Corresponde a um valor dado como Adiantamento, que será confrontado com outros Lançamentos Financeiros no processo de Baixa, Emissão de Cheques e integrações bancárias.

Aplicabilidade

Ao incluir um Lançamento de Adiantamento e baixá-lo será gerado um novo Lançamento classificado como "Crédito de Adiantamento". Este novo Lançamento será confrontado com outros de valor igual, maior ou menor. É através do "Crédito de Adiantamento" que será gerenciada toda a dinâmica do processo.

Pré-requisito

Procedimento

  1. Incluir um Lançamento a pagar, Tipo de Documento "Adiantamento". Exemplificaremos o gerenciamento de um Adiantamento para Viagem.
  2. Baixar este Lançamento:  Na baixa será gerado um Lançamento do tipo "Crédito de Adiantamento" com natureza (pagar/receber) inversa à natureza do Lançamento de Adiantamento, com os mesmos dados do lançamento de adiantamento.
  3. Incluir um Lançamento a Pagar correspondente à despesa.

Ao baixar o Lançamento referente à despesa, o sistema identificará que existe um Adiantamento que poderá ser vinculado e exibirá uma tela para que o vínculo seja estabelecido. O vínculo também poderá ser feito antes do processo de baixa, através do menu Processos | Vincular lançamentos.

Feito isso, o valor do crédito de Adiantamento será confrontado com a despesa, sendo:        

1.000,00 Valor do Crédito de Adiantamento

 -800,00 Valor da despesa efetiva.   

 200,00 Parte do Crédito de Adiantamento passível de vinculo

Efeitos

A baixa do Lançamento correspondente à despesa será zerada, pois o valor do Adiantamento foi maior do que a efetiva despesa. Nesse caso não gera extrato de caixa correspondente.
No lançamento referente ao Crédito de Adiantamento ficará armazenada a diferença de R$200,00, que poderá ser utilizado numa próxima operação de vinculo (outro adiantamento de viagem). Se não houver mais operação de Adiantamento para este Fornecedor, o valor da diferença então poderá ser devolvido para a Conta Caixa.
Para isto, basta baixar o Crédito de Adiantamento.

Outras possibilidades

Se a Despesa for maior do que o Adiantamento (considerando que estejam vinculados): A baixa será realizada pela diferença e será gerado o respectivo extrato de caixa.        

1.000,00  Valor do Crédito de Adiantamento

1.800,00  Valor da despesa efetiva.

  800,00  = Valor da baixa do Lançamento correspondente à despesa. Extrato de Caixa de mesmo valor.

Se a despesa for o mesmo valor do Adiantamento (considerando que estejam vinculados): A baixa será com valor zero.

1.000,00 - Valor do Crédito de Adiantamento 1000,00  Valor da despesa efetiva.

      0,00  = Valor da baixa do Lançamento correspondente à despesa. Não será gerado Extrato de Caixa.

Observações:

Cálculo do valor baixa:

FLANBAIXA.VALORBAIXA = FLANBAIXA.VALORORIGINAL - FLANBAIXA.VALORVINCULADO - FLANBAIXA.VALORESQUEDESCONTAM + FLANBAIXA.VALORESQUEACRESCENTAM

O processo "Ajustar Valor Baixado em Lançamentos Vinculados" tem como objetivo percorrer todos os lançamentos vinculados de crédito de adiantamento, devolução ou nota de crédito que já foram baixados e ajustar o seu valor, para que obedeçam as regras acima exemplificadas. O processo pode ser executado em paralelo com o sistema em produção, porém, dependendo da quantidade de lançamentos, pode tomar um tempo considerável.

Contabilização de baixa de crédito de adiantamento

Para que seja contabilizada a baixa com crédito de adiantamento é preciso que o parâmetro "Contabilizar crédito de adiantamento em filiais distintas" esteja marcado. Essa parâmetro do sistema é apresentado desmarcado como default.

Será preciso cadastrar um evento contábil de baixa e informar esse evento como default de contabilização em uma das tabelas opcionais usadas ou no tipo de documento que será usado, para que seja aplicado na contabilização do lançamento de crédito de adiantamento quando realizada a baixa da nota vinculada.

A contabilização será realizada somente quando a operação é entre filiais distintas.

Exemplo do cliente. Ele é um prestador de serviços de saúde.
O cliente dele fecha um pacote na filial 1, mas vai na filial 2 para fazer um exame.
Então o propósito é fazer o acerto contábil do recebimento do adiantamento em filial diferente daquela que ocorreu a prestação
do serviço.


Adiantamento Gerador de IR

A partir da versão 12.1.2209, torna-se possível que adiantamentos a pagar para fornecedores pessoa jurídica possam ser geradores de imposto de renda, desde que a data de geração do imposto seja Emissão, Vencimento ou Contabilização de Inclusão. Visando este objetivo, o cadastro de tipo de documento passou a dispor do novo campo "Gera IRRF" na aba "Dados Adicionais", que passa a ser apresentado quando a classificação é "Adiantamento".

Ao incluir novo lançamento a pagar, para um Cliente/Fornecedor 'Pessoa Jurídica', usando o tipo de documento de classificação "Adiantamento", com o atributo "Gera IRRF" habilitado, será habilitada o botão "Exibir dados para cálculo de IRRF", onde deverá ser informado o respectivo Código de Receita. O lançamento será incluído com a classificação "Adiantamento e Gerador de IR", e o respectivo lançamento de imposto com classificação "IRRF PJ" também será gerado.

Ao baixar o lançamento de classificação "Adiantamento e Gerador de IR", ocorrerá a geração de lançamento de natureza inversa, com classificação "Crédito de Adiantamento", como qualquer outro lançamento de classificação "Adiantamento", e poderá ser utilizado em vínculos normalmente.

Quando ocorrer o vínculo deste crédito de adiantamento com um lançamento com classificação "Gerador de IR", o imposto já retido pelo adiantamento será deduzido do IR gerado pelo lançamento vinculado. Este vínculo somente será permitido se no momento do vínculo o lançamento de classificação "IRRF PJ" associado ao lançamento de classificação "Gerador de IR" esteja em aberto, e não tenha sido incluído em nenhuma guia pelo TOTVS Gestão Fiscal.


 Informações Complementares

Veja Também