O envio do Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTE) customizado por e-mail, é algo comum no dia a dia dos Clientes Totvs que utilizam o SIGATMS.
Por este motivo, identificamos que esta melhoria poderia impactar de maneira positiva todos os clientes que necessitam desta solução.
Então, foi desenvolvido em conjunto pelas áreas SIGATMS e TSS melhoria para disponibilizar a distribuição automática do DACTE por e-mail utilizando o Job AutoDistMail.
O Job AutoDistMail já realizava a distribuição automática do DANFE por e-mail e fará também, caso seja configurado a distribuição automática do DACTE.
A distribuição automática do DANFE ou DACTE necessita obrigatóriamente que TSS 3.0 esteja configurado para o ambiente. |
O Protheus TMS realizará o envio do DACTE Customizado para o e-mail cadastrado somente para o Cliente Devedor, quando no cadastro do Cliente (SA1) o campo e-mail (A1_EMAIL) esteja preenchido com um e-mail válido. |
1. | 2. |
3. | 4. |
Para que a DACTE Customizada gerada pelo RDMake RTMSR35 seja enviada por e-mail é necessário que no campo “Enviar DACTE por e-mail” esteja preenchido com a opção “2-Enviar DACTE do ERP”. |
Dependendo da quantidade de empresas que utilizarão o processo é necessário reavaliar o valor da configuração do ExpirationTime. |
O processamento será feito apenas para os Documentos de Clientes para Transporte (CT-es) autorizados pela SEFAZ.
O Serviço de Distribuição Automático do DACTE Customizado por e-mail utiliza os métodos do TSS (ER_DocumentoAuxiliar_ERP_Enviada_por_E_mail_NFE_CTE).
O Protheus TMS realizará o envio do DACTE Customizado para o e-mail cadastrado para o Cliente Devedor, portanto é necessário que no cadastro do Cliente (SA1) o campo E-MAIL (A1_MAIL) esteja preenchido com um e-mail válido.
Após a inclusão do Documento de Transporte, realizado o Cálculo do frete e posteriormente a transmissão e autorização pela SEFAZ, durante o processamento da rotina para envio do e-mail na pasta Protheus_Data será criada a pasta "DacteTemp”.
Na pasta DacteTemp, serão criadas pastas para cada uma das empresas/filiais que estiverem configuradas no Job, estas pastas servem para gravar temporariamente o arquivo PDF do DACTE Customizada para que desta forma seja possível o envio do DACTE Customizado anexada ao e-mail.
Após a geração dos arquivos PDF e o envio do e-mail, os arquivos PDF serão excluídos do diretório para evitar o consumo desnecessário de disco.