Introdução
O Intellector-portal é uma interface web para o Intellector-server, de fácil usabilidade, que, através de uma Intranet/Extranet permite o acesso de usuários a funcionalidades como:
- Cadastro e consulta de usuários;
- Gerenciamento de tipos de políticas utilizadas no servidor;
- Controle de acesso a funcionalidades e tipos de políticas através de perfis de usuário;
- Listagem das políticas e dos layouts publicados no Intellector-server através do Compilador Intellector-client;
- Instalação/Configuração dos Plugins de Acesso, que poderão ser chamados nas políticas executadas no Intellector-server;
- Criação de Plugins de Acesso a Bases de dados através de Querys SQL.
Usuário Pré Configurado
Por padrão o Intellector-portal vem com o seguinte login configurado:
Login: admin Senha: tools01
|
O usuário admin possui acesso a todas as funcionalidades e tipos de políticas existentes.
Sua senha deve ser alterada no primeiro login (ver seção: Usuários->Alterar Senha), evitando que acessos indesejados, sejam realizados por pessoas não autorizadas.
Logon no Intellector-portal
O acesso ao Intellector-portal é realizado através de um navegador web, utilizando a seguinte URL:
http://INTELLECTOR_HOST:8080/intellector
|
- INTELLECTOR_HOST deve ser substituído pelo nome ou ip do servidor em que o Intellector-server está instalado;
- Navegadores homologados: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera e Chrome;
- Após digitar a url de login em um dos navegadores especificados acima, o Intellector-Portal apresenta uma tela de login com os campos "Login e Senha", para autenticação do usuário.

Sempre que for informado um usuário inexistente ou uma senha incorreta, o Intellector-portal exibirá a notificação de que “Usuário ou Senha inválidos!”.

Após a autenticação, será apresentada a tela inicial do Intellector-portal, onde estará disponível um menu com todas as funcionalidades acessíveis pelo usuário.

Configurações Iniciais
Antes de publicar uma política no servidor e começar o envio dos dados a serem analisados pelo Intellector, é necessário realizar algumas configurações iniciais:
- Configurar Parâmetros de Execução;
- Criar os tipos de políticas desejados;
- Criar os perfis de acesso as funcionalidades do Intellector e aos tipos de políticas cadastradas. O Intellector controla a publicação e execução de políticas através dos tipos cadastrados. É possível definir as permissões de acesso de um usuário a funcionalidades por tipos de política, (Ex. ‘publicar’ políticas de ‘crédito’, ‘executar’ políticas de ‘cobranca’);
- Criar as contas de usuários e associá-las aos perfis de acesso desejados.
Parâmetros de Execução
O Intellector-portal possui uma funcionalidade para configuração de parâmetros de execução. Estes parâmetros alteram o comportamento do Intellector-portal em determinadas situações.

Para alterar um parâmetro de execução basta alterar seu valor e clicar sobre o botão salvar. O Intellector-portal exibirá uma notificação informando o valor antigo e o novo para cada parâmetro atualizado.

Cadastrar Tipos de Política
O Intellector-server limita a publicação de políticas a partir da relação de tipos de política cadastrados no servidor. O cadastro de tipos de política pode ser acessado pela opção de menu Políticas>Cadastrar Tipos de Política.

Para criar um novo Tipo de Política é necessário preencher um formulário de cadastro com os seguintes dados:
- Tipo de Politica – Nome do novo Tipo de Política que será cadastrado;
- Descrição – Campo para Descrição do novo tipo de política.

Antes de inserir um novo Tipo de Política, o Intellector-portal valida o preenchimento do formulário, exibindo uma notificação para cada informação obrigatória não preenchida.

Após ter preenchido todos os campos necessários, o Novo Tipo de Política poderá ser incluído através do botão ‘Inserir’ localizado no rodapé do formulário. Ao incluir um Novo Tipo de Política o Intellector-portal exibe a tela de resposta da consulta de tipos de política com os dados do tipo de política que acabou de ser inserido e uma mensagem de cadastro realizado com sucesso.

