CONTEÚDO
- Visão Geral
- Configuração
- Gerenciamento das credenciais
- Validação

01. Visão geral
Este documento é de uso interno e tem como objetivo detalhar o fluxo de autenticação das requisições entre o ERP e o TSS para ambientes compartilhados.
A partir do Release 12.1.33, o TSS terá a funcionalidade de utilização de Token de autenticação baseado em credenciais, contemplando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

02. Configuração
Para realizar a configuração, basta seguir os passos do link: TSS0063_Configurando_TSS_com_autenticação#configuracao. Como também, realizar a configuração abaixo:
1 - Criar a seção Cloud com a configuração Produto.
Essa configuração somente deverá ser utilizada para ambientes do Cloud, onde o TSS está como compartilhado, pois o gerenciamento de identificações é de responsabilidade do administrador dos serviços. |

Onde:
1 - TSS Compartilhado
Após a atualização do INI será necessário reiniciar o serviço do TSS.

03. Gerenciamento das credenciais
Somente o usuário Administrador (ADMIN) do TSS terá permissão para realizar a gestão das credenciais. Poderá ser através das rotinas: TSSMONITOR e TSSINTERFACE.
Procedimento para acessar as interfaces gráficas do TSS
Passo a passo:
1 - Acessar a rotina TSSMONITOR e TSSINTERFACE com usuário ADMIN.

2 - Clicar em Configurações e, em seguida, Credenciais.

3 - A tela da rotina é separada em ações, identificação, credenciais e entidades. Observe abaixo, as ações que poderão ser realizadas (Importar Identificações, Gerar Identificação, Editar Identificação, Filtrar, Gerar Secret, Excluir Secret, Exportar e Enviar e-mail), como também os dados da identificação com suas credenciais e as entidades que estão vinculadas a identificação criada.

Importar Identificações: gera de identificações através de importação de arquivo CSV. A estrutura do arquivo CSV deverá ser da seguinte maneira: 
Onde: Coluna A (Identificacao): deverá ser a Identificação que será utilizada para o cliente. Coluna B (CNPJ_CPF): deverá ser o CNPJ (raiz) ou CPF do cliente. Coluna C (Autenticacao): se será habilitado (1) ou desabilitado (0) a autenticação para o cliente. - Deverá ser repetido a identificação para as que possuem mais de um CNPJ (raiz) ou CPF do cliente.
- Após a geração da identificação não há possibilidade de sua exclusão, somente será possível excluir ou desabilitar os clientes que estão vinculados a ela. Assim deverá sempre existir um cliente vinculado a identificação.
|

|
Gerar Identificação: gera um identificação para um cliente, informando seus CNPJ raiz ou seus CPF, indicando se será habilitado sua autenticação. Após a geração da identificação não há possibilidade de sua exclusão, somente será possível excluir ou desabilitar os clientes que estão vinculados a ela. Assim deverá sempre existir um cliente vinculado a identificação. |

|
Editar Identificação: alterar uma identificação do cliente já criada. 
|
Filtrar: filtra as credenciais. Poderá ser através: Identificação: Filtra as credenciais da identificação informada. CNPJ (raiz) / CPF: Filtra um CNPJ raiz ou CPF de um cliente. Cliente ID: Verifica se o Client ID existe, caso exista será apresentado. Dt geração de: Data início da geração da credencial, podendo ser filtrado um intervalo de data da geração das credenciais. Dt geração até: Data fim da geração da credencial, podendo ser filtrado um intervalo de data da geração das credenciais. Entidade: Verifica se a Entidade existe, caso exista será apresentado. Caso realize alguma outra ação, o filtro será perdido. |

|
Gerar Secret: gera uma ou varias credenciais para a identificação, apresentando possibilidade de enviar por e-mail como também exportar em arquivo .txt. 
|
Excluir Secret: exclui as credenciais marcadas da identificação. 
|
Exportar: exportar os dados das credenciais marcadas. 


|
Enviar e-mail: envia por e-mail os dados das credenciais marcadas. 

|
|

04. Validação
Quando um cliente está habilitado a autenticação e não esteja enviando seu TOKEN de autenticação, será apresentando o SoapFault abaixo:
