Fluxo completo da troca de informações TMS x PagBem
A integração PagBem tem como premissa que as informações terão origem no Totvs Protheus SIGATMS, e consequentemente as movimentações devem ser realizadas à partir do SIGATMS pois a PagBem não enviará informações, e sim receberá as informações do SIGATMS. A integração PagBem tem como premissa funcionar somente na rotina de Viagem Mod. 3. |
Realize o relacionamento do cadastro da Operadora PagBem. O objetivo deste cadastro é a combinação de dados da configuração de comunicação entre os sistemas, bem como a configuração de processos.
O cadastro do fornecedor Protheus é utilizado para criação e atualização dos prestadores na plataforma PagBem. Os campos abaixo são obrigatórios para a troca de informações durante a integração TMS x PagBem. São eles:
Acesse a rotina Atualizações -> Cadastro -> Fornecedores (MATA020), e clique no botão INCLUIR ou ALTERAR. Preencher todos os campos abaixo:
Após a confirmação do processo será criado um Contratado na PagBem, que é o nome dado para aos Fornecedores contratados para realizar o frete. |
Realize a associação dos veículos para os prestadores em questão. Os campos abaixo são obrigatórios para a troca de informações durante a integração TMS x PagBem.
São eles:
Exemplo de preenchimento de um veículo PagBem
Após a confirmação do processo será criado um veiculo na PagBem. |
Realize a associação dos motoristas para os prestadores em questão. Os campos abaixo são obrigatórios para a troca de informações durante a integração TMS x PagBem. São eles:
Telas de exemplo de preenchimento de um motorista PagBem
Após a confirmação do processo será criado um registro de Motorista na PagBem. |
Para realizar a quitação do frete o Sistema PagBem necessita de algumas informações durante a integração TMS x PagBem, por este motivo criamos o cadastro de Regra de Quitação de Frete PagBem.
A partir deste cadastro o Sistema TMS Protheus envia informações dos dados abaixo:
Para a troca de informações durante a integração TMS x PagBem, o sistema busca informações dos dados abaixo:
Esse campo é utilizado para identificar o código da regra de quitação do Frete PagBem ao criar o Contrato PagBem (Fechamento da Viagem). |
O cadastro de Rotas é utilizado para associar uma Rota do TMS à um Roteiro do sistema PagBem.
Cada rota no SIGATMS é amarrada a um roteiro/percurso da PagBem.
Para a troca de informações entre os sistemas, torna-se imprescindível realizar os passos abaixo:
No campo Frota (DEK_FROVEI), selecione a opção desejada.
Os campos Cód. Roteiro (DEK_ROTEIR) e Cód. Perc. (DEK_CODPER) pressione F3 do teclado ou clique no ícone da lupa. O sistema abrirá a tela Consulta Roteiro.
Exemplo de consulta do Roteiro PagBem
Exemplo de campos preenchidos na tela de Inclusão do Roteiro
A confirmação de criação de um novo Roteiro na plataforma PagBem necessita de aprovação da Operadora. |
Após a confirmação do cadastro da Rota, verifique se o Roteiro foi efetivado pela operadora PagBem.
Caso tenha sido efetivado pela operadora, altere a rota criada e realize novamente as ações da aba Rota x Operadora, conforme detalhes desta orientação para confirmar o relacionamento do Roteiro PagBem com a Rota TMS.
A emissão do Contrato PagBem será enviado somente no Fechamento de uma viagem de entrega/transporte Viagem Mod. 3 previamente criada e relacionada com dados PagBem (Operadora de Frota, Veículos e Motoristas).
Apenas a Rotina Viagem Mod. 3 estará habilitada para realizar o processo de integração com o Sistema PagBem. |
Fluxograma da troca de informações TMS x PagBem durante os processos de viagem
Para criar uma viagem integrada junto a Plataforma PagBem Frete, realize os passos abaixo:
Exemplos de preenchimento:
Viagem Modelo 3
Exemplo de preenchimento dos dados na aba Recursos (Viagem Mod. 3)
O cálculo do pedágio e confirmação da viagem TMS dependerá de validações exclusivas da operadora PagBem, ao qual irá conferir as informações válidas como Roteiro, Fornecedor, Veículo e Motorista associados na viagem. |
Através do Fechamento da Viagem que ocorrerá a emissão do contrato na PagBem. A emissão do Contrato PagBem é o inicio do controle de um processo quando se utiliza frota de terceiros.
EMISSÃO DO CONTRATO PAGBEM
No SIGATMS, a emissão do contrato na PagBem será processada no Fechamento da viagem, em que será acionado automaticamente o método Emissão de Contrato/Viagem.
Fluxo da troca de informações entre o SIGATMS x PagBem para emissão do Contrato PagBem
Para realizar o Fechamento da Viagem, é possível chamar a funcionalidade através das opções abaixo:
A confirmação de que a viagem foi incluída na PagBem tem um tempo para ser executada, pois é o momento que a PagBem valida as informações enviadas, gerando o numero do Contrato de Frete e preenchendo no campo N.o Proc. Transp. (DTR_PRCTRA) e ao gerar o Contrato de Pedágio preencherá o campo ID.Vge.Pdg (DTR_IDPDG).
Portanto este tempo de execução ou seja, tempo do processamento e retorno da PagBem, pode ser configurado através do campo Tempo de Espera(DEG_TEMPESP) , localizado na rotina Operadora de Frotas. Caso não ocorra o retorno no prazo estimado, a viagem não será fechada.