Cadastrar Perfil
O Cadastro de Perfis é acessado através da opção Perfis de Usuário>Cadastrar Perfil. Os Perfis de Usuários do Intellector agrupam as Funcionalidades e Tipos de Políticas que um usuário pode acessar.

Para criar um novo Perfil é necessário preencher o formulário de cadastro com os seguintes dados:
- Perfil – Nome do novo Perfil que será Cadastrado;
- Descrição – Campo para descrição do novo Perfil;
- Funcionalidades – Funcionalidades que serão adicionadas ao Perfil;
- Tipo de Políticas – Tipos de Políticas que serão associados às funcionalidades que exigem uma associação.

Antes de inserir um novo Perfil, o Intellector-portal valida o preenchimento do formulário, exibindo uma notificação para cada informação obrigatória não preenchida.
Após ter preenchido todos os campos necessários, o novo Perfil poderá ser incluído através do botão ‘Inserir’ localizado no rodapé do formulário. Ao incluir um novo Perfil o Intellector-portal exibe a tela de resposta da consulta de Perfis de Usuário com os dados do perfil que acabou de ser inserido e uma mensagem de cadastro realizado com sucesso.
Cadastrar Usuário
O Cadastro de usuários é acessado através da opção Usuários>Cadastrar Usuários
![]() |
Para criar um novo usuário é necessário preencher um formulário de cadastro com os seguintes dados:
- Usuário (Login do usuário)
- Primeiro e Último Nome
- Email e Telefone
- Senha
- Data de Expiração do Usuário (Opcional – Deixe em branco para não expirar)
- Data de Expiração da senha (Opcional – Deixe em branco para não expirar)
![]() |
Antes de inserir um novo Usuário, o Intellector-portal valida o preenchimento do formulário, exibindo uma notificação para cada informação obrigatória não preenchida.
![]() |
Para evitar erros de digitação no cadastro de senhas, o Intellector-portal exige que os campos ‘Senha’ e ‘Confirmar Senha’ tenham, exatamente o mesmo valor.
![]() |
Após ter preenchido todos os campos necessários, o novo Usuário poderá ser incluído através do botão ‘Inserir’ localizado no rodapé do formulário. Ao incluir um novo Usuário o Intellector-portal exibe a tela de resposta da consulta de Usuários com os dados do usuário que acabou de ser inserido e uma mensagem de cadastro realizado com sucesso.
![]() |
Associar Perfis
A associação perfis versus usuários é realizada a partir da tela de resultado da consulta de usuário.
![]() |
Antes de atualizar os dados do usuário o Intellector-Portal valida se algum perfil foi selecionado.
![]() |
Após ter selecionado um ou mais perfis para o usuário, basta submeter o pedido através do botão ‘Inserir’ localizado no rodapé do formulário. Ao atualizar os perfis de um usuário o Intellector-portal exibe a tela de resposta da consulta de Usuários com os dados do usuário que acabou de ser inserido e uma mensagem de cadastro atualizado com sucesso.
![]() |
Usuários
Listar Usuários
Através da opção de menu Usuários>Listar Usuários é possível Listar e Visualizar os Usuários cadastrados no Intellector-Portal.
![]() |
Para listar os usuários cadastrados, basta preencher o campo ‘Usuário’, com as primeiras letras do login desejado ou clicar no botão ‘Pesquisar’ para listar todas os usuários existentes.
![]() |
Na tela de resultado da pesquisa é possível executar ações como:
![]() |
Veja abaixo:
![]() |
Editar Usuários
A edição do cadastro de usuários é realizada a partir da tela de resultado da consulta de usuário.
![]() |
Ao selecionar o comando de edição, os dados do usuário são exibidos no formulário de cadastro, permitindo a atualização de todos os campos, exceto o login do usuário. A alteração da senha do usuário é realizada nas funcionalidades de alteração de senha e Reset de senha. Neste ponto são executadas as mesmas validações existentes no cadastro do usuário.
![]() |
Reset de senha
A funcionalidade de reset de senha é acessada a partir da tela de resultado da consulta de usuários.
