A proposta deste documento é elucidar como configurar e debugar remotamente, ambiente TOTVS RM através do remote debug do visual studio.
No servidor onde se encontra a instalação do TOTVS RM você deverá fazer o download e instalar a versão da Remote tools (Ferramentas remotas). De acordo com o documento da microsoft a versão mais atual é compatível com as versões anteriores do visual studio. Exemplo: se estiver com o Visual Studio 2017 baixe e instale a ferramenta remota mais atual da versão 2017, se estiver com Visual Studio 2019 baixe e instale a ferramenta remota mais atual da versão 2017. https://docs.microsoft.com/pt-br/visualstudio/debugger/remote-debugging?view=vs-2019#download-and-install-the-remote-tools
A arquitetura a ser instalada da ferramenta remota deve seguir a arquitetura do servidor onde se encontra a instalação do TOTVS RM que é onde a mesma ficará em execução para debug. Exemplo: Servidor 32bits ferramenta remota a ser instalada deverá ser 32 bits, ainda que o Visual Studio que será utilizado para o debug remoto esteja em uma máquina 64bits.
Após ter instalado no servidor a ferramenta remota do visual studio deverá ser colocado o msvsmon.exe para ser executado, como administrador:
Com o msvsmon.exe executando a tela deverá ficar em aberto, e para que seja possível a conexão do attach debug do visual studio ainda deverá ser configurado no menu ferramentas do aplicativo em opções a conexão anônima.
No Visual Studio que irá ser utilizado para o debug, deverá selecionar para o campo 'Connection type: Remote (no authentication)' e para o 'Connection target: ' que deverá ser colocado o caminho do IP e porta para que seja possível o attach, geralmente deverá ser selecionado o service do host em execução após ter disparado o processo no client do RM para que o debug funcione.