorno é um protocolo conforme padrão ANS.
Envia mensagem para a Unimed relativo à resposta de manifestação de seu beneficiário.
Envia uma mensagem para a Unimed que cancela o atendimento.
Receber uma solicitação para complementar uma ocorrência, com isso, é possível também fazer a associação dela com uma guia de autorização.
Envia uma mensagem para a Unimed referente à consulta de status de um protocolo existente.
Envia uma mensagem para a Unimed referente à consulta do histórico de protocolos do beneficiário.
Envia uma mensagem da Unimed Origem do Beneficiário para a Unimed Repasse resolver uma manifestação (conforme acordo prévio entre as Singulares). No cenário descrito, a Unimed Origem já enviou o número do Protocolo para a Unimed Solicitante e apenas está encaminhando a manifestação para resolução da Unimed Repasse.
<!-- esconder o menu --> <style> div.theme-default .ia-splitter #main { margin-left: 0px; } .ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left { display: none; } #main { padding-left: 10px; padding-right: 10px; overflow-x: hidden; } .aui-header-primary .aui-nav, .aui-page-panel { margin-left: 0px !important; } .aui-header-primary .aui-nav { margin-left: 0px !important; } </style> |