![]() |
Ao selecionar o botão de reset de senha o Intellector-Portal solicita uma confirmação do usuário, reduzindo a possibilidade de um reset acidental.
![]() |
Após a confirmação, a senha do usuário é alterada e um e-mail com a nova senha é enviado para o endereço cadastrado.
![]() |
O usuário cuja senha foi alterada receberá a mensagem abaixo. Note que essa nova senha expira em um dia, devendo ser alterada nesse prazo.
Caso a senha anterior do usuário estivesse configurada para não expirar, a partir do momento que o mesmo alterar sua senha essa configuração passará a seguir o padrão configurado em Configurações>Parâmetros de Execução
User Intellector, Um pedido de reset de sua senha foi solicitado ao Intellector e, sua nova senha é: ----------------- 262270 ----------------- Esse e-mail é enviado uma única vez e, sua senha expira após um dia se a mesma não for alterada; então, ao entrar no Intellector você deverá trocar sua senha imediatamente.
Alterar senha
A Funcionalidade de Alteração de senha pode ser acessada através da opção de menu Usuários>Alterar Senha
![]() |
Para alterar sua senha o usuário precisa informar os campos:
- Senha Atual
- Nova Senha
- Confirmar senha (Confirmação da digitação da nova senha)
![]() |
Antes alterar a senha do usuário, o Intellector-portal valida o preenchimento do formulário, exibindo uma notificação para cada informação obrigatória não preenchida.
![]() |
Para evitar erros de digitação no cadastro de senhas, o Intellector-portal exige que os campos ‘Senha’ e ‘Confirmar Senha’ tenham, exatamente o mesmo valor.
![]() |
Para evitar que um usuário mal intencionado altere a senha de outro usuário que tenha deixado por descuido uma sessão aberta do Intellector-Portal. Antes de realizar a alteração o Intellector-Portal verifica se a senha atual digitada confere com a senha armazenada.
![]() |
Após ter preenchido todos os campos necessários, a senha poderá ser alterada através do botão ‘Salvar’ localizado no rodapé do formulário. Após a alteração da senha o Intellector-portal exibe uma mensagem informando que a senha foi alterada com sucesso.
![]() |
Caso a senha anterior do usuário estivesse configurada para não expirar, a mesma continuará sem expirar a não ser que o usuário esteja alterando a senha devido a um reset de senha. Neste caso a partir do momento que o mesmo alterar sua senha essa configuração passará a seguir opadrão configurado em Configurações -> Parâmetros de Execução
Excluir Usuários
A exclusão de usuários é realizada a partir da tela de resultado da consulta de usuários.
![]() |
Antes de excluir o usuário, um pedido de confirmação é exibido, reduzindo as chances de uma exclusão acidental.
![]() |
Após ter excluído o usuário o Intellector-Portal exibe uma mensagem de exclusão realizada com sucesso.
![]() |
Nota: O usuário logado pode excluir seu próprio acesso ao sistema, que podemos chamar de auto-exclusão.
Lembrando que o usuário admin não é excluído por nenhum usuário e nem por ele mesmo.
Perfis de usuário
Listar Perfis
Através da opção de menu Perfis de usuário>Listar Perfis é possível Listar e Visualizar os Perfis de Usuário, cadastrados no Intellector-Portal.
![]() |
Para listar os perfis cadastrados, basta preencher o campo ‘Perfil’, com as primeiras letras do nome do perfil desejado ou clicar no botão ‘Pesquisar’ para listar todos os perfis existentes.
![]() |
Na tela de resultado da pesquisa é possível expandir os registros para exibir as funcionalidades associadas ao perfil e executar ações como:
![]() |
Veja abaixo:
![]() |
Editar Perfis
A edição de perfis de usuários é realizada a partir da tela de resultado da consulta de perfis.
![]() |
Ao selecionar o comando de edição, as funcionalidades do sistema são exibidas em formulário permitindo a atualização do perfil. Neste ponto são executadas as mesmas validações existentes no cadastro de perfis.
![]() |
Excluir Perfis
A exclusão de perfis é realizada a partir da tela de resultado da consulta de perfis.
