01. Visão Geral

As rotinas automáticas de documentos fiscais visam atender o mesmo critério de uma inclusão manual pelo sistema, porém de uma forma transparente e sem intervenção.

Temos pelo menos 3 funcionalidades básicas para atender esta demanda, todas elas utilizam dois arrays, um contendo as informações da capa e outro dos itens do documento, além de algum outro parâmetro específico de cada uma.

Podemos ver nos exemplos a seguir, que esses arrays utilizam como referência campos das próprias tabelas, portanto qualquer campo criado pode ser alimentado por meio desta funcionalidade, basta referencia-lo nos arrays.


02. Exemplo de Utilização

0201. Rotina automática de documentos de entrada via MATA103

Para utilização desta rotina, necessitamos somente dos arrays de capa e item, conforme descrito anteriormente.
Porém vale uma observação importante para eles sobre os valores dos impostos.


A rotina possui duas formas de tratamento dos valores de impostos:

Automática, a forma mais aconselhada pela Totvs para a maioria dos casos.

Para utilizar os cálculos automatizados de impostos do sistema, basta NÃO utilizar NENHUMA referência de impostos nos arrays (capa e itens) criados na rotina; além também de informar, no último nível do array do item, na última posição, o respectivo TES da operação.

Manual. Esta forma é muito utilizada nas integrações com outros sistemas onde os cálculos dos tributos já foram efetuados na origem, e na importação para o Protheus eles não devem ser recalculados e alterados.

Para que esses valores sejam respeitados na importação, basta fazer o procedimento contrário ao item comentado anteriormente Automático, ou seja, informar as referência dos impostos e enviar, na primeira posição do array do item a referência do TES do respectivo item.


Quando se utilizam as referências de impostos, para que os valores sejam respeitados, é muito importante que uma ordem de estruturação do array seja seguida, tanto para o array de capa quanto para o de itens.

Primeiramente, devem ser declarados todos os valores de alíquotas, depois os valores de base e por último os valores dos tributos, uma exceção é o array de capa, que não pode conter nenhuma referência de alíquota, somente os de base e valor do tributo.


0202. Rotina automática de documentos de entrada via MATA103