CONTEÚDO
- Visão Geral
- Exemplo de utilização
- Tela Operação por Espécie
- Outras Ações / Ações relacionadas
- Tela Operação por Espécie
- Principais Campos e Parâmetros
- Tabelas utilizadas
01. VISÃO GERAL
Esta atividade visa demonstrar como é realizado o vínculo de espécies com operações financeiras, resultando em um cadastro de Operações por Espécie.
Operações por Espécie tem a finalidade de permitir a definição do comportamento das operações em cada espécie nos processos. Pode existir mais de uma operação para cada espécie. O vínculo de operação por espécie também proporciona a possibilidade de parametrizar a contabilização de cada ação.
02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
Caminho
Financeiro > Supervisor Financeiro > Cadastros > Operação por Espécie - FIOPEESPECIE
Pré-Requisitos e Restrições
Possuir acesso ao Sistema Financeiro e suas aplicações.
Ter realizado:
- Cadastro de Operação.
- Cadastro de Espécie.
Passo a Passo
Acesse o módulo Supervisor Financeiro, clique no Menu Cadastros, em seguida, clique na aplicação Operação por Espécie.

Imagem 1 - Menu de acesso
Ao abrir a aplicação, preencha os campos:
- Espécie: Definição da espécie que será utilizada para operação destinada.
Este campo faz acesso a um conjunto de informações cadastradas na aplicação Espécie. - Operação: Definição da operação que será utilizada conforme a espécie.
Este campo faz acesso a um conjunto de informações cadastradas na aplicação Operação. Espécie. - Contabilização: possibilita contabilizar a operação por espécie. (não é obrigatório)

Imagem 2 - Espécie e Operação
Como Exemplo: Inclusão do título Duplicatas a Receber Pagar. A inclusão do título é a Operação 16 e Duplicatas a Receber Pagar é a Espécie DUPR.
O vínculo de operação por espécie também proporciona a possibilidade de parametrizar a contabilização de cada ação.
Informe os campos desejados, ao final clique no botão Incluir - <F3>.

Imagem 3 - Incluir - <F3>
Na opção Contabiliza Operação, é definido qual operação por espécie será contabilizada e os dados para essa contabilização.
Se na aplicação Parâmetros Financeiro Contábil, o campo Forma de Contabilização estiver com a opção selecionada Não gera contabilização, não será possível realizar o cadastro e/ou manutenção da contabilização na aplicação Operação por Espécie. |
Para realizar o preenchimento, utilize as informações da tabela Legenda para auxílio das informações.
Legenda
(V) - Versão: Este campo é parametrizado na aplicação Parâmetros Financeiro Contábil e se refere a versão que será utilizada na contabilização, onde os procedimentos com a versão devem ser igual a versão informada para contabilização. Caso não seja informada nenhuma versão, a contabilização ocorrerá normalmente, sem considerar versão.
(P) - Processo: É um identificador do processo. Geralmente segue-se a ordem do cadastro: 1, 2, 3, 4 etc. Cada processo tem que somar 100% em seu percentual de Rateio.

Imagem 4 - Versão e Processo
(E.L.)-Empresa Lancto.: A empresa em que será realizado o lançamento.
- M - Empresa Mãe - Empresa detentora do controle das empresas filhas e suas operações.
- O - Empresa Origem - Utilizada sempre em processos que envolvem títulos e lançamentos em contas correntes tais como: quitação em conta (Op.: 5 e 6), cadastro de títulos (Op.: 16), etc…
- L - Empresa Logada - Empresa logada no Sistema.
- D - Conta Debitada - Utilizada para lançamentos em conta-corrente, neste caso, quando a operação financeira estiver parametrizada como débito no campo partida da aplicação
cadastro manutenção de operações, a operação sempre deverá seguir esta configuração - C - Conta Creditada - Utilizada para lançamentos em conta-corrente, neste caso, quando a operação financeira estiver parametrizada como crédito no campo partida da aplicação
cadastro manutenção de operações, a operação sempre deverá seguir esta configuração. - I - Inclusão: Inclusão de Empresa.
(D/C) - Débito/Crédito: O tipo de lançamento, podendo definir como lançamento de crédito (C) ou débito (D)
- D (Débito) – Quando o processo financeiro (Operação financeira) for crédito, deverá ser utilizado esta opção para gerar um lançamento de débito na contabilidade.
- C (Crédito) – Quando o processo financeiro (Operação financeira) for débito, deverá ser utilizado esta opção para gerar um lançamento de crédito na contabilidade.

Imagem 5 - Empresa Lancto - Débito/Crédito
(N/M) - Normal/Mútuo
- N (Normal) – Quando a empresa possui apenas uma empresa cadastrada no sistema. Neste caso não é necessário cadastrar os parâmetros de mútuo empresa ou pessoa, mas recomenda-se deixar tudo parametrizado com mútuo, prevendo futuras unidades.
- M (Mútuo Empresa) – Quando o processo financeiro envolver transações entre empresas (mãe e filhas), como uma quitação de um título da empresa filha 2 com uma conta-corrente cadastrada na empresa mãe 1.
- P (Mútuo Pessoa) – Idem ao mútuo empresa, porém com uma ressalva, toda vez que a conta contábil exigir entidades, deverá seguir esta configuração.
Origem da conta:
- A - Aqui – Utilizada para informar uma Conta Contábil manualmente no campo Conta Contábil, exemplo: Operações 7 (Juros pagos), 23 (Descontos concedidos), etc..
- C - Conta Corrente – Utilizada nos processos que envolve transações entre contas-correntes. Nesta opção, o sistema buscará a conta contábil que está cadastrada na aplicação Conta Corrente.
Cadastrar todos os tipos de contas-correntes: Quanto as informações abaixo, o padrão realmente é ter entidade nas contas correntes porém tem cliente que não usa esse conceito... acho que podemos alterar informando que preferencialmente, as contas correntes devem utilizar uma conta contábil que tenha entidade que faça referência ao tipo da conta corrente.
- Bancária – A conta contábil para este tipo de conta deverá exigir entidade e o tipo da entidade será BC (Bancos).
- Caixa – A conta contábil para este tipo de conta deverá exigir entidade e o tipo da entidade será CX (Caixas).
- Entidades – A conta contábil para este tipo de conta deverá exigir entidade e o tipo da entidade será PE (Pessoas).
- Transitória – A conta contábil para este tipo de conta deverá exigir entidade e o tipo da entidade será BC (Bancos).
- Tesouraria – A conta contábil para este tipo de conta deverá exigir entidade e o tipo da entidade será CX (Caixas).
- Tela – Aparecerá a tela para digitar em qual conta contábil
cobrança irá contabilizar. - E - Espécie – Utilizada nos processos que envolve transações entre títulos. Nesta opção, o sistema buscará a conta contábil que está cadastrada na aplicação Espécies.
- M - Modelo Grupo Contábil - É possível informar um número de conta contábil padrão para contabilização caso nenhum grupo contábil venha do SM ou o grupo contábil informado no SM não esteja cadastrado no modelo selecionado.

Imagem 6 - Normal-Mútuo - Origem da Conta
Histórico
Está coluna permite registrar um histórico da contabilização realizada selecionando uma descrição e inserindo comentário. Caso não seja inserido nenhuma informação, o sistema irá utilizar o Histórico de Contabilização Padrão.
Para realizar está configuração, clique no botão Dicionário.
Digite o texto preferido e seleciona a(s) váriavel(eis) para inserir nos comentários.
Clique no botão Retornar.

Imagem 7 - Histórico
Para finalizar, clique no botão Atualizar - <F4>.

Imagem 8 - Atualizar
03. TELA OPERAÇÃO POR ESPÉCIE
Outras Ações / Ações relacionadas
Ação | Descrição |
---|
Operação. | Cadastro de Operações Financeiras. |
Espécie. | Cadastro de Espécies Financeiras. |
Conta Corrente | Cadastro de Conta Corrente |
Planilha de Contabilização por Grupo Contábil | Realiza o cadastro de grupos contábeis |
Parâmetro Financeiro Contábil | Configuração Financeiro Contábil |
04. TELA OPERAÇÃO POR ESPÉCIE
Principais Campos e Parâmetros
Não há
05. TABELAS UTILIZADAS