Índice

Objetivo

A Consulta Gerencial de Mão de Obra permite facilitar a gestão da Mão de obra, através de relatórios, gráficos, diversos tipos de análise (Ociosidade, Eficiência, Distribuição e Utilização), visualização por Centro de Custo, Especialidade e Funcionários, além do filtro por períodos e tipo de custo.

A rotina é composta por duas seções, a primeira apresenta todos os resultados da busca realizada, e a segunda traz detalhes sobre o item selecionado da primeira seção.

Página Inicial

A rotina de Consulta de Mão de Obra é composta por duas seções, que são preenchidas a partir do filtro realizado nos parâmetros de entrada:


Os tipos de análise que a consulta permite são:

  • Ociosidade: Facilita a análise das horas da equipe de manutenção, permitindo a visualização das horas produtivas, improdutivas e horas não reportadas em manutenção.
  • Eficiência: Permite analisar se o tempo de atendimento está de acordo com o programado. São apresentadas as horas previstas, realizadas e horas extras.
  • Distribuição: Possibilita a análise da distribuição dos trabalhos de manutenção pelos planejadores e a verificação da prioridade das Ordens de Serviço, quantidade de O.S. aberta, distribuída e impedida.
  • Utilização: Análise das horas aplicadas em manutenção, diferenciando o tempo disponível da equipe que foi direcionada para manutenções do tipo preventiva ou corretiva.

O usuário irá informar o período desejado para que sejam filtrados os dados. Para a análise que envolve Ordem de Serviço, o filtro será feito a partir dos campos “Data Início” (TL_DTINICI) e “Data Fim” (TL_DTFIM) nas quais foram reportados insumos do tipo Mão de obra. Para os reportes de horas que não possuem ordens de serviço, o filtro será feito a partir dos campos “Dt. Início” (TTL_DTINI) e “Dt. Fim” (TTL_DTFIM).

É possível selecionar a consulta de período único ou detalhado:

  • Único: Fará com que todos os dados semelhantes sejam agrupados sem quebra por períodos.
  • Detalhado: Todos os dados semelhantes serão agrupados por períodos mensais, respeitando o intervalo de datas definido no parâmetro Pesquisar entre.

As diferentes formas de visualização dos dados da consulta são:

  • Centro de Custo: Os dados da seção superior serão agrupados e ordenados pelo centro de custo, em forma crescente. Para utilizar este tipo de visualização, o tipo de análise precisa ser diferente de Distribuição.
  • Especialidade: Os dados serão agrupados e ordenados pela especialidade dos funcionários que tiveram reportes, tanto na STL - Detalhes da Ordem de Serviço como na TTL - Reporte de Horas de Mão de Obra. Para utilizar este tipo de visualização, o tipo de análise precisa ser diferente de Distribuição.
  • Funcionário: Os dados serão agrupados e ordenados pelo código dos funcionários que tiveram reportes, tanto na STL - Detalhes da Ordem de Serviço como na TTL - Reporte de Horas de Mão de Obra. Para utilizar este tipo de visualização, o tipo de análise precisa ser diferente de Distribuição.
  • Prioridade: Permite filtrar por prioridade da Ordem de Serviço. Para utilizar este tipo de visualização, o tipo de análise deve ser por Distribuição.
  • O.S.: Permite filtrar por Ordem de Serviço. Para utilizar este tipo de visualização, o tipo de análise deve ser por Distribuição.
Caso o tipo de análise seja diferente de Distribuição, será possível realizar um filtro de Centros de Custo, Especialidades ou Funcionários a serem contemplados na consulta, dependendo do preenchimento do parâmetro Visualizar por.

Permite escolher o tipo de custo desejado:

  • Médio: Quando selecionada essa opção, qualquer cálculo de custos referente aos funcionários será feita com base no valor do campo "C. Unitário" (B2_CM1), informação que será possível através do centro de custo do funcionário da manutenção (T1_CCUSTO).
  • Standard: Essa opção calculará os custos com base no campo "Salário Hora" (T1_SALARIO) do funcionário da manutenção.









O cabeçalho é a parte da rotina reservada para fornecer as informações de número da Ordem de Serviço, Plano, Serviço, Bem ou Localização, Prioridade e o status desta O.S.. O cabeçalho sempre é exibido, independente de qual seção está sendo visualizada.

Através da lupa de pesquisa () é possível realizar o filtro das Ordens de Serviço pelo seu número, pelo código do Plano de Manutenção ou pelo Bem/Localização. Nessa consulta, também é possível fazer a visualização da O.S. antes da sua seleção. 

A O.S. visualizada pode assumir oito status diferentes, cada um deles representados por uma cor. Para visualizar a legenda do status da O.S., basta clicar no círculo colorido do campo Status.

Quando a Ordem de Serviço não possuir nenhuma tarefa, o Gantt de Tarefas não será exibido. Nesse caso, ao acessar a rotina de Consulta de O.S., será exibida a seção secundária (Informações da O.S.).

O Gantt de Tarefas é o componente principal da rotina, e é o responsável por montar a projeção das tarefas e insumos da Ordem de Serviço. No Gantt, os insumos previstos e aplicados ficam subdivididos em pastas abaixo do nível de cada tarefa, separados por tipo de insumo, podendo ser Especialidade, Ferramenta, Funcionário, Produto ou Terceiros. Os funcionários (insumo de mão de obra) previstos e aplicados na O.S. são apresentados na pasta Funcionário (), porém, se for prevista uma Especialidade em que houver um funcionário aplicado, o funcionário será apresentado na pasta da especialidade ().