![]() |
Antes de excluir o perfil, um pedido de confirmação é exibido, reduzindo as chances de uma exclusão acidental.
![]() |
Após ter excluído o perfil o Intellector-Portal exibe uma mensagem de exclusão realizada com sucesso.
![]() |
Políticas
Listar Politicas
Através da opção de menu Políticas>Listar Políticas é possível Listar e Visualizar as Políticas Publicadas no Intellector-Portal.
![]() |
Para listar as políticas publicadas, basta preencher o campo ‘Política’ e/ou ‘Tipo’, com as primeiras letras do Politica/tipo desejada ou clicar no botão ‘Pesquisar’ para listar todas as políticas existentes.
![]() |
Na tela de resultado da pesquisa é possível expandir os registros retornados para visualizar o código da política.
![]() |
Listar Layouts
Através da opção de menu Políticas>Listar Layouts é possível Listar e Visualizar os Layouts publicados no Intellector-Portal.
![]() |
Para listar os Layouts publicados, basta preencher o campo ‘Política’, ‘Layout’ e/ou ‘Tipo’, com as primeiras letras da Politica/Layout/tipo desejada ou clicar no botão ‘Pesquisar’ para listar todos as layouts existentes.
![]() |
Na tela de resultado da pesquisa é possível expandir os registros retornados para visualizar as variáveis de entrada e saída do layout, bem como acessar a funcionalidade de execução de políticas para executar a política associada ao layout.
![]() |
Executar Políticas
Na tela de resultado da pesquisa de Listar Layout, é possível executar políticas, clicando no item “Executar”.
![]() |
Após isso, carregue um XML de entrada, ou preencha os campos das variáveis. Preencha também a senha e clique em Enviar.
![]() |
Após isso será exibida uma tela com as informações de retorno da política.
![]() |
Listar Tipos de Política
Através da opção de menu Políticas>Listar Tipos de Política é possível Listar e Visualizar os Tipos de Política cadastrados no Intellector-Portal.
![]() |
Para listar os Tipos de Política cadastrados, basta preencher o campo ‘Tipo’, com as primeiras letras do tipo desejado ou clicar no botão ‘Pesquisar’ para listar todas os tipos existentes.
![]() |
Na tela de resultado da pesquisa é possível executar ações como:
- Editar Tipos de Política
- Excluir Tipos de Política
![]() |
Excluir Tipos de Política
A exclusão de tipos de política é realizada a partir da tela de resultado da consulta de tipos.
![]() |
Antes de excluir o tipo de política, um pedido de confirmação é exibido, reduzindo as chances de uma exclusão acidental.
![]() |
Após ter excluído o tipo de política o Intellector-Portal exibe uma mensagem de exclusão realizada com sucesso.
![]() |
Plugins de Acesso
Importar Plugin
O Intellector possibilita a consulta de entidades externas como SPC e Serasa através da instalação de plugins de acesso, que poderão ser consultados pelas políticas publicadas no Intellector-Server (Servidor que executa o Intellector-Portal). Para disponibilizar um plugin de acesso no Intellector é preciso acessar a funcionalidade Plugins de Acesso>Importar Plugins.
![]() |
Para importar um Plugin de acesso é necessário preencher um formulário de upload com os seguintes dados:
- Plugin – Caminho para o pacote ‘*.jar’ contendo a implementação do Acesso.
- Sobrescrever se existir – indicação para atualização ou criação do plugin
![]() |
Antes de inserir/atualizar um Plugin de Acesso, o Intellector-portal valida o preenchimento do formulário, exibindo uma notificação para cada informação obrigatória não preenchida.
![]() |
Caso o Plugin de Acesso já tenha sido importado uma vez o Intellector-Portal solicita que o usuário selecione a opção de atualização do Plugin
![]() |
Quando a opção de atualização está marcada o Intellector-Portal exibe um pedido de confirmação da atualização, diminuindo o risco de que algum plugin seja atualizado por engano.
