Esse processo visa conciliar os registros de vendas e/ou pagamentos realizados através de operadoras/administradoras de cartões (debito e/ou credito), com os respectivos títulos gerados no módulo Financeiro do Protheus.
Os arquivos enviados pelas administradoras de cartões são importados e consistidos pela rotina de importação, garantindo a integridade dos dados para posterior conciliação.
Após a importação temos a possibilidade de conciliar os movimentos, de acordo com as regras automáticas, sendo possível realizar ajustes manuais, caso seja necessário.
A conciliação está dividida em duas etapas simplificadas:
Há ainda relatórios para conferência das criticas de importação e acompanhamento das conciliações efetuadas.
Observação :
Para títulos gerados nativamente pelo módulo Sigaloja, nenhum ajuste se faz necessário; Para títulos gerados por outros módulos ou via customizações no Financeiro, serão necessárias as informações de NSU (campo E1_NSUTEF) e Código de Autorização (campo E1_CARTAUT), para o correto funcionamento da rotina. Além destas informações dependendo da parametrização do sistema (MV_USAMEP), a tabela Parcelamento SITEF (MEP) também deve ser atualizada.
Funcionalidade disponível à partir da versão 12.1.27
A partir da expedição contínua de XX/XX será disponibilizada a conciliação de pagamentos efetuados via PIX ou Pagamentos Digitais Documento de apoio: TPD - TOTVS Pagamentos Digitais (AVALIAR SE SERÁ NECESSÁRIO TER ESTE LINK) Para obter os dados para efetivar a conciliação de pagamentos efetuados via PIX ou Pagamentos Digitais é necessário realizar a configuração da conexão TPD que criará para a filial logada uma configuração de schedule para obter os dados para conciliação. Após essa configuração o usuário poderá aguardar a execução programada pelo schedule ou de forma manual obter os dados para conciliação através da rotina Importação (FINA914). A conciliação é realizada pela rotina Conciliação Pagamentos (FINA918) . |

\baseline\cartao\Import – Diretório onde deverão ser gravados os arquivos para leitura/processamento.
\baseline\cartao\Process – Diretório onde serão gravados automaticamente os arquivos processados com sucesso.
\baseline\cartao\falha – Diretório onde serão gravados automaticamente os arquivos com falhas.
Para esse processo, no módulo Sigaloja, realize o cadastro das operadoras e/ou administradoras que deve estar com a informação de “RD – Rede”.
- Conciliados: Corresponde às vendas que foram importadas e que cujas contrapartidas (títulos financeiros) foram encontradas de acordo com a chave de relacionamento: Filial, Estabelecimento, NSU, Parcela, Data de Emissão, Código de Autorização, tipo “CD” (Cartão de Debito Automático) ou "CC" (Cartão de Crédito Automático) e se a diferença entre o valor da venda importada e o valor do saldo do título do financeiro está dentro do percentual de tolerância configurado nas perguntas de processamento da rotina.
- Conciliados Parcialmente: Corresponde às vendas que foram importadas e cujas contrapartidas (títulos financeiros) foram encontrados de acordo com a chave de relacionamento Filial, Estabelecimento, NSU, Parcela, Data de Emissão, Código de Autorização, tipo “CD” (Cartão de Debito Automático) ou "CC" (Cartão de Crédito Automático) e se a diferença entre o valor da venda importada e o valor do saldo do título do financeiro está fora do percentual de tolerância configurado nas perguntas de processamento da rotina.
- Títulos Sem Vendas: Corresponde à todos os títulos existentes na base de dados no período informado nas perguntas de processamento da rotina que não foram localizados nos arquivos das operadoras.
- Vendas Sem Títulos: Corresponde às vendas que foram importadas do arquivo da operadora e/ou administradora e cujas contrapartidas não foram encontradas como títulos financeiros, possibilitando a conciliação manual dos títulos disponíveis na base de dados.
- Divergências: Corresponde às informações disponibilizadas nos arquivos das operadoras ou administradoras, para ação manual do usuário no sistema. Por exemplo : Devolução Total, Devolução Parcial, Charge Back, Troca de Modalidade.
- Totais: Demonstra a quantidade de registros e valores processados por data, para cada uma das respectivas abas.
- Conciliados: Corresponde aos pagamentos que foram importados e que cujas contrapartidas (títulos financeiros) foram encontradas de acordo com a chave de relacionamento: Filial, Estabelecimento, NSU, Parcela, Data de Emissão, tipo “CD” (Cartão de Debito Automático) ou "CC" (Cartão de Crédito Automático) e se a diferença entre o valor da venda importada e o valor do saldo do título do financeiro está dentro do percentual de tolerância configurado nas perguntas de processamento da rotina.
- Conciliados Parcialmente: Corresponde aos pagamentos que foram importados e cujas contrapartidas (títulos financeiros) foram encontrados de acordo com a chave de relacionamento: Filial, Estabelecimento, NSU, Parcela, Data de Emissão, Tipo “CD” (Cartão de Debito Automático) ou "CC" (Cartão de Crédito Automático) e se a diferença entre o valor da venda importada e o valor do saldo do título do financeiro está fora do percentual de tolerância configurado nas perguntas de processamento da rotina.
- Conciliados Manualmente: Corresponde aos pagamentos que foram conciliados de maneira manual pelo usuário durante o processo de execução dessa rotina.
- Não Conciliados: Corresponde aos pagamentos que foram importados e cujas contrapartidas (títulos financeiros no Protheus) não foram encontrados, possibilitando a conciliação manual com os títulos disponíveis na base de dados.
- Divergências: Corresponde às informações disponibilizadas nos arquivos das operadoras ou administradoras, para ação manual do usuário no sistema. Por exemplo : Devolução Total, Devolução Parcial, Charge Back, Troca de Modalidade.
- Totais: demostra quantidade de registros e valores processados por data, para cada uma das respectivas abas.
- Relação de Baixas
- Extrato Bancário
A partir do pacote de expedição contínua de junho/2021 as rotinas de importação e conciliação de pagamentos passaram a tratar
Grupos de campo 150 (NSU da Transação TEF) com tamanho 50 default, 151 (Número do Documento TEF) com tamanho 100 default e 152 (Número da Autorização) com tamanho 50 default.
| 150 - NSU da Transação TEF | 151 - Número do Documento TEF | 152 - Número da Autorização |
|---|---|---|
| E1_NSUTEF | E1_DOCTEF | E1_CARTAUT |
| FIF_NSUTEF | FIF_NUCOMP | FIF_CODAUT |
| FIF_NSUARQ |
FINA912 - Motivos das Operadoras
FINA913 - Filiais a Considerar
FINA916 - Conciliação de Vendas
FINA918 - Conciliação de Pagamentos
FINR916 - Relatório de Conciliação de Pagamentos e Vendas
FINR917 - Relatório de Importação
|
<!-- esconder o menu -->
<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
display: none;
}
#main {
padding-left: 10px;
padding-right: 10px;
overflow-x: hidden;
}
.aui-header-primary .aui-nav, .aui-page-panel {
margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
margin-left: 0px !important;
}
</style>
|