O Contas a Pagar do PagPFS é uma nova interface que tem como principal objetivo trazer uma melhor experiência de uso nos processos do BackOffice, focada nos processos realizados nos Escritórios de Advocacia.
A nova interface possibilita o cadastro de títulos a pagar, seus desdobramentos (classificação por natureza) e o vínculo de documentos usando a Base de Conhecimento Protheus.
A tela de consulta é composta por 04 componentes principais:
Demonstra os títulos a pagar considerando os filtros realizados.
Nas colunas demonstra o Status do Título, Filial, Título (Prefixo + Número + Parcela), Tipo do Título, Fornecedor, Natureza, Valor e Vencimento real.
É possível expandir cada um dos títulos para ver mais detalhes, que são eles: Saldo do Título, Valor Total Desdobrado, Valor desdobrado pós-pagamento, Data de vencimento, Data de Emissão, Data de Baixa e Data de Liberação.
As operações disponíveis são: Editar, Excluir, Consultar Anexos, Baixa manual e Copiar Título.
Possibilita o filtro dos títulos pelas seguintes informações:
Com base no resultado filtrado serão calculados os totalizadores, que são:
No final de cada linha, quando o título não permitir, é possível que o usuário realize a baixa manual do título.
Ao clicar no botão será mostrada uma modal em que o usuário poderá preencher os seguintes campos:
Outra facilidade disponibilizada na tela é que ao realizar a baixa via modal o sistema guarda as configurações para facilitar a baixa de outros registros. ( Isso se aplica somente aos campos de Motivo e Banco ).
A baixa realizada sempre será a baixa total ou a baixa restante, independente do quanto já foi baixado previamente.
O PagPFS disponibiliza para o usuário a possibilidade de gerar os arquivos CNAB e forçar o processamento do Retorno do CNAB em dois botões posicionados no canto superior direito da tela.
Quando o usuário clicar no botão Gerar CNAB será apresentada uma modal contendo os seguintes campos:
Ao confirmar a configuração o sistema irá filtrar os registros e disponibilizar a seleção de título.
Quando o usuário selecionar ao menos um título o sistema irá disponibilizar o botão de "Exportar CNAB" que irá processar os títulos selecionados, incluindo os títulos em Borderô e gerando o arquivo CNAB do Parâmetro de banco (SEE) selecionado.
Caso os parâmetros informados estiverem errado ou não tiver retorno na busca, é possível redefinir os parâmetros informados clicando no botão "Gerar CNAB". Ou caso queira cancelar a operação há o botão "Cancelar geração".
O processamento do retorno do CNAB utiliza a rotina de Processamento de Retorno do CNAB via Job do Financeiro que utiliza o cadastro de Parâmetros de banco (SEE) para encontrar as configurações de processamento do CNAB e os arquivos de retorno bancário.
Ao clicar no botão "Retorno CNAB" será exibida a lista de Filiais que o usuário tem acesso.
Ele poderá selecionar quais filiais deseja processar. A Filial que ele selecionar é referente a Filial do Parâmetro de bancos (SEE) e a partir da configuração que for encontrada o sistema realizará a leitura dos arquivos que estiverem na pasta de importação (EE_DIRPAG) que forem a extensão informada no campo EE_EXTEN.
Quando o usuário selecionar "Executar" o sistema irá processar todas as filiais selecionadas. Inicialmente elas aparecem com fundo preto com fonte em branco
. Quando a filial for executada com sucesso o sistema irá mudar a tag da filial alterando o fundo para branco com a fonte em preto
. No caso de erro o sistema irá alterar a tag para o fundo vermelho com fonte em branco
.
Após a realização da consulta dos títulos, é possível exportar o resultado total para uma planilha através do botão "Exportar".
A exportação irá gerar um relatório Excel em uma pasta temporária e irá abri-lo automaticamente.
OBS: Caso tenha muitos registros para exportar, o sistema irá alertar para a necessidade de um filtro mais detalhado.
O cadastro de títulos a pagar foi simplificado, demonstrando apenas as informações que fazem sentido no uso pelos escritórios, numa interface mais enxuta e amigável.
As regras de negócio do título e dos desdobramentos não sofreram alteração.
Para facilitar o processo de vínculo de documentos, a interface conta com uma área para arraste (drag-and-drop) de documentos que serão vinculados ao desdobramento no momento da confirmação do cadastro.
Na aba de informações adicionais, na combo de banco foi criada a funcionalidade de cadastro de bancos, no momento em que for buscado um banco inexistente no cadastro, basta o usuário apertar enter ou tab no teclado para que seja chamado uma modal de cadastro de banco onde se é possível cadastrar um novo banco/conta para o fornecedor a ser cadastrado ou editado.
O step de Complementos só será disponibilizado caso a base de dados tenha o campo do PIX a Pagar. No menu esquerdo é possível utilizar o aplicativo barcode_scan.exe para realizar a leitura do QR Code no pdf/browser.
Quando a natureza financeira do título for do tipo transitória, no lado esquerdo irá aparecer um novo step chamado Desdobramentos e fica disponível após o título ser confirmado.
No step de Desdobramentos será apresentado um grid que mostrará todos os desdobramentos vinculados ao título, separados em duas abas para Desdobramentos (OHF) e Desdobramentos Pós-Pagamento (OHG).
A aba com os desdobramentos pós-pagamento só será disponibilizada para inclusão quando o título estiver baixado e existir um desdobramento do tipo transitória pós-pagamento.