O TReports Agent é um gerenciador de configurações para a instalação e inicialização do TReports de forma muito simples. Possui uma interface amigável ao usuário, responsável por efetuar os passos de instalação do TReports, sendo eles:
Informação de dados do Provedor de Segurança, para integração com Produto e gerenciador de identidade
Dados de integração como License Server
Dados do SGDB à ser usado, ou opção por utilizar um banco embarcado como Provedor de Dados
Nesta etapa deve ser informada a configuração de um Produto que será integrado ao TReports como autenticador dos usuários para acesso ao TReports, conforme definido na documentação de Provedores de Segurança.
Devem ser informados o endereço jwks, endereço base da api e o endereço de criação do token, após isso, o emissor poderá ser recuperado ao informar o login do usuário administrador.
IP do Servidor: Informe o IP do servidor utilizado no License Serve.
Porta: Informe a porta cadastrada no seu License Server.
CNPJ: Informe o CNPJ da sua empresa.
O campo CNPJ é opcional. |
Depois que a configuração estiver concluída, verifique a disponibilidade do seu servidor clicando no botão.
Não se preocupe, caso o servidor de licenças não esteja disponível no momento, a configuração e instalação do TReports será feita normalmente, mas, algumas funcionalidades dentro do sistema não executarão corretamente. |
Para mais detalhes de como funciona o License Server, acesse a página License Server. |
Na etapa de Provedor de Dados será definido qual banco de dados será utilizado para o TReports, sendo possível escolher entre os tipos SQLite, PostgreSQL e SQL Server.
Quando selecionado o provedor SQLite, não é necessário realizar nenhum tipo de configuração ou instalação adicional, por se tratar de um banco embarcado ao TReports. Para realizar um backup, é necessário copiar os arquivos da pasta "db" na raiz da pasta onde o TReports foi instalado "{pasta-de-instalação}\db\".
A opção de provedor de dados como SQLite deve ser utilizada para fins de testes e experimentação |
Para os provedores do tipo PostgreSQL e SQL Server, deve ser configurada a conexão a um servidor de banco de dados. Assim que todas as informações forem preenchidas é possível validar a conexão caso seja um banco de dados já existente. Caso o banco de dados informado não exista no servidor, será criado um banco de dados para o TReports com o nome informado no campo "Initial Catalog".
O usuário de conexão ao servidor deve possuir permissão para criação de bases e tabelas. |
As etapas abaixo ilustram uma conexão feita com um provedor de dados do tipo SQL Server.
Preencha os dados de conexão com o servidor de banco de dados e clique em testar conexão.
Assim que a conexão for validada, clique em "Escolher" depois em "Concluir".
|
|