CONTEÚDO

  1. Objetivo
  2. Visão Geral
  3. Pré-Requisitos
  4. Parametrizações Datasul
    1. Descentralização RH
    2. Coordenadores Clock In / Carol
    3. Manutenção Relógio Ponto
  5. Importação das Marcações de Ponto
  6. ClientLog

01. OBJETIVO

Apresentar ao usuário final que faça uso da plataforma Carol para marcações de ponto dos colaboradores, como configurar o Datasul para habilitar a integração automática de marcações.

  • Este documento, assim como esta funcionalidade, somente terá utilidade para cliente que utilizam a Plataforma Carol, caso contrário não será possível a realização destas configurações.




02. VISÃO GERAL

A configuração da integração entre a Carol e Datasul se baseia na execução do programa PE9696, acionando as API's da Carol para importação das batidas, e posteriormente a execução do programa PE7100 para cadastro das batidas no ambiente Datasul.


  • Para o perfeito funcionamento do aplicativo 2C é necessário que o broker SQL esteja habilitado para a comunicação entre as Plataformas. Se ainda não estiver é necessário solicitar ao seu Administrador de Banco de Dados para conceder essa permissão. Isso se faz necessário porque na configuração do aplicativo 2C (via Web) a informação da porta que está configurado o banco DTHRPYC (banco que está definida a tabela utilizada no 2C) deverá ser inserida na parametrização do aplicativo. Se o broker não estiver habilitado o 2C não poderá ser configurado.
  • O campo PIS CODE e REP CODE na Plataforma Carol é obrigatório para a integração correta com o Datasul pois se trata de uma informação chave para o sistema.

A informação do PIS code pode ser consultada na plataforma da Carol, https://dominioCliente.carol.ai/totvsdatasul/carol-ui/explore/employee/search, selecionar o funcionário e consultar o campo PIS code.


03. PRÉ-REQUISITOS


04. PARAMETRIZAÇÃO DATASUL

a. Descentralização RH

A página de parâmetros da função FP0540 - Descentralização RH, permite a configuração das informações de integração com o Clock In/Carol. Essas informações são necessárias para permitir a comunicação entre Datasul e Carol.

As informações são fornecidas na contratação e criação do ambiente na Carol.


(informação) A partir desta configuração, é ativada a atualização de funcionários e coordenadores para o ambiente da Carol (admissões e desligamentos). Importante ressaltar que a ferramenta 2C da Carol irá gerar a primeira carga das informações dos funcionários no ambiente da Carol.


b. Coordenadores Clock In/Carol

A função FP9696 - Coordenadores Clock In/Carol permite a identificação dos funcionários com papel de coordenador que utilizarão o aplicativo Clock In para realizar as marcações de seus funcionários.

Basta relacionar os funcionários (coordenadores) para que os dados destes sejam enviados para o ambiente da Carol.

Através do botão "Formar" será possível relacionar os coordenadores.

Será apresentada a seguinte tela:

Na coluna/browser da esquerda serão apresentados os funcionários da empresa corrente, e na coluna/browser da direita os coordenadores que já foram relacionados.

Caso o usuário queira relacionar funcionários de outras empresas, será necessário clicar no botão "Filtrar". Através desta tela é possível filtrar, além da empresa, por estabelecimento e matrícula. Caso contrário basta deixar os campos com o valor "0"(zero) para que sejam apresentados todos os estabelecimentos e matrículas da empresa informada:


Outra funcionalidade disponível nesta tela é a busca de funcionários pelo nome.

Basta informar no campo "Nome" e clicar no botão check verde.

Para os coordenadores que já estão relacionados, também é possível filtrar os funcionários que estão ativos, desligados ou ambos. 

Para salvar os registros, utilizar o botão central para movimentar da coluna esquerda para direita, em seguida clicar no botão "OK".



(informação) A inclusão/exclusão de coordenadores nesta função efetua o envio dos dados destes para atualização do ambiente na Carol.


c. Manutenção Relógio Ponto

Para implementação do cadastro de relógio ponto, deve-se definir um código e sua respectiva descrição, informando o local onde o mesmo está relacionado e o tipo de batida que o mesmo aceita. Para maiores esclarecimentos acessar Manutenção do Relógio Ponto - PE0620.




