01. DADOS GERAIS

Produto:

Linha de Produto:

Segmento:

Módulo:Locação de equipamentos
Função:N/A
País:Brasil
Ticket:N/A
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :N/A


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

A rotina de aprovação de projetos é utilizado para determinar se uma proposta de locação incluso no sistema será liberado ou não para geração de contrato, através de um fluxo de aprovação com controle de alçada. A regra desse fluxo é determinada de acordo com as configurações, sendo eles três tipos: Desconto, Margem e ambos.

03. SOLUÇÃO

Controle de alçada e tipos de aprovação:

Controle de alçada: O controle de alçada ira determinar em qual nível sequencial o aprovador foi configurado no cadastro de aprovadores. Sendo o nível inicial partindo de 1 para N aprovadores.  Independentemente se o aprovador de uma determinada proposta tem ou não a margem ou desconto suficiente para realizar a aprovação ou reprovação da mesma, é necessário que um aprovador de nível 1 realize o processo. E no caso do aprovador tiver desconto menor ou margem maior do que a cedida na proposta ela será enviada para o nível 2 de alçada e seguirá pendente de aprovação. O processo se repetirá nível a nível até que encontre um aprovador com desconto ou margem suficiente para aprovar ou reprovar a proposta.

Desconto: Para que o sistema considere um desconto necessário de aprovação é necessário que seja MAIOR ao desconto anterior. Sendo que o mesmo se inicia com 0%. A aprovação por desconto determina se a quantidade deste cedida em uma proposta será ou não aceita. O desconto cedido é calculado na proposta e apresentado na aba base de calculo da mesma. Uma vez enviado para aprovação o aprovador de nível 1 irá tentar realizar o aceite ou recusa da mesma, o sistema irá validar se ele é  um aprovador configurado para desconto, se o desconto liberado é igual ou maior ao cedido na proposta em questão. Caso sim, a rotina irá submeter a proposta a aprovação ou reprovação daquele aprovador, caso não a rotina manter a proposta em aprovação e subir o nível de alçada conforme explicado no paragrafo sobre margem.

Exemplo de regra de aprovação tipo desconto:


Margem de contribuição: Para que o sistema considere uma margem de contribuição necessária de aprovação é preciso que seja MENOR a margem de contribuição anterior. Sendo que a mesma se inicia em 100%. A aprovação por margem determina se a quantidade deste, cedida em uma proposta, será ou não aceita. A margem cedida é calculada na proposta e apresentado na aba base de calculo da mesma. Uma vez enviado para aprovação o aprovador de nível 1 irá tentar realizar a o aceite ou recusa da mesma, o sistema irá validar se ele é  um aprovador configurado para margem, se a margem liberada é igual ou menor ao cedido na proposta em questão. Caso sim, a rotina irá submeter a proposta a aprovação ou reprovação daquele aprovador, caso não a rotina irá manter a proposta em aprovação e subir o nível de alçada conforme explicado no paragrafo sobre margem.

Exemplo de regra de aprovação tipo margem:

Ambos: A aprovação por ambos tipos (Desconto e margem) é realizada seguindo as premissas apresentadas acima. Se uma proposta tiver desconto e margem configurada e for submetida a um aprovador configurado como ambos a rotina irá analisar o valor do desconto, o valor da margem cedidos na proposta e os valores desses liberados para o aprovador. Uma vez que um dos dois tipos não atenda a regra o mesmo seguirá pendente de aprovação e será enviado para o próximo nível de alçada.

Exemplo de regra de aprovação tipo ambos:




1. Use quando for necessário descrever um passo a passo.

2. Use quando for necessário descrever um passo a passo.


04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Outras ações/ações relacionadas 



05. ASSUNTOS RELACIONADOS