01. PROCESSADOR DE FREQUÊNCIA DIÁRIA

(Processo realizado pela Instituição de Ensino para validar o check-in de acordo com os planos de aulas das Turmas/disciplinas)

Após o aluno registar a frequência diária, a Instituição de Ensino, deverá  processar a frequência, de acordo com os registros  inseridos no check-in do aluno.

Para acessar o processo, deve-se ter permissão de acesso no Perfil de usuário no seguinte item:

(estrela)  Educacional  | Matrícula e Avaliação | Notas e Faltas | Mais... | Processador de frequência diária

Acesso à tela do Processador de frequência Diária

O processo "Processador de frequência diária" está disponível em Matrícula e Avaliações | Notas e Faltas | Mais... | Processador de frequência diária

Este processo tem como objetivo realizar uma frequência diária de forma automatizada baseada nos checkins existentes no banco de dados, onde foram realizados pelos alunos por diferentes meios., e dar presença aos alunos que realizarem os checkins durante um período de uma determinada aula, e falta para os alunos que não realizaram o checkin, dentro do período da aula, considerando os parâmetros definidos no processo conforme detalhados abaixo.

Para executar o processo, será necessário algumas parametrizações:

1º) Deve ter apenas UMA Etapa de Faltas das turmas/disciplinas a serem processadas, de acordo com a data do processamento / reprocessamento:

      -  Data de inicio / Data de Término

      - Data início digitação e Data limite digitação 

Deverá estar dentro do período válido de acordo com a data do processamento.

2º) Para as Turmas/disciplinas Gerenciais: O Aluno realiza o check-in na Gerenciada, dessa forma, o processador irá processar as Turmas/disciplinas Gerenciadas.

Data da execução do processo

Este processo tem como principal objetivo ser executado de forma agendada com recorrência de execução com intervalos pré-definidos pela instituição de acordo com as suas necessidades.

Com este opção, o log exibido após o processamento será menos detalhado, sem a relação dos alunos matriculados em cada Turma/Disciplina. Ao invés disso, será exibido um somatório com total de alunos, total de ausências e total de presenças.

1º) A execução de uma data retroativa (data anterior à data atual) é necessário que tenha pelo menos uma Etapa com o período vigente à data atual.

Ex: Será executado o processamento para a data: 11/04/2022 porém a data atual é 09/09/2022, portanto a data do processamento é uma data retroativa.

Com isso deverá tem uma Etapa de faltas, onde o período de Início/ Término e Data início de digitação / Data limite de digitação deverá estar compreendido até a data em que o processamento está sendo executado.


Aulas geminadas

Exemplo: Na Turma/disciplina: Metodologia em pesquisa, tem duas aulas geminadas, sendo:

                 Terça-feira: 07:00 as 07:50

                 Terça-feira: 07:50 as 08:40

Se o Aluno realizou apenas um check-in ( as 07:10) será considerado apenas uma presença, na aula de 07:00 às 07:50 e na aula de 07:40 as 08:50, ele estará com falta.


Limites para considerar presença do check-in

Exemplo: O Período da Aula é: 07:00 às 07:50

  1. Se o check-in do Aluno foi as 07:01, o processador irá considerar a presença.
  2. Se o Check-in foi realizado as 06:59, o processador não ira coletar, e o aluno terá falta incluída para essa aula.


1º) Se a liberação da frequência não for realizada durante o processamento, o mesmo deverá ser realizado pelos processos atuais, sendo: Portais e RM.exe.

2º) Caso o parâmetro: Parâmetros | Secretaria | Notas/faltas (Permitir a visualização das notas e faltas da etapa somente após a liberação do professor) esteja marcado, mesmo o processador informando que as aulas foram liberadas, será necessário que a Instituição de Ensino marque o parâmetro: Disponível para Alunos no cadastro da Etapa de faltas.

Filtro de Turma/disciplina


Ponto de referência para a validação de check-in

Funcionalidade disponível a partir do patch: 12.1.2209.114

Essa parametrização tem como objetivo, definir a localização da Instituição de Ensino (ou o Local onde é realizado as Aulas) e a distância "aceitável" para considerar o check-in válido para presença dos Alunos.

A definição da localização, será realizada pela endereço ( pegando como referência a Latitude e a Longitude)

Para colocar as coordenadas, seguir os passo indicado em:

Onde as informações da Latitude e longitude serão copiados automaticamente para os campos:

O Valor do campo: Distância em metros , como padrão vem preenchido com o valor mínimo, mas a Instituição de Ensino pode  reduzir ou aumentar a distância conforme a sua necessidade.