Este documento tem como objetivo detalhar os dois tipos de processo de envio de e-mail existentes na arquitetura do TSS 3.0.
Recentemente o processo de envio de e-mail utilizado no TSS 3.0 foi adequado para que seja possível separá-lo dos demais processamentos da fila (TSSTR1), assim nascendo uma nova fila de registros dedicada ao envio de e-mail (TSSTR3).
Para que este novo processo de envio de e-mail em fila separada seja habilitado, será necessário alterar uma configuração no sistema, que por padrão é mantido com o legado (envio de e-mail na mesma fila de processamento de documentos).
O Objetivo da separação do processo de envio de e-mail das demais etapas de processamento da fila (TSSTR1) é realizar as transmissões dos documentos eletrônicos de forma otimizada, deixando o envio de e-mail para um envio posterior, não interferindo na fila de processamento.
O processo de envio de e-mail do TSS 3.0 por padrão está habilitado para realizar a operação do processo legado, onde a etapa do envio de e-mail ainda é realizada pela fila de transações (TSSTR1). Para separar o envio de e-mail da fila de processamento, basta acessar TSSINTERFACE e clicar nas opções: Configuração / Entidades / Configurar conforme tela baixo:
Em seguida, na pasta Geral, no campo Processo de envio de e-mail selecionar a opção desejada e confirme.
As opções são:
1=Transações do TSS (TSSTR1) - A etapa de envio de e-mail será mantida no modelo padrão atual (legado), utilizando a mesma fila de processamento de documentos (TSSTR1)
2=Exclusivo e-mail (TSSTR3) - A etapa de envio de e-mail será desviada para a nova fila exclusiva para envio de e-mails (TSSTR3), separando assim esta etapa dos demais processos do documento eletrônico (TSSTR1) (recomendado).
Ao definir o processo de envio de e-mail, o TSS irá aplica-lo para todas as entidades de modo geral. Em outras palavras, todas as entidades presentes no TSS realizarão de forma igual o processo de envio de e-mail (ou pelo legado ou pelo novo processo de envio de e-mail). |
Aqui serão detalhados os fluxos, de maneira bem simplificada, do processo legado e do novo processo de envio de e-mail do TSS 3.0.
A definição do processo de envio de e-mail se inicia na criação do registro na tabela de fila de transações do TSS (TSSTR1). Após o TSS receber a requisição do ERP para a transmissão de um documento fiscal eletrônico, por exemplo NF-e, o sistema ao criar o registro na fila (TSSTR1) irá marcar um campo (PROCMAIL) com a opção definida naquele momento para envio de e-mail (1=legado / 2=fila separada). Conforme fluxo abaixo:
Uma vez definido processo ao qual será submetido o registro, o TSS ao iniciar o processamento da fila (TSSTR1), irá passar pelas etapas que compõem o processo como um todo de uma transmissão de documento, aqui chamado de sub processo (subproc).
Cada subprocesso será executado na fila, até chegar no subprocesso de envio de e-mail. Neste momento o sistema irá verificar o campo PROCMAIL presente na TSSTR1 para identificar o que será realizado: o envio de e-mail ou a gravação de um novo registro na tabela de fila de e-mail (TSSTR3).
Execução por legado
Caso seja o campo esteja como 1 (legado), o subprocesso envio de e-mail na fila de processamento será realizado.
Execução por novo processo
Caso o campo PROCMAIL seja 2 (e-mail em fila separada), o subprocesso irá realizar a gravação do registro na nova tabela de fila de e-mail (TSSTR3).
Em ambos os casos, após execução deste subprocesso, passarão para a próxima etapa da fila (que em todos os documentos que enviam e-mail é o ultimo subprocesso da fila).
Caso seja a ultima execução será realizada a gravação do registro na tabela de histórico (TSSTR2), onde também possui o campo de PROCMAIL para identificação do processo na tabela de histórico.
Principais Campos e Parâmetros
Campo | Descrição |
---|---|
Inclua o campo | Inclua a descrição relacionada |
Inclua o campo | Inclua a descrição relacionada |
Inclua o campo | Inclua a descrição relacionada |