![]() |
Após ter preenchido todos os campos necessários, o Plugin de Acesso poderá ser enviado para o servidor através do botão ‘Inserir’ localizado no rodapé do formulário. Ao enviar um plugin de acesso para o servidor o Intellector-portal exibe a tela de resposta da consulta de Plugins com os dados do Plugin que acabou de ser enviado e uma mensagem de cadastro realizado com sucesso.
![]() |
Criar Acesso Interno
A funcionalidade que possibilita a criação de um plugin de acesso a uma Base de Dados interna, é acessada através da opção Plugins de Acesso>Criar Plugin de Acesso Interno.
![]() |
Para criar um acesso interno é necessário preencher um formulário de cadastro com os seguintes dados:
- Nome acesso
- SQL de Acesso (SELECT que obterá os dados na base de dados)
- DataSource (Base de Dados que será consultada)
- Parâmetros de Entrada do SQL de Acesso (Campos referentes as variáveis de filtro da cláusula WHERE do sql)
![]() |
O nome do acesso não pode conter espaços, deve começar com letra e não pode ter caracteres diferentes de letras, números, _ ou $ para que não ocorram erros de compilação quando a classe do acesso for gerada. Uma mensagem é exibida na tela caso o nome não respeite essas premissas.
![]() |
Caso um acesso com o mesmo nome já exista, o sistema não permitirá o cadastro.
![]() |
O SQL do acesso deverá ser um SELECT numa tabela da base. O SELECT pode ter “*” indicando para obter todas as colunas da tabela. As variáveis de filtro da cláusula “WHERE” (caso exista), deverão ser indicadas pelo caractere “?”. Existe uma tela com exemplo de umselect.
![]() |
Cada “?” na cláusula WHERE do SQL abrirá um parâmetro de entrada na parte de baixo da tela (na ordem de cima para baixo). Para cada parâmetro deverá ser informado o nome e o tipo. Os nomes dos parâmetros não podem conter espaços, devem começar com letra e não podem ter caracteres diferentes de letras, números, _ ou $. Isso será validado ao clicar no botão “Cadastrar”
![]() |
![]() |
Caso o SQL do acesso possua erros, será exibida mensagem de erro na parte superior da tela. Quando o botão “Cadastrar” é clicado, o sistema tenta executar o SQL na base (sem os filtros) para validar se está correto. é retornada.
![]() |
Qualquer alteração efetuada no campo do SQL, fará com que os parâmetros de entrada na parte inferior da tela, tenham que ser informados novamente.
![]() |
Deverá ser escolhida uma base de dados na qual o acesso irá buscar os dados do SQL. Isso é feito na dropdown “DataSource”.
![]() |
Os datasources são configurados em arquivos xxx-ds.xml (veja aqui) Ao clicar no botão “Cadastrar”, o acesso será cadastrado no servidor e o usuário será direcionado para a tela deplugins.
![]() |
Os parâmetros são os nomes intuitivos que aparecerá no Intellector Client. Ex: Nome da Coluna do Banco de Dados = cod_cgc_cpf >>> Nome do Campo = CPF. É possível determinar também o tipo de dado e se o dado representa a ‘Chave Primária’ do acesso para que seja consultado por essa chave. Ao clicar em Cadastrar o Intellector cadastrará o plugin de acesso interno.
![]() |
Considerações sobre os tipos de dados
Existem diferenças para o uso dos tipos de dados nas diferentes bases suportadas pelo Intellector, mostrados na tabela abaixo.
