Particularidades do provedor e configuração do Protheus para emissão de nota de serviço através do Fisa022
- Particularidades encontradas para homologação com provedor IssNetOnline para versão nfs-e liberada após a data 21/10/2022
- Erros e possíveis causas:
- “E157-Usuário não tem autorização para solicitar o serviço. A pessoa física ou jurídica, identificada pelo CPF ou CNPJ.”
- “L090- Usuário não tem autorização para solicitar o serviço”
- Possíveis causas:
- Provedor consiste o CNPJ do certificado digital com o CNPJ da empresa prestadora, caso Certificado seja MATRIZ e CNPJ prestador Filial, provedor não aceita, o mesmo exige certificado digital com mesmo cnpj da empresa contribuinte.
- Também é preciso solicitar autorização para o uso do ambiente via WebService através do e-mail [email protected]
- Erro de schema: Código de serviço utilizado em Brasília DF é mostrado geralmente sem “ponto” (1701), porem para envio é obrigatório utilizar o “ponto” (17.01)
- Conteúdo de Número de telefone, CEP, UF, etc são verificados pelo provedor dando rejeição caso o mesmo encontre inconsistências.
- Usuários Protheus: À partir desta versão não se utiliza mais o SPEDNFE para envio de notas, é preciso reconfigurar para a nota gerada ser enviada nos padrões da nfs-e e transmitida pelo Fisa022.
- Série da RPS: o provedor utiliza como padrão para envio em homologação a série “8” para RPS
- Sequencia de RPS: o provedor consiste número de RPS, que devem primeiro ser solicitadas através do portal no seguinte caminho “Solicitação de Documentos Fiscais” -> “ Solicitação”, nesta opção será gerado números de RPS a serem consumidos, exemplo de 1 a 50.
- Contados com provedor: [email protected] / [email protected] Tel.: (67) 3041-2075
Processo de configuração Protheus
1 - Configuração da Série:
- no SIGACFG, acessar "Base de Dados" (CFGX031.PRW), depois "Tabelas Genéricas" → "Série de N Fiscais" + <EDITAR>
- em seguida caso já nao tenha Série "8" basta inserir uma nova linha e a Serie

2 - Criação do "Código de Serviço"
- na opção "Tabela Genéricas", utilize o botão de pesquisa e preencha com "60" - Tabela de Serviços

- Clicar em <EDITAR> e incluir o código a ser utilizado, lembrando que para Brasília DF é preciso ter "ponto" no código exemplo 1701 fica 17.01

3 - Agora no modulo de "Faturamento" SIGAFAT, acesse em "Cadastros" → "Tipos de Entrada e Saída" , utilize suas configurações da TES normalmente porém é importante salientar que os campos "Calculo de ISS" - F4_ISS = SIM e "L.Fiscal ISS" - F4_LFISS = T - Tributado
4 - Cadastro de Produtos, na aba "Impostos" preencher o campo "Aliq.ISS" B1_ALIQISS = Porcentagem da alíquota do ISS , "Cod.Serv.ISS" B1_CODISS = Código do serviço cadastrado na tabela genérica, "CNAE " B1_CNAE = Codigo CNAE da empresa cadastrado na prefeitura, "C.Trib.Mun" B1_TRIBMUN = Código de Tributação Municipal cadastrado na Prefeitura.
5 - FISA022
- Wizard
- Com TSS ja no Ar, ao entrar no FISA022 o mesmo irá checar se a empresa ja esta configurada no TSS, se nao tiver ele entrará no Wizard de Configuração caso contrário é preciso clicar no botão "+Wiz.Config."






- Terminado Configuração o processo segue normal com Transmissão, Monitor, Consulta RPS e Cancelamento.
