O processo de transferência entre filiais trata situações onde uma empresa que possui diferentes filiais, localizadas fisicamente em estabelecimentos distintos, necessita transferir produtos entre elas. Como a legislação do país exige que o transporte de produtos seja acompanho de documento fiscal, é necessário emitir um documento de saída na filial origem e, consequentemente, um documento de entrada na filial destino.
O procedimento que envolve a transferência entre filiais automatiza a emissão de documentos e realiza as devidas atualizações de estoques. Isto facilita a visualização dos saldos nas filiais, seleção dos produtos a serem transferidos, filiais envolvidas e emissão dos documentos fiscais.
Antes de executar a transferência entre filiais, é necessário realizar alguns cadastros prévios:
Cadastro das filiais como fornecedoras e/ou clientes
Como as filiais da empresa são os extremos do processo de transferência, elas estão responsáveis pela emissão e/ou recebimento dos documentos e, com isso, assumirão papéis de fornecedores e clientes no processo. Para que os documentos de entrada e saída possam ser gerados automaticamente, é necessário cadastrar as filiais como fornecedores e clientes umas das outras. No caso de uma transferência da filial Apara B, é necessário cadastrar a filial A como Fornecedor da filial B e cadastrar a filial B como Cliente da filial A.
Exemplo de Cadastro para transferência entre Filiais | |
FILIAL A | FILIAL B |
Cadastro de Cliente | Cadastro de Fornecedor |
Filial B | Filial A |
Ao cadastrar uma filial como fornecedor ou cliente, realize o vínculo do cadastro com a filial correspondente na tabela de empresas do Sistema. Este relacionamento pode ser estabelecido de duas formas distintas:
Para as duas situações descritas é considerada a configuração do parâmetro MV_FILTRF. |
O processo de transferência requer que na filial origem o cliente (filial destino) possua uma Condição de Pagamento vinculada. Para isto, na pasta Vendas do cadastro de Cliente, preencha o campo Cond Pagto.
Cadastro do tipo de entrada e tipo de saída
Para a geração dos documentos de saída e entrada no processo de transferência entre filiais, é necessário cadastrar um tipo de saída e um tipo de entrada específicos. Isto porque, o custo do documento de entrada na filial de destino será o mesmo do documento de saída da filial origem.
O campo Trans. Filial, localizado no cadastro Tipo de Entrada e Saída (TES), define que o tipo de entrada e/ou saída poderá ser utilizado no processo de transferência.
Ao cadastrar os tipos de entrada e saída, caso o cadastro não seja compartilhado, atente-se a filial logada no Sistema. Neste caso, o TES de saída deve ser cadastrado na filial de origem do processo de transferência (onde será gerado o documento de saída) e o TES de entrada deve estar cadastrado na filial de destino do processo de transferência (onde será gerado o documento de entrada). |