O Protheus reúne todas as transações a realizar nas carteiras de Contas a Pagar e a Receber, além de exibir na forma de consulta, especificamente, na forma de Fluxo de Caixa.
O Fluxo de Caixa pode ser definido como a demonstração visual de receitas e despesas em um período de tempo, sendo que, por meio de sua análise podemos otimizar decisões de captação e aplicação de recursos financeiros em uma empresa.
Todas as previsões de entradas e saídas podem ser observadas no Fluxo de Caixa, que apresenta graficamente a união do Contas a Receber e a Pagar, as comissões pagas, os títulos atrasados, com o controle de cinco moedas distintas, tendo o Real como a moeda oficial.
O Saldo acumulado é iniciado pelos valores referentes aos Títulos atrasados (a Pagar e a Receber), os Saldos em Caixa e em Bancos (caso seja selecionado) e finalmente pelos movimentos de Entrada e Saída realizadas diariamente, |
A rotina tem como característica não retroagir a uma situação pontual, ou seja, o sistema não dará tratamento retroativo de data-base para a demonstração dos dados, considerando apenas a situação atual de um pedido, título ou outro dado a ser considerado na montagem do Fluxo de Caixa.
O Fluxo de Caixa possibilita efetuar as seguintes funcionalidades:
A demonstração dos Pedidos de Compra/Venda é feita em razão do Saldo em função da forma de pagamento (Saldo dividido parcelas). Considere um Pedido de compra cadastrado com 2 itens num valor total de R$ 4.600,00 para pagamento em 4 parcelas. |
A coluna Variação do fluxo de caixa, apresenta quanto da sua renda está comprometida. |
Exemplo:
Entradas $ 27.000,00
Saídas $ 3.500,00
Saldo do dia $ 23.500,00
Temos:
(Saídas / Entradas) * 100 = Variação
(3.500,00 / 27.000,00) *100 = 12,96%
Para efetuar consulta ao fluxo de caixa:
Para efetuar a consulta a fluxo de caixa utilizando o saldo bancário por filial, informe a filial a ser consultada e marque a opção Saldos Bancários. Para o filtro dos bancos (SA6), serão consideradas as filiais informadas na seguinte prioridade: Seleciona Filiais: Será considerado o range das filiais selecionadas Considera Filiais: Caso a opção "Seleciona Filiais" não estiver marcada, será considerado o range das filiais informadas nos campos "Filial de:" e "Até:" Caso as opções acima estiverem desmarcadas, será considerada a filial logada. A partir dos bancos filtrados (conforme a filial selecionada), irá realizar a busca dos saldos bancários considerando a filial de menor compartilhamento entre as tabelas SA6 (bancos) e SE8 (Saldos bancários). Exemplo: Filial Logada: D MG 01 SA6 - Compartilhamento CEE (Filial Compartilhada e Unidade e Empresa Exclusiva)
SE8 - SE8 Compartilhamento EEE ( Totalmente Exclusiva)
Resultado de Seleciona Bancos:
Obs: o banco FN2/0002/00002 - Não deve trazer pois é da empresa M Se marcar a opção Considera Filiais e informar na Filial De: "D MG 01" e Até: "D MG 02", como o menor compartilhamento entre a SA6 e SE8 é CEE, será considerado nos saldos bancários, todas as filiais D MG, independente da seleção não ter informado a filial D MG 03.
Se marcar a opção Considera Filiais e informar na Filial De: " " e Até: "ZZZZZZZZ". Será considerado os bancos de todas as filiais e os saldos bancários de todas filiais.
Se marcar a opção Seleciona Filiais e selecionar as filiais "D MG 01" e "M SP 01". Será considerado os bancos e os saldos bancários das filiais "D MG " e "M SP".
|
Marque as informações a serem consideradas no fluxo de caixa.
A opção Composição de antecipações refere-se aos valores de antecipações que podem ser apontados como uma redução de entradas ou saídas (para os pagamentos antecipados) ou ainda como redução de saídas ou entradas (para os recebimentos antecipados). Estes valores são compensados com títulos a receber de outra forma. |
2. Clique em OK para confirmar a configuração.
O Fluxo de Caixa é apresentado.
A área Títulos em atraso exibe os valores dos títulos a pagar e a receber em atraso conforme a data do sistema (se definido na janela de configuração).
A área Saldos exibe os valores disponíveis nos caixas e nos bancos selecionados na janela de configuração.
A área inferior da tela relaciona os totais de valores a receber e a pagar conforme a periodicidade escolhida.
3. Para finalizar a consulta, clique em Sair.
Para realizar a consulta das Solicitações de Fundo:
2. No Grid escolha as opções desejadas.
3. É apresentado o Fluxo de Caixa.
4. Clique com o botão direito do mouse em um registro.
5. Selecione a opção Fluxo Analítico.
6. O sistema apresenta a tela de Detalhes.
7. Selecione a pasta Solicitações de Fundos.
8. É apresentada as Solicitações de Fundos.