Ao alterar o preço de venda de um produto na tabela de preço no momento da manipulação de um pedido de venda ou orçamento, o preço unitário do item é mantido de acordo com o valor inicial e somente é atualizado caso a quantidade for alterada, pois a quantidade informada no início foi atribuída para o preço de venda inicial da tabela de preço antes de seu reajuste.
Exemplos:
Pré-Condições

Criar um pedido de venda ou orçamento utilizando a tabela de preço 001 e incluir o produto PRODUTO_A:

Com o pedido de venda ou orçamento em aberto, alterar a tabela de preço 001 com o novo preço de venda do PRODUTO_A para R$200,00:

O valor do preço unitário não será atualizado no pedido de venda ou orçamento, pois a quantidade informada no item foi atribuída ao valor inicial da tabela de preço, para manter o preço de faixa já firmado antes de seu reajuste e também evitando a perda de performance da rotina:

Ao alterar a quantidade desse mesmo item no pedido de venda ou orçamento, o preço unitário será atualizado, pois a nova quantidade informada no item não foi atribuída ao valor inicial antes do reajuste da tabela de preço, e será realizado uma nova consulta na tabela de preço atualizando o preço de faixa para esse item.

Quando retornamos para uma quantidade já informada no item, o preço unitário será o preço de faixa já atribuído anteriormente ao valor inicial da tabela de preço negociada, não realizando uma nova consulta na tabela de preço.

As rotinas de Pedidos de Venda ou Orçamentos tem esse comportamento para manter o preço unitário já carregado pela tabela de preço de acordo com a quantidade informada no momento da venda. Para considerar os valores atualizados da tabela de preço, será necessário sair e entrar novamente das rotinas de Pedidos de Venda ou Orçamentos. |