ESTORNO DO FECHAMENTO/ EXCLUSÃO CONTRATO PAGBEM
Ao efetuar uma operação de estorno do Fechamento da viagem, será acionado o método Cancelamento de Contrato/Viagem PagBem (“DelTravel”) para cancelamento do Contrato PagBem emitido previamente no Fechamento da viagem. Para cancelar um contrato PagBem, posicione na viagem desejada e acesse Outras Ações → Manutenção → Fechamento → Estornar.
O cancelamento do contrato na PagBem segue regras específicas que podem interferir no seu cancelamento, e neste caso, podem ser exibidas uma ou mais mensagens de validação do SIGATMS e/ou da parceira PagBem.
Depois que o contrato é emitido na PagBem, será necessário realizar a liberação dos contratos de Frete e Pedágio.
Ao realizarmos o apontamento de Saída da Viagem os contratos serão Liberados.
Ao realizarmos o estorno do apontamento de Saída da Viagem os contratos serão Bloqueados.
Ao realizarmos novamente o apontamento de Saída da Viagem os contratos serão Desbloqueados.
O contrato de carreteiro faz parte dos processos TMS x PagBem.
Para a configuração de momento de quitação do Contrato PagBem no cadastro de Operadoras de Frota Mom. Quit. PagBem (DEG_REPQUI) = 1 - Emissão, e o parâmetro MV_IMPCTC=1 - Impostos pela Operadora, a Quitação do Contrato PagBem será através da emissão do Contrato de Carreteiro.
Caso a quitação estiver configurada, e o parâmetro MV_IMPCTC = 0 (ERP); os valores de impostos serão aglutinados e enviados novamente ao Contrato PagBem através do método AddTaxes, fazendo com que os impostos sejam atualizados antes de realizar a Quitação do Contrato PagBem.
Fluxo do processo completo da rotina Contrato de Carreteiro durante a integração TMS x PagBem
EMISSÃO DE CONTRATO DE CARRETEIRO
Para realizar a emissão do Contrato de Carreteiro de uma viagem PagBem, realize os passos abaixo:
Quando o contrato de carreteiro for gerado, ele calculará a diferença entre o valor previsto enviado no fechamento de viagem e o total do frete (considerando valor com ou sem impostos, de acordo com o parâmetro MV_IMPCTC), atualizando o valor do contrato PagBem através do método “Shipping/AddMovement".
LIBERAÇÃO DE CONTRATOS (MV_LIBCTC =T)
Quando o parâmetro MV_LIBCTC está ativo e o campo Get.Tit.Fre (DUJ_TITFRE) localizado na rotina Contrato de Fornecedor- TMSA800 ) está = 2- Não, o momento de envio de quitação do contrato PagBem será através da rotina Liberação de Contratos. Desta forma, a emissão do Contrato de Carreteiro não irá comunicar com a PagBem.
Portanto, para esta configuração, após emitir o Contrato de Carreteiro de uma viagem TMS x PagBem, realize os passos abaixo:
Caso a liberação do contrato de carreteiro tenha sido efetuada com sucesso, será quitado o contrato PagBem, através do método "Shipping/Payment".
Caso o campo campo Get.Tit.Fre (DUJ_TITFRE) localizado na rotina Contrato de Fornecedor- TMSA800 ) esteja com conteúdo =1 - Sim, e o parâmeto MV_LIBCTC esteja ativo (MV_LIBCTC=T), o Momento de Quitação será na própria emissão do Contrato de Carreteiro, e neste caso em particular, a rotina de Liberação de Contratos (TMSA251) continuará a ser utilizada apenas nos processos do TMS, porém não comunicará com a PagBem, pois nesta configuração o contrato PagBem já será quitado na emissão do Contrato de Carreteiro! |
EXCLUSÃO DE CONTRATO DE CARRETEIRO
O estorno do Contrato Carreteiro dependerá de validações exclusivas tanto dos processos padrões do SIGATMS como a situação atual do Contrato PagBem.
Foi criada uma validação especial para o processo de integração TMS x PagBem quando o cálculo dos impostos é de responsabilidade do Protheus (MV_IMPCTC=0), e caso o contrato PagBem já tenha sido previamente emitido, não será possível excluir o Contrato de Carreteiro. Será exibida a mensagem abaixo:
"Como a viagem está integrada com a PagBem, o contrato não poderá ser excluído, pois os impostos já foram enviados enviados à Operadora."
Exemplo da mensagem em tela
AGENDAMENTO DE PAGAMENTO PAGBEM
Quando esta funcionalidade está configurada no portal PagBem Frete, o TMS realizará mais duas funcionalidades:
O estorno da Autorização de Pagamento é efetuado através do método Cancelar Autorização (PaymentAuthorization/Cancel). O cancelamento do contrato na PagBem segue regras específicas que podem interferir no seu cancelamento. Caso não seja possível cancelar o contrato na PagBem, o cálculo do contrato no SIGATMS também não é cancelado.
BAIXA DO CONTRATO CARRETEIRO / COMPENSAÇÕES FINANCEIRAS
Quando o Contrato de Carreteiro estiver vinculado a uma viagem TMS x PagBem, não será possível realizar o pagamento do Contrato de Carreteiro de forma manual.
A quitação do Contrato de Carreteiro e suas baixas financeiras somente ocorrerão mediante o processo de configuração do processo Conciliação Bancária.
MV_TMSPBLG
Contrato de Carreteiro.
Fechamento da Viagem.
<!-- esconder o menu --> <style> div.theme-default .ia-splitter #main { margin-left: 0px; } .ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left { display: none; } #main { padding-left: 10px; padding-right: 10px; overflow-x: hidden; } .aui-header-primary .aui-nav, .aui-page-panel { margin-left: 0px !important; } .aui-header-primary .aui-nav { margin-left: 0px !important; } </style> |