O Agent do TReports tem o objetivo de facilitar a instalação e atualização do TReports, pois se trata de um gerenciador para a instalação e um controlador para atualização automática de versões.
Sua instalação é simples e rápida, utiliza uma interface Web amigável ao usuário com um assistente que realiza a configuração do TReports.
O Agent realiza um monitoramento onde são realizadas verificações recorrentes no servidor de gerenciador de atualizações. Caso exista alguma nova versão, o download é automaticamente realizado e a nova versão é instalada.
Tudo isso é gerenciado pelo Agent de forma que o Administrador do sistema não precise realizar nenhuma ação.
No instalador do Agent, é necessário apenas informar o diretório da instalação. O Agent será instalado e o Serviço iniciado, assim prosseguindo para as configurações do TReports. |
O Agent seguirá para um assistente, que é a interface responsável por efetuar a instalação e configuração do TReports, contendo as etapas:
Configuração do provedor de segurança
Configuração do servidor de licenças
Configuração do SGDB à ser usado
O TReports Agent possui uma interface de diagnóstico com seguintes ações:
Selecione o diretório de instalação e prossiga para a proxima etapa. Recomendamos que a instalação seja feita no diretório ;
Extrair todo o conteúdo do arquivo zip para o diretório de instalação. Recomendamos que a instalação seja feita no diretório ;
Execute o comando abaixo para criar o serviço do TReports;
sc.exe create TReports.Agent binpath={path-do-arquivo}\TReports.Agent.exe start=demand |
Substitua este texto pelo caminho da pasta de instalação. Ex.:
;
Execute o comando abaixo para iniciar o serviço;
sc.exe start TReports.Agent |
Para todas as operações poderá ser necessário que o usuário tenha privilégios de Administrador. |
Copie o arquivo zip de instalação para a pasta
/usr/sbin/treports |
Pode ser necessário utilizar o comando, chmod
Crie o arquivo do serviço na rota e com o nome abaixo:
/etc/systemd/system/treports-agent.service |
Abra o arquivo criado e adicione as configurações abaixo:
[Unit] Description=treports-agent [Service] Type=notify Environment="DOTNET_SYSTEM_GLOBALIZATION_INVARIANT=1" WorkingDirectory=/usr/sbin/treports ExecStart=/usr/sbin/treports/TReports.Agent [Install] WantedBy=multi-user.target |
Atualize a lista de serviços do SO com o comando
sudo systemctl daemon-reload |
Inicie o serviço criado
sudo systemctl start treports-agent |
Execute o comando para conferir o status
sudo systemctl status treports-agent |
Para todas as operações poderá ser necessário que o usuário tenha privilégios de Administrador. |
O TReports disponibiliza uma interface para configuração, atualização e diagnóstico. Esta interface pode ser acessada pela porta 7019.
O Agent roda como serviço podendo ser iniciado automaticamente pelo boot do SO, quando o computador é ligado e não precisa de um usuário logado para ser executado, no Windows e no Linux, ficando exposto por padrão na porta 7019, podendo ser acessado pelo endereço local, http://localhost:7019. Para acesso ao ambiente de diagnóstico, basta acessar a rota http://localhost:7019/diagnostic. Caso seja necessário a substituição da porta padrão, basta localizar o arquivo “appsettings.json”, dentro da pasta de instalação, e alterar a porta da propriedade “urls”.
|
Essa porta não realiza permissionamento, portanto ela não deve ser acessível publicamente na rede por questões de segurança. |
Esta porta deve ser acessível por todos os usuários da rede, pois é através dela que se acessa o sistema. Esta porta pode ser alterada via interface de configuração disponibilizada atrav
O TReports depende do servidor de licença TOTVS para seu funcionamento, ou seja, é necessário liberar no servidor o acesso ao License Server TOTVS. O TReports quando utilizado através de sua interface consome a licença "TOTVS I". Ao gerar um relatório pelo Produto TOTVS (ERP), a licença é abonada de acordo com a rotina do produto.
Para que a integração com o Produto TOTVS (ERP) seja possível, o TReports precisa se comunicar com os endpoints do produto. O acesso a estes endpoints devem estar liberados para que o TReports possa estabelecer comunicação com o produto.
O TReports busca sua atualizações diretamente no servidor TOTVS. Para que sistema se matenha atualizado, é necessário que o acesso ao domínio seja liberado no servidor.
|
|