A desossa é uma técnica em que há a retirada de ossos e sebos de partes específicas de animais abatidos ou carcaças inteiras. Esse processo pode ser realizado em frigoríficos, entrepostos especializados ou açougues.
A desossa é a produção de cortes menores com ou sem osso seguida de embalagem das peças que permitem agregar valor à carne. “Um dos objetivos desta etapa é agregar valor ao transformar os cortes primários (maiores) em cortes menores e mais elaborados”.
A desossa é um processo de desmontagem que gera sub-produtos como recortes, ossos, sebo, gordura, tendões.
O desossa foi desenvolvido para facilitar e agilizar o processo de desmembramento, fazendo integração direta com o estoque de produtos de frente de loja. Com essa ferramenta, fica fácil saber se os padrões das desossas estão sendo executados, e, assim, ter o controle do seu estoque e custo dentro da sua realidade.
Na hora da desossa de uma determinada parte do boi, você determina quais carnes compõem e qual percentual de cada um, incluindo a limpeza da carne (ossos, sebo, etc ). Após executar, o sistema tira a determinada parte do boi do estoque e alimenta o estoque de carnes a serem vendidas e ajusta sem custos.
Cadastrar parâmetro como segue:
Código | 101 |
Acesso | "AGDENTRDES" |
Conteúdo | Conteúdo 001 = Agenda de Entrada |
Conteúdo 002 = Agenda de Entrada e Custo |
Código | 101 |
Acesso | "AGDSAIDDES" |
Conteúdo | Conteúdo 001 = Agenda de Saída |
O ip informado no link é o ip do servidor aonde esta a aplicação do desossa.
http://10.172.212.147/RMS/Aplicacoes/desossa/
Ao realizar o acesso no sistema desossa uma tela de login irá se abrir. Para se logar basta utilizar um usuário cadastrado no sistema RMS e informar os dados de usuário, senha e contexto.
Depois de realizado o acesso você será redirecionado para a tela HOME. Nesta tela home você em sua barra lateral existe os botões para acesso as telas de descarte, rendimento, abertura de desossa, coleta de cortes e painel de acompanhamento. Nesta mesma barra lateral você tem um campo de pesquisa, para conseguir localizar os botões pertence a ela. Já no canto superior direto você vai encontrar o botão para logoff.
O primeiro cadastro que deve ser feito para iniciar a desossa é o descarte. Ao clicar no botão de descarte o sistema vai apresentar uma tela de consulta como todos os descartes cadastrados.
Este e um padrão a do sistema de desossa, sempre apresentar uma tela de consulta com todos os registros. Você vai encontrar esse modelo de apresentação em demais telas do sistema.
Na parte superior da tela de consulta de descarte. Você vai encontrar o botão "NOVO DESCARTE", um campo de pesquisa rápida pela descrição do descarte e um botão de busca avançada aonde irá conseguir informar mais filtros. Na grid com os registro de descarte, vai contem as seguintes informações. Código, Descrição , observação e uma coluna cuja sua imagem são três pontinho aonde você vai ter as seguintes ações de editar e excluir.
Utilizando os botões Novo Descarte e Editar a mesma tela irá de cadastro de descarte irá se abrir. Mas utilizando o Novo Descarte a única opção a mais que você terá, é o botão "SALVAR E NOVO". O restante das informações serão as mesmas.
O primeiro cadastro que deve ser feito para iniciar a desossa é o descarte. O descarte é vinculado com um produto que esteja cadastrado no RMS. Então é necessário que você crie primeiro o cadastro do produto descarte no sistema RMS. Este produto de descarte são ossos e sebos. Na tela de cadastro de descarte você irá informar se este descarte