O objetivo deste guia é ajudar os membros da equipe a entender a composição do projeto e como nos organizamos para planejar e desenvolver o TAF TSI. A documentação oficial publicada para os clientes consta em TSI - TAF Service Integration.

Projeto Interno

O projeto consta no diretório: .../Master/Fontes/TAF/Integração/TSI, sendo composto por fontes na raiz (genéricos) , subpasta ERP (extração dos módulos do protheus) e subpasta TAF (APIS que fazem operações nas tabelas legados do TAF).
O controle com o nome dos fontes fica no docs.google \Tabelas TAF
Atualmente o pacote centralizador do TSI no AtuSx é o 009134( release 33). Pacote release anterior 007859.
Pontos de melhorias, dúvidas ou discussões sobre a execução, podem ser colocados no dontpad do TSI, para posterior criação de issues\inovações no produto.

Divisão na execução

Quando é necessário criar um novo leiaute no TSI, precisamos trabalhar em alguns pontos, são eles:

  1. Extração do ERP 
    Aqui é contemplado a regra de extração apenas do ERP Protheus, que em muitos casos a(s) regra(s) consta(m) nos extratores:
    extrator fiscal (...\Master\Fontes\Livros Fiscais\Extrator\ExtFisxTaf.prw),
    extrator financeiro(...\Master\Fontes\Adm\FINA989.prw) ou
    extrator contábil (...\Master\Fontes\Adm\ECD\CTBS001.prw e CTBS103.prw).

    1.1. Entender e elaborar a regra de extração.
    1.2. Nessa etapa são levantados todos os campos necessários na extração,  planilha interna com layout drive.google \ Layout TAF.xlsx
    1.3. Aqui também é necessário utilizar o pacote centralizador do TSI no atusx, para criar o campo STAMP na tabela legado do SIGATAF.
    1.4. Conforme DOD dessa tarefa, aqui também é esperado a geração do JSON com o conteúdo dos campos do layout nas tags pré definidas para integração.
    1.5. Controle do Stamp criado na Tabela do ERP e Mecanismo de validação do STAMP entre Protheus x TAF finalizado.

  2. Integração TAF (+ Hash )
    Etapa onde o layout já está sendo extraído pelo TSI (geração do json mencionado na etapa 1.4) e agora será construído a integração das informações para o TAF.

    2.1. Construir Hash do JSON para o TAF (pai, filho e netos).

    2.1. Realizar o processo de gravação dos dados através de um mecanismo que irá receber o JSON e realizar a integração com o TAF.
    Colocar aqui os motores << >> #todo

  3. Construção de APIS
  4. Open API
  5. Schedule

Execução

Os procedimentos abaixo devem ser executados após publicação de nova versão da aplicação. Existem duas alternativas, utilizando os artefatos gerados na própria publicação do projeto, ou manualmente, sincronizando o repositório do servidor em sua máquina local:

Utilizando artefatos da publicação

Imagem 1 - Diretório coverage, localizada ao mesmo nível que a pasta do projeto TAF-THF, e que deve ser atualizada com os arquivos do coverage.zip da última publicação.


Imagem 2 - Arquivo coverage.zip da última publicação, que deve ser utilizado para substituir os arquivos no diretório coverage da sua máquina local.

Caso esta operação seja realizada com sucesso, deve ser apresentado uma mensagem similar a imagem abaixo:

Consultando Dashboard TAF do Futuro é possível analisar os dados atuais do projeto.

Sincronizando repositório do servidor

Após a execução dos testes, caso sejam bem sucedidos, a pasta coverage, localizada ao mesmo nível que a pasta do projeto TAF-THF, será atualizada com os arquivos de métricas.

Caso esta operação seja realizada com sucesso, deve ser apresentado uma mensagem similar a imagem abaixo:

Consultando Dashboard TAF do Futuro é possível analisar os dados atuais do projeto.