Esta rotina permite executar a baixa automática de títulos em aberto, baixando vários títulos de uma única vez. Os títulos são selecionados pelo usuário, mediante uma filtragem de portador, intervalo de vencimentos, motivo de baixa e borderô (caso os títulos estejam relacionados a um borderô), possibilitando a baixa de vários borderôs dentro de um intervalo especificado pelo usuário (de/até). O sistema permite ainda que seja efetuada a baixa de um ou mais títulos com cheque, sem a necessidade de junção posterior.

Visualmente, os títulos lançados no Contas a Pagar apresentam uma esfera indicativa ao lado esquerdo, na janela de manutenção de Baixas a Pagar Automática. A cor verde indica título não baixado, vermelha, título já baixado e azul, título baixado parcialmente.

Através da baixa do título é possível determinar seu motivo, mediante cadastramento prévio de uma Tabela de motivo de baixa, disponível na opção Miscelâneas. Além de identificar os títulos, esta tabela permite que um motivo de baixa possa ou não movimentar saldo bancário, gerar comissão e ainda gerar cheque. Este controle é feito através dos campos Mov. Bancária, Comissão e Cheque.

Os tipos de baixa que não movimentam saldo bancário são:


Há cinco motivos padrões de baixa de títulos a pagar:

Cabe a títulos de pagamentos normais. Atualiza automaticamente a movimentação bancária, caso tenha sido gerado cheque para o título.

Utilizada em recebimentos referentes a devoluções. Não atualiza a movimentação bancária.

Quando foi dado alguma coisa como pagamento de outra. Não atualiza a movimentação bancária.

Pagamento de título via empréstimo bancário. O banco passa a ser o beneficiário, porém é necessário que a empresa possua um contrato bancário cadastrado para possibilitar este empréstimo. Atualiza automaticamente a movimentação bancária.

Debita automaticamente a movimentação bancária, sem a necessidade de gerar cheque sobre o título.

Parâmetros envolvidos

Para efetuar o controle das baixas a pagar devem ser observados os seguintes parâmetros:



Veja também