O Painel e-Social conterá todos os eventos que já foram exportados, permitindo ao usuário a consulta de seu conteúdo, sendo possível também o reenvio à tela de geração para manutenção dos dados e também a exportação do mesmo novamente.
Caminho: Processos > e-Social > Painel e-Social - FIS00284.
Pré-Requisitos e Restrições: É necessário que o usuário já tenha gerado e exportado eventos no período desejado.
Passo a Passo: No Painel e-Social após pesquisar o período desejado, será possível realizar a geração automática ou manual do XML para os eventos, uma vez que o mesmos já tenham sido gerados e exportados na tela de Geração do E-Social .
Os eventos vão aparecer da seguinte forma:
S-1200: Para cada prestador/representante, deverá ser gerado apenas um evento, podendo existir dentro do mesmo evento vários demonstrativos de pagamento, sendo um demonstrativo para cada documento (RPA) e um demonstrativo para cada pagamento/título gerado no período (mês) no caso de comissões.
RPA’s - Orçamento: Para documentos escriturados no módulo Orçamento, neste caso os RPA’s, o evento S-1200 será ser gerado a partir da inclusão de seu respectivo título, ação que ocorre no momento da integração do documento no Orçamento. Portanto sua competência (MM/AAAA) para fins da declaração, irá considerar a data de escrituração do documento.
A indentificação (marcação) dos títulos que irão gerar dados para a E-Social, no caso dos documentos do Orçamento, ocorrerão conforme a configuração das Naturezas de Despesa Supracitadas. Depois de identificadas as naturezas, o título após integrado no Financeiro, integrará todas as informações necessárias para o Fiscal, que fará a composição do evento no layout estabelecido.
Comissões – Financeiro: Para composição do evento S-1200, no caso de informações vindas do Lançamento de Comissão do Módulo Financeiro, a geração dos dados seguirá o mesmo conceito dos documentos do Orçamento, ou seja, os dados do evento serão gerados quando for inserido um título referente a uma comissão (ou conjunto de comissões). Assim, independente do período que originou a comissão, esta só será incluída em um evento quando selecionada para pagamento, entendendo este processo como reconhecimento efetivo do valor devedor ao representante.
Para definição dos títulos considerados neste cenário, a identificação/marcação ocorre através da configuração das categorias de representante na aplicação E-Social. Identificado o título com categoria marcada, o Financeiro integrará as informações do mesmo com o Fiscal, que irá compor o evento conforme o layout estabelecido.
S-1210: O evento S-1210, se refere as movimentações de pagamento das remunerações declaradas no evento S-1200. Assim, para cada demonstrativo de pagamento contido nos eventos S-1200, deverá existir 1 S-1210 correspondente.
Tanto para os documentos advindos do módulo Orçamento (Notas Fiscais de Despesa) quanto para as Comissões do Financeiro, a data de pagamento a ser considerada na composição do evento S-1210, será a de quitação do título no financeiro. Ou seja, assim que o título for quitado, os dados para composição dos eventos serão encaminhados para geração.
S-1250: Conforme o layout 2.4.02 da E-Social, o evento S-1250 será gerado agrupado por Pessoa - produtor rural ou seja, cada estabelecimento aquirente (filial), deverá gerar um evento contemplando todas as aquisições de todos os produtores rurais do período.
Para geração serão verificadas as condições:
CGO marcado na configuração da E-Social, e Tipo Pessoa = Física, ou CGO marcado na configuração da E-Social, Tipo Pessoa = Jurídica, e Indicador Produtor com CPF = S.
Outras Ações / Ações relacionadas
Ação | Descrição |
---|---|
Geração E-social | Processo de geração e exportação |
Atualizações do layout versão S-1.0 | Atualizações liberadas para atendimento da versão S-1.0 |
Principais Campos e Parâmetros