Através do clique da direita em cima das barras de projeção ou na árvore, do lado esquerdo do Gantt, são apresentadas as datas e hora previstas e realizadas, a projeção para o término e o percentual de conclusão. O percentual concluído é calculado a partir da relação do que foi previsto com o que foi realizado. Quando o insumo não é previsto, somente aplicado, considera-se 100% o percentual de conclusão.

Exemplos:

  • Se for prevista a utilização de 6 unidades do produto Rolamento e aplicadas 3 unidades deste insumo, o percentual de conclusão será de 50%.
  • Se forem aplicados 500g de Graxa (insumo não previsto), o percentual será de 100%.

A regra acima não se aplica quando o insumo for do tipo Mão de Obra se o campo Perc.MDO (TL_PERMDOE) estiver preenchido, pois o sistema prioriza a informação referente ao percentual indicado neste campo, independente da quantidade de horas que foram aplicadas.

Através da opção Exportar o Gantt de Tarefas (), que se encontra no rodapé do Gantt, é possível exportar este gráfico para o Microsoft Project, caso esteja instalado na estação de trabalho.

Ao lado da opção de Exportar o Gantt, existem algumas opções para movimentar o período que está sendo exibido em tela:

Primeiro (): Posiciona no primeiro dia do período contemplado pelas tarefas da O.S.

Retroceder (): Retrocede um dia do período que está em exibição.

Avançar (): Avança um dia do período que está em exibição.

Último (): Posiciona no último dia do período contemplado pelas tarefas da O.S.

Intervalo Menor (): Diminui o quadro de exibição do dia.

Intervalo Maior (): Aumenta o quadro de exibição do dia, sendo possível ver detalhadamente a marcação dos horários.

Também no rodapé, mas ao lado esquerdo, existe uma legenda do gráfico de barras apresentado pelo Gantt, informando as cores que representam os insumos realizados, previstos, o que está em atraso e a projeção da conclusão.

As Informações da O.S. constituem a seção secundária da rotina de Consulta de Ordem de Serviço, que inicialmente ficará desabilitada. Para habilitar a seção, basta selecionar a opção Informações da O.S. () no menu lateral à esquerda, e serão apresentadas outras informações referentes a ordem de serviço consultada. Abaixo da opção de informações da O.S., também existe o item de legenda da árvore (), onde todas as figuras utilizadas são identificadas.

Após selecionar o item de Informações da O.S., na lateral esquerda da O.S. que será apresentada, será exibido um menu de subitens desta opção:

Dados Cadastrais (): É a tela inicial apresentada ao clicar na opção de Informações da O.S., onde serão mostrados os dados desta Ordem. Este item é subdividido em três pastas, Gerais, Manutenção e Complementares. Os campos de usuário são apresentados na pasta Complementares.

Custos (): Contém as informações da relação de custos Previstos x Realizados da Ordem de Serviço, bem como um comparativo dos custos realizados da O.S. consultada com outros custos realizados das outras O.S. do mesmo serviço. Este subitem é composto por três pastas:

  • Insumos Previstos x Realizados: ao acessar essa pasta, é habilitada a opção Aglutinar Tarefas, responsável por aglutinas (ou separar, caso clicado novamente) os custos dos insumos de mesmo tipo e código.
  • Gráfico Previsto x Realizado: nesta pasta, é apresentado em forma de gráfico a mesma informação do item de Insumo Previsto x Realizado.
  • Gráfico O.S. x Histórico: ao acessar essa pasta, é habilitada a opção Período, que é responsável por definir um período para a busca de ordens de serviço no histórico, permitindo selecionar uma data de início e fim válidas e necessárias para a sua verificação.

Solicitação de Serviço (): Semelhante ao item Dados Cadastrais, mostra as informações da Solicitação de Serviço que gerou a O.S. consultada.

Detalhes (): Apresenta as informações dos Insumos Previstos x Realizados da O.S., bem como Etapas, Ocorrências, Motivos de Atraso, Problemas (disponibilidades e bloqueios) e Sintomas (liberado apenas em ambientes que possuam a tabela TTC - Sintomas da  Ordem de Serviço).

Informações ERP (): Apresenta itens importantes para estimar o andamento, prazo da O.S., e onde é possível visualizar os Documentos de Entrada, Solicitações de Compra e Solicitações de Armazém vinculados à Ordem de Serviço consultada. Esta opção será apresentada quando houver a integração com o módulo de Compras e Estoque.

Imprimir O.S. (): Através dessa opção, é gerado um relatório com todas as informações visualizadas pelo usuário, com exceção das Informações ERP e do Gantt de Tarefas (seção principal da rotina).


Utilizações Gerais

Campo:

Descrição:

MV_NGMNTES

Integração do Manutenção de Ativos com o módulo de Estoque.

MV_NGMNTCM

Integração do Manutenção de Ativos com o módulo de Compras.

MV_NGINTER

Indica se está integrado a outro ERP (Logix, RM, Mensagem Unica)

MV_ECMFTPP

Informa a porta de conexão com o FTP do ECM.

MV_APROVSI

Ativa o bloqueio das solicitações de importação.

MV_CONFFIS

Ativa a Conferencia Física via SIGAACD da NF de Entrada. Utiliza o campo de Status da Conferencia (F1_STATCON) para informar online sua situação.  

MV_TPCONFF

Indica se a conferência física será realizada na Pré-Nota ou na Nota Fiscal de Entrada.


Tabelas Relacionadas

Conteúdos Relacionados