05. IMPORTAÇÃO DAS MARCAÇÕES PONTO


Para realizar a importação das marcações é necessário utilizar o programa PE9696 -  Importação de Marcações Clock In/Carol que, através da conexão com o ambiente da Carol, fará a importação das marcações de ponto a partir do último NSR lido por dispositivo ativo.


Ao final da execução do PE9696 será gerado um relatório em arquivo excel com todas as importações que foram geradas pelo PE9696, com isto é possível realizar uma analise de quais batidas foram importadas do Carol/Clock-in para o Datasul.

Exemplo do relatório gerado ao final do processamento:


(informação)  Após a realização da importação das batidas da Carol, é necessário executar o programa PE7100, para realizar as importações das batidas no sistema, que poderão ser visualizadas junto das funções PE3700 (Batidas Ponto) ou PE3500 (Erros Importação Batidas).


Importante destacar que a Carol também disponibiliza uma função para a exportação dos arquivos de marcação no formato AFD (http://www.trtsp.jus.br/geral/tribunal2/ORGAOS/MTE/Portaria/P1510_09.html). Essa função é uma outra alternativa manual que o usuário pode utilizar para fazer a importação das batidas do funcionário para a base Datasul. Para maiores detalhes em como efetuar a exportação do arquivo AFD, consulte a documentação: Download das marcações usando layout AFD



06. CLIENTLOG

Também foram implementados alguns logs para auxiliar o atendimento na identificação de algum eventual problema na integração. Para consultar os log da integração pode-se buscar por #clockin no clientlog.

Segue uma tabela com as mensagens que podem estar no clientlog e alguns motivos da origem destas mensagens.


Mensagem

Possível Origem

verify_fields: verifique parametro de conexao

Uma ou mais informações não estão preenchidas no FP0540.

get_device_list -> v_response_code

Código de retorno da requisição dos dispositivos, caso diferente de 200, está com algum erro de comunicação.

get_device_list -> v_response_statusDescrição detalhada do erro de comunicação.
get_device_list -> repcode: Este repcode: 99999 esta vindo com formato string.O dispositivo está com o formato errado, consultar a Totvs Labs para possível soluções.
get_device_list -> devicecodeNúmero do dispositivo reconhecido. Esta mensagem pode ser utilizada para verificar se realmente todos os dispositivos listados pelo cliente estão sendo importados.
get_device_list -> repcodeNúmero do repcode reconhecido. Esta mensagem pode ser utilizada para verificar se realmente todos os dispositivos listados pelo cliente estão sendo importados.
get_records_list > p-nsrCodeNúmero do nsrCode utilizado para consultar as marcações no Clockin, ou seja, o valor retornado nesta mensagem o sistema irá requisitar as marcações a partir dele.
get_records_list > p-deviceCodeNúmero do dispositivo que foi realizada a requisição das marcações.
get_records_list > v_response_codeCódigo de retorno da requisição dos dispositivos, caso diferente de 200, está com algum erro de comunicação.
get_records_list > v_response_statusDescrição detalhada do erro de comunicação.
get_records_list > Falha na requisição Servido Clockin - Verifique se informado e o formato campos: nsrCode, eventdatestr e piscode

Esta mensagem é originada quando o retorno das marcações do clockin possui alguma inconsistência de formato ou não existência dos campos, neste caso deve-se verificar com o Totvs Labs.

Caso aconteça alguma falha de comunicação com o servidor (falta de internet por exemplo) pode originar essa mensagem.

Neste caso é importante também verificar os certificados de importação.

pi_records_msa_control_marcac > before-recordAs marcações foram importadas corretamente e o próximo passo será a gravação na tabela msa_control_marcac.
pi_records_msa_control_marcac > validade dispositivoO período de validade do dispositivo está fora da marcação, deve-se verificar o programa PE0620.
pi_records_msa_control_marcac > falha ao registrar marcacoesNo processo de gravação das marcações na tabela msa_control_marcac ocorreu algum problema. Um dos motivos pode ser o formato dos campos retornados na requisição.



Essa funcionalidade foi criada pela TOTVS LABS.

Qualquer dúvida em relação a esta funcionalidade entre em contato com o atendimento da Carol [email protected].




<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>