| BANCO DE DADOS ORACLE | |
| FORMATO DO CAMPO NO BANCO DE DADOS | FORMATO DO CAMPO NO INTELLECTOR |
| varchar2 | String |
| nvarchar2 | String |
| number | Double |
| long | não suportado |
| date | Date |
| binary_float | não suportado |
| binary_double | não suportado |
| timestamp | Date |
| interval year (1) to month | não suportado |
| interval day (1) to second(6) | não suportado |
| raw | não suportado |
| rowid | não suportado |
| urowid | não suportado |
| char | String |
| nchar | String |
| clob | não suportado |
| nclob | não suportado |
| blob | não suportado |
| bfile | não suportado |
| integer | Double |
| decimal | Double |
| smallint | Double |
| float | Double |
| double precision | Double |
| real | Double |
| int | Double |
| BANCO DE DADOS SQL SERVER | |
| FORMATO DO CAMPO NO BANCO DE DADOS | FORMATO DO CAMPO NO INTELLECTOR |
| bigint | Double |
| binary | não suportado |
| bit | não suportado |
| char | String |
| date | String |
| datetime | Date |
| datetime2 | String |
| datetimeoffset | String |
| decimal | Double |
| float | Double |
| hierarchyid | não suportado |
| image | não suportado |
| int | Integer |
| money | Double |
| nchar | String |
| ntext | não suportado |
| numeric | Double |
| nvarchar | String |
| real | Double |
| rowversion | não suportado |
| smalldatetime | Date |
| smallint | não suportado |
| smallmoney | Double |
| sql_variant | String |
| text | não suportado |
| time | String |
| varbinary | não suportado |
| varchar | String |
| uniqueidentifier | String |
| BANCO DE DADOS POSTGRESQL | |
| FORMATO DO CAMPO NO BANCO DE DADOS | FORMATO DO CAMPO NO INTELLECTOR |
| bigint | Double |
| bigserial | Double |
| bit | não suportado |
| bit varying | não suportado |
| boolean | não suportado |
| box | não suportado |
| bytea | não suportado |
| varchar | String |
| char | String |
| cidr | não suportado |
| circle | não suportado |
| date | Date |
| float8 | Double |
| inet | não suportado |
| integer | Integer |
| interval | não suportado |
| line | não suportado |
| lseg | não suportado |
| macaddr | não suportado |
| money | Double |
| numeric | Double |
| decimal | Double |
| path | não suportado |
| point | não suportado |
| polygon | não suportado |
| real | Double |
| smallint | não suportado |
| smallserial | não suportado |
| serial | Integer |
| text | String |
| time | não suportado |
| timestamp | Date |
| tsquery | não suportado |
| tsvector | não suportado |
| txid_snapshot | não suportado |
| uuid | não suportado |
| xml | não suportado |
| json | não suportado |
Localização da Query gerada
Quando um Acesso Interno é gerado, a query correspondente (script SQL) fica armazena dentro de um XML, na pasta do acesso, dentro da área de dados do Intellector.
O caminho vai ser do tipo:
[intellector-datadir]/acessos/[acessoInterno]/resources/sql
Uma outra abordagem, se não for possível o acesso ao DataDir do Intellector, é na tela de listagem de plugins, exportar o JAR e inspecionar na pasta resources/sql pelo arquivo XML.
Listar Plugins
Através da opção de menu Plugins de Acesso>Listar Plugins é possível Listar e Configurar os Plugins de Acesso, carregados no Intellector-Portal.
![]() |
Para listar os plugins publicados, basta preencher o campo ‘Plugin de Acesso’, com as primeiras letras do nome do plugin desejado ou clicar no botão ‘Pesquisar’ para listar todas os plugins existentes.
![]() |
Na tela de resultado da pesquisa é possível executar ações como:
![]() |
Veja mais abaixo:
![]() |
Configurar Plugins
A tela de resultado da pesquisa de plugins permite o acesso a funcionalidade de configuração dos Plugins de Acesso.
![]() |
Esta funcionalidade Permite a configuração dos arquivos contendo as propriedades configuráveis (vide manual da Intellector API) do Plugin.
![]() |
A tela de Configuração de Plugins possui um atalho para a funcionalidade de criptografia de senhas, através do botão de comando ‘Criptografia’.
![]() |
Para utilizar a senha criptografada gerada, basta copiá-la para o campo de configuração da propriedade desejada.
![]() |
Executar Plugins
Na tela de resultado da pesquisa de Listar plugin, clique em “Executar plugin de acesso”:
![]() |
Carregue o XML de entrada ou preencha o campo de acordo com a variável pedida. No exemplo a seguir utilizaremos da variável PLACA.
![]() |
Após isso será gerada uma mensagem com o resultado do acesso, no caso:
![]() |
Issues: Caso o Intellector não consiga pegar os valores de execução do acesso é necessário limpar o cache com as informações de acessos antigos.
Exportar Plugin
Os Plugins publicados no Intellector-Portal poderão ser exportados site através da opção de download existente na tela de resultado da pesquisa de plugins.
![]() |
Basta clicar sobre a imagem de arquivo compactado para iniciar o download do plugin.
![]() |
Exportar Layout
O xml contendo o Layout de Entrada/Saída do plugin de acesso também poderá ser exportado do Intellector-Portal através da opção de download existente na tela de resultado da pesquisa de plugins.
![]() |
Basta clicar sobre a imagem de arquivo xml para iniciar o download do Layout do Plugin de Acesso…
![]() |
Configurar Cache de Plugin de Acesso
Ao Ativar a persistência de dados é possível configurar alguns parâmetros de acessos referentes ao Banco de Dados.
![]() |
Cache para os plugins de acesso representa se o plugin de acesso consultará a base de dados antes de consultar o orgão do acesso. Os acesso executados são armazenados em bancos de dados, sendo que suas consultas poderão ser utilizadas por consultas posteriores.
Caso o acesso usar o ‘cache’, o parâmetro ‘cache.<Nome do acesso>’ deverá ser preenchido com true ou false.
Para determinar o tempo de expiração das informações do banco de dados é necessário colocar o número de dias que aquela informação permanecerá no banco de dados pelo parâmetro ‘cache.<Nome do acesso>.timeout’, neste parâmetro deverá ser colocado o número de dias em que o Intellector consultará o Banco de dados antes de ir até o orgão para atualização dos dados.
![]() |
Persistência de Dados
Ao ativar a persistência de dados no menu de configurações, o Intellector possibilita consultar as execuções de Políticas, Plugins de Acesso e Expurgar Dados antigos de plugins de acesso.
![]() |
Consulta de Políticas
Na Tela de Consulta de Execução de Políticas permite que o usuário visualize as execuções de políticas armazenadas no banco de dados num período parametrizado.
![]() |
Ao clicar em Enviar, o Intellector disponibilizará todas as políticas armazenas no período passado, possibilitando visualizar quando a política foi executada , quais valores foram passados para a execução da política e quais valores foram retornados pela política.
![]() |
Consulta de Execução de Plugin de Acesso
Na Tela de Consulta de Execução de Plugin de Acesso permite visualizar a quantidade de execuções que os plugins de acessos foram executados por políticas específicas.
![]() |
Ao clicar em Pesquisar, o Intellector disponibilizará as políticas que foram executadas, os plugins de acessos que as política estão executando e a quantidade de vezes que as políticas executaram um determinado plugin de acesso.
![]() |
Consulta de Resultado de Plugin de Acesso
Na Tela de Consulta de Resultado de Plugin de Acesso permite visualizar as execuções e o retorno de plugins de acesso.
![]() |
Ao selecionar qual plugin de acesso irá ser consultado o Intellector permite que seja passado parâmetros para a consulta seja mais específica. Sendo campos obrigatórios os campos Data de Início da Consulta e Data de Fim da Consulta. É possível também filtrar as informações de acordo com as ‘chaves primárias’ respectiva para cada acesso (Veja criação de Plugins de Acesso).
![]() |
Na tela de resultados é possível visualizar qual Layout, Política, Tipo de Política, Usuário executou o plugin de acesso, e data e hora de execução daquele acesso. É possível visualizar também os parâmetros que foram passados para execução do plugin de acesso e qual foi o retorno retornado pelo plugin de acesso.
![]() |
Expurgo de Dados
Na Tela de Expurgo de Dados permite que o usuário passe as informações de plugins de acessos de uma determinada data para um base histórica para que seja armazenada filtrando consultas posteriores.
![]() |
Ao determinar as datas de início e fim do expurgo de dados, o Intellector retornará se o expurgo foi realizado com sucesso ou não.
![]